Praga | Stare Mesto – Cidade Velha – o que fazer

6
1836

Caminhar pelas ruas de Praga é puro deslumbramento, e esta é a melhor maneira de conhecer a cidade, a pé. Geralmente os posts que você já encontrou separam a cidade por bairros e é desta maneira que vou escrever sobre o que ver em Praga. Cada bairro tem sua peculiaridade e neste post vamos desbravar o bairro Stare Mesto e conhecer as melhores atrações da Cidade Velha de Praga.

Se você não tem um mapa físico em mãos, baixe o mapa da Cidade Velha ao final do post e caminhe pelo bairro onde nasce Praga, o Stare Mesto.

Praça da Cidade Velha ou Staroměstské náměstí

Geralmente é na praça que tudo acontece. Desde revoltas, manifestações, discursos enfim, a praça se torna o centro do mundo. Não seria diferente com a praça da Cidade Velha que presenciou grandes acontecimentos políticos e sociais tais como: piras funerárias que arderam em nome da Inquisição; conselheiros e prefeitos que precisaram prestar contas e caíram sobre o próprio sangue; traidores e assassinos que foram punidos com a forca, o pelourinho e a roda; correria durante a fuga de Frederico o “Rei de Inverno”.
Barracas natalinas e a movimentação é grande

 

No inverno a praça fica assim…

 

Hoje, momentos alegres e festivos são mais comuns na Praça da Cidade Velha. Na época natalina, são montadas barracas com bebidas e comidas típicas da região, como o trdlo e vinho quente com limão. Há músicas e muita movimentação sob um frio abaixo de zero grau.

Os belíssimos prédios que rodeam a praça

Principais pontos turísticos da Cidade Velha de Praga:

  • Prefeitura da Cidade Velha onde fica o relógio Astronômico;
  • Igreja Tyn;
  • Igreja de São Nicolau;
  • Palácio Kinsky;
  • Monumento a Jan Huss.
Alguns são fáceis de identificar, outros nem tanto. Uma coisa é certa: a arquitetura de Praga é tão linda que nos deixa atordoados.

Torre de Pólvora ou Prašná Brána

Este é um dos símbolos mais representativos de Praga. Foi construída em 1475 como uma das 13 portas da muralha que cercava a cidade. Em 1541 foi destruída por um incêndio e logo reconstruída. Anos mais tarde, foi utilizada para armazenamento de pólvora. E do seu interior, se contempla uma vista muito bonita da cidade e ainda possui um museu que conta a história de Praga e suas torres.
Torre de Pólvora vista desde a Torre do Relógio

Praga – Cidade Velha – Casa Municipal ou Obecni Dum

Ao lado da Torre de Pólvora temos uma das mais belas construções de Praga, em estilo art nouveau. Vai ser muito fácil você identificar esta magnifica edificação que já foi residência do rei da Boêmia e palco da proclamação da independência da Tchescolováquia que ocorreu em 1918.
A Casa municipal em seu interior possui um salão de chá, restaurante e o salão de concertos Smetana. Há visitas guiadas em tcheco e inglês, com alguns comentários em espanhol, francês, alemão e outros. Porém boa parte do edifício está fechada para visitação. Apreciei o edifício apenas por fora.

 

Art nouveau em todos os detalhes

 

inaugurada em 1912 com projeto de Osvald Polivka e Antonin Balsanek

Igreja Nossa Senhora de Tyn ou Panna Marie před Týnem 

Uma das construções que domina a vista panorâmica de Praga, quando observada desde a Torre do Relógio, com seus campanários de 80 mts de altura. Sua história remonta ao século XII quando é mencionada pela primeira vez em registros públicos e sua construção data da metade do século XIV. Sua construção foi financiada pela elite burguesa para competir com a Catedral de Praga.
cadê a porta da igreja?
Mesmo para mim que sou leiga em assuntos de arte, fica fácil identificar o estilo desta construção olhando para pináculos pontudos. Estamos falando do estilo gótico que conviveu com o estilo românico e surgiu na ascensão da classe burguesa, grande financiadora das artes. Ah, a entrada da igreja é pelo edifício a esquerda, olhando de frente.
fica fácil identificar o estilo desta construção olhando para seus pináculos e rosácea 

 

Monumento a Jan Huss ou Pomnik mistra Jana Husa

Este monumento foi inaugurado durante a Primeira Guerra Mundial como símbolo da auto confiança dos tchecos. Você já ouviu falar de Jan Huss? Nem eu, até descobrir Praga. Jan Huss nasceu em 6 de Julho de 1369, em Husinec e foi um reformador da igreja influenciado pelas ideias de John Wycliffe. Jan acendeu o fogo da Igreja Católica e foi queimado vivo em Constança, Alemanha em 6 de julho de 1415. Ou seja, se alguém contrariava a igreja, virava cinzas!
símbolo da auto confiança dos tchecos. Ao fundo, Igreja de São Nicolau

Palácio Kinský ou Palac Kinských 

Esta é outra construção que vai fisgar seu olhar. É muito linda! A arquitetura bem trabalhada e detalhista do estilo rococó chama atenção de qualquer pessoa. Neste edifício o escritor Franz Kafka estudou e seu pai tinha firma.
Tudo começou no século XIV, quando em lugar de três casas medievais foi construído o palácio que teve vários proprietários entre eles Johann Ernst, o Conde Golz que realizou reformas no prédio. Depois dele, veio o Conde František Oldrich Kinský que foi dono do palácio até 1945. Berta Suttnerová-Kinská, filha do Conde Kinský, nasceu em 1843 neste palácio e em 1905 foi a primeira mulher a ganhar o premio Nobel da Paz.
Admire os detalhes… Qual é o estilo arquitetônico?

