Ushuaia: Museu do Fim do Mundo e Casa de Governo

0
1234
A maioria dos turistas vão ao Museu do Presídio e Marítimo que possuem um grande acervo incluindo obras de artes. Porém, escolhi o Museu do Fim do Mundo pela localização e o preço. Antes de escrever este post fui verificar no TripAdvisor que o Museu Marítimo tem uma posição melhor e mesmo assim, boa parte dos comentários é que, não tem muita coisa para se ver, é desinteressante e que é melhor ver outra coisa. Me parece que ver museus não é uma das melhores atrações em Ushuaia. Mas enfim, vamos conhecer este museu?
                  


Saindo do Brasil: através das cias aéreas Latam e Aerolíenas Argentinas.
Saindo de Punta Arenas: numa viagem de 12h através de algumas empresas. Confira neste post.
Saindo de El Calafate:

  •     de ônibus que se encontra ou passa em Punta Arenas e segue para Ushuaia;
  •     de avião que leva 1h20min.

Saindo de El Chalten: ir de ônibus até El Calafate e de lá seguir viagem.

Para roteiros de carro saindo de Buenos Aires, seguem alguns relatos:
Experiencia Viajera
Encontre Mi Lugar
Para Onde Fomos
Auto Entusiasta

Confira neste post como gastar menos de 100 pesos por dia. Para mim, alimentação por lá não é barata. Por isso, é importante pesquisar antes.

Não recomendo para ninguém o Hostel que fiquei um tal de Hush. Por isso, clique no banner abaixo e leia comentários acerca das hospedagens. Este é outro item caro em Ushuaia e em sua maioria, estão localizados na mesma rua. Você pode fazer tudo na cidade caminhando, inclusive ir até o Glaciar Martial.
Como disse, este museu é mais barato, custa 90 pesos, o Marítimo custa 150. Neste prédio funcionou o Banco Nacion até 1976 e na primeira sala aprendemos sobre a Era do Gelo e formação dos glaciares que uniam a ilha Terra do Fogo ao continente. Bem como, sobre os primeiros habitantes desta região, os índios, de diversas etnias: Kawéskar(alakaluf), shelknam(onas), mannekenk(haush) e yámana(yhaganes), este último habitaram a parte sul da ilha correspondente a Ushuaia.
Materias usados pelos canoeros, nômades marítimos

O museu apresenta os primeiros missionários religiosos que ali chegaram, os anglicanos chegaram por volta de 1869 e em 1871 o inglês Thomas Bridge, primeiro homem branco na Terra do Fogo, estabelece a missão anglicana em Ushuaia. Depois vieram os salesianos , um deles foi José Fagnano. Depois se destaca os primeiros exploradores marinhos, como Fernando de Magalhães que em 1520 descobriu o Estreito e Willem Schouten e Jacob Le Maire que em 1616 contornaram o Cabo de Horn. Até 1914, ano da inauguração do Canal do Panamá, esta era a única via de comunicação entre o Oceano Atlântico e o Pacífico. Mais à frente, destaca se os exploradores terrestres que eram enviados em expedições para reconhecimento das riquezas deste novo território. Alguns deles: Luis Piedra Buena, argentino que saiu a explorar a Patagônia em 1859 e Augusto Laserre, argentino que chegou em 1884. No alto vemos o mascarón da embarcação inglesa Duquesa de Albany que naufragou em 1893 perto de Caleta Policarpo, Argentina.
                

Naufrágios nas costas fueguinas
Porém o que mais gostei de ver foram as aves empalhadas.

                  

                     

                   

O bilhete te dá direito a visitar a Casa de Governo que fica num prédio mais adiante na mesma rua e foi onde funcionou a sede do governo local e possui móveis da época da magistratura . Você não precisa ir no mesmo dia pois há uma tolerância. Fui no dia seguinte. Lá você vai observar a evolução das diferentes navegações: holandesas, francesas, inglesas, espanholas e portuguesas. E como a disputa entre elas motivaram a descoberta de territórios tão longínquos como a Patagônia. Além de percebermos as diferentes cartografias de uma mesma região que foi sendo descoberta aos poucos.

                    

Bem, dependendo da sua disposição, pode não ser tão interessante visitar os museus, mas esta é uma forma de conhecermos a região mais austral da Terra do Fogo que recebeu este nome por causa das fogueiras observadas por um de seus exploradores, Fernando de Magalhães.

  • leