terça-feira, 23 de setembro de 2014

Comer & Beber na República Tcheca

Um roteiro de viagem a Praga não estará completo se você deixar de lado a culinária da República Tcheca. São pratos com nomes impronunciáveis, mas com um sabor inesquecível! Por se tratar de uma das cidades mais baratas da Europa, você comerá bem sem gastar muito. Note que no cardápio tem muito molho, carne de porco e as melhores cervejas do mundo.




Svíčková na smetaně é composto de contrafilé, preparado com legumes (cenoura, salsa, aipo-rábano e cebola), temperado com pimenta do reino, folha de louro e timiano, e cozido com nata. Acompanhado de knedlo ( esse pão redondinho na foto)



Řízek é um schnitzel, um tipo de bife à milanesa. Requer acompanhamento.

schnitzel

Vepřo (carne de porco) e Vařené (batata cozida).


Gulash é tipo uma sopa feita com carne de vaca cortada em cubos, cebola e as vezes usa-se vargem. Sua origem é húngara e pode ser encontrado na Austria, Alemanha e vários outros países daquela região.


gulash

Tatarská omáčka é um molho tártaro parecido com a tartare francesa.

Smažený sýr é o queijo empanado frito.

Vepřo, knedlo, zelo e um prato composto de porco assado, pão e repolho.

Trdelník ou Trdlo acompanhado de  um vinho quente com pedaço de limão.

Trdlo é uma massa doce. Autor da foto veja em Pixabay

Onde comer em Praga



Visitei a cidade em pleno inverno e para ser prática, escolhi um restaurante em Praga e frequentei ele nos quatro dias que passei na cidade.

Restaurante Sametová

Despretensiosamente encontrei este restaurante caminhando na rua Narodni. Um espaço lindo e providencial em virtude do frio que fazia em Praga ( abaixo de zero). O atendimento excelente. A comida saborosíssima. Preço justo. Foi uma escolha e tanto! E você não terá muita dificuldade em achar, pois fica na mesma rua do Café Louvre.


No primeiro dia, pedi o gulash acompanhado de uma cerveja chamada Pilsner Urquell. No segundo dia, pedi um puré de batatas com carne de porco e ervas acompanhado da cerveja Velckopopovicky Kozel. No terceiro dia, foi a vez do schnitzel, frango empanado e frito com salada de maionese acompanhado da cerveja Rezane Kozel. No quarto dia, foi a vez de svíčková na smetaně acompanhado de alguma cerveja. Nos quatro dias a conta não passou de 10€.

Café do Louvre

Abriu em 1902, e foi muito frequentado por Franz Kafka, um mestre da literatura tcheca que escrevia em alemão. No livro Franz Kafka & Praga, o escrito tcheco faz a seguinte descrição deste restaurante: “Um foyer decorado com espelhos e um salão bem-iluminado com pé-direito alto e gravuras antigas nas paredes davam as boas vindas aos clientes.” O Café não mudou, continua surpreendendo.


Café Savoir

Reserva obrigatória. Eu não sabia e então comprei a famosa torta Savoy e levei para comer no hostel.


Abaixo um mapa com a localização dos restaurantes e cafés de Praga:


As melhores cervejas da República Tcheca


  • Pilsner Urquell- é a mais famosa e uma lenda em si mesma. É a primeira cerveja pilsner do mundo e sua fabricação é na cidade de Plzen, na região da Boêmia. O controle sobre o processo de malteação produz uma cerveja clara de coloração dourada e brilhante, que surge em meados do século XIX quando a maioria das cervejas eram escuras. Existem variações da cerveja pilsen pelo mundo, mas a Pilsen Urquell é única até porque a palavra “Urquell” significa original.
  • Velckopopovicky Kozel- uma cerveja tradicional que remonta aos anos de 1874. É uma das melhores cervejas escuras e já ganhou diversos prêmios. O símbolo da marca é um bode, “kozel” em tcheco
  • Rezane Pilsner a Kozel- O termo rezane significa misturar a cerveja clara (Pilsner) com a escura (Kozel) sendo uma boa opção pois se tem um sabor original e este hábito é típico da República Tcheca.


Budweiser americana x Budweiser Tcheca


As duas cervejarias disputam até hoje o direito de uso do nome. 

A cerveja tcheca é chamada de Budějovický Budvar ou Budweiser Czechvár e é produzida na cidade tcheca de České Budějovice ( ou Budweis em alemão) desde 1265. É uma cervejaria tradicional e considerada a verdadeira Budweiser.

A cerveja americana é chamada de Bud e é fabricada pela empresa Anheuser-Busch, fundada em 1876 por imigrantes alemães na cidade de St. Luis, nos Estados Unidos. A cervejaria introduziu no mercado americano a Budweiser Lager Beer sendo a primeira cerveja nacionalmente americana.

E como se fala cerveja em tcheco? Pivo! E sempre é servida natural.



Procura ofertas de hospedagem em Praga? Clique aqui:


Booking.com

Siga o Vaneza com Z em:


O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...