 

Palacio Kinsky- František Oldrich Kinský que foi dono do palácio até 1945

 

Galeria Nacional de Praga

Praga – Cidade Velha – Relógio Astronômico ou Orloj

Quando você ver muita gente olhando pra cima, saiba que esta diante da grande atração de Praga o Relógio Astronômico.

Reza a lenda, que o relojoeiro Hanus teria construído o relógio e para que ele não que ele fizesse outros similares, tirando a fama de Praga, autoridades contrataram homens para cegá-lo. Isso é só lenda mesmo, mas Hanus existiu, porém a construção do relógio é atribuída a Mikulas de Kadan em 1410. Hanus teria reconstruído o relógio em 1490.
Quando você ver uma aglomeração assim, olhando para o mesmo lugar saiba que está diante da grande atração da Praça da Cidade Velha.

Características do relógio de Praga

numerais góticos: ele aparecem no anel externo, escuro, dividindo o dia em 24 horas a partir do pôr do sol. A 24ª hora coincide com o pôr do sol independente da época do ano.

numerais romanos: dividem o dia em 2 períodos de 12 horas, meio dia no topo e meia noite embaixo. Um dedo dourado aponta a hora.

disco dourado: indica a trajetória do sol.

anel menor e excêntrico: mostra a rotação do céu estrelado em torno da Terra indicada pelos signos das constelações.

Há também o disco de calendário com pintura das cenas típicas de Praga em cada estação do ano. Enfim, é um mecanismo que nos faz pensar em como numa época sem a tecnologia e programações que temos hoje o homem conseguiu colocar pra funcionar tamanha engenhosidade.
Números góticos, romanos, signos das constelações e tantos ponteiros. Para que serve essa genrigonça !? 

 

Abaixo do mostrador, pinturas das cenas de Praga 
Ah! Tem mais coisas, as horas são dadas em um espetáculo em que sai os símbolos que os praguenses mais temiam: o Avarento, o Vaidoso, a Morte e o Turco. Além dos doze apóstolos que saem das janelas acima do mostrador. Isso ocorre a cada hora cheia das oito da manhã as oito da noite. Quando cheguei não era hora do espetáculo, mas todo mundo fica na expectativa olhando pro relógio.

Praga – Cidade Velha -Torre do Relógio de Praga

Este será literalmente o ponto alto da sua viagem. A vista panorâmica de Praga é linda e a dica é: se você for no inverno, tenha paciência e vá com o tempo bom, com sol brilhando. A entrada é paga.
Pra chegar na torre, primeiro você sobe de elevador e depois de escada. E haja escada! Tem até semáforo na escada pois só sobe ou desce um por vez. Lá em cima é o maior aperto, a visita é feita no sentido horário, mas tem gente com o relógio doido e vem na contramão do trajeto e daí engarrafa tudo. Mas o aperto vale a pena, dá uma olhada:
prague stare mesto old city
Torre do Relógio vista da Rua Celetná

 

prague orloj tower stare mesto
Aproveite o tempo bom para uma vista boa e fotos bacanas

 

prague stare mesto old city
Belíssima vista do Castelo de Praga 

 

Praça em frente a entrada da Torre do Relógio
 

 

O que me chamou mais atenção em Praga foi a arquitetura
A cidade das “Cem Torres”. Ao fundo, colina Petrin

 

Pedacinho da Igreja de São Nicolau do lado direito
torres da igreja de São Nicolau

 

Esse povo aglomerado olhando para o alto na mesma direção, você já sabe o que é…rs

Praga – Cidade Velha- Rua Celetná

Não é uma rua qualquer. Ela fazia parte da Via Real que era uma rota por onde passava os reis quando eram coroados. Seu nome dizem que deriva da palavra tcheca “Calty” que era um tipo de pão cozido da área há muitos anos. 
Ao caminhar por esta rua, procure pelos edifícios mais importantes de Praga:
  • Casa da Madona Negra;
  • Casa do Anjo Dourado;
  • Palácio Pachta.
Dica: os diversos estilos arquitetônicos nos deixam confusos, por isso, em seu planejamento, faça uma lista dos edifícios mais importantes e vá atrás deles. Eu não fiz isso, daí fiquei mais confusa ainda kkkk.

 

Atenção aos edifícios nesta rua
na fachada do prédio um hino a Sao Venceslau pedindo proteção ao povo praguense

Chocolates em Praga

Nesta rua, encontrei uma loja de chocolates belgas que me deixou louca. O nome é Viva Praha. É bem turística, mas a variedade de guloseimas é incrível. Uma grande atração na loja é a produção de balas coloridas que é feita ao vivo onde dois funcionários esticam a massa e com uma espátula simplesmente cortam e a massa endurece rapidamente. As crianças não piscam o olho assistindo isso.
Viva Praga O/
 

 

 

Oh lá em casa…hehehe

 

Produção de balas coloridas

 

Observou quantas atrações em pouco espaço? Pois é, um bom planejamento é fundamental, por isso baixe em seu dispositivo móvel o mapa abaixo com as melhores atrações na Cidade Velha de Praga:

6 COMENTÁRIOS

    • Olá Luis!

      Você tem razão … Praga é daquelas cidade que depois que visitamos, dizemos: como valeu a pena!
      Como tantos estilos se mantem tão preservado e com tamanha beleza.

      Obrigada pela visita ao blog.

      Abraços!

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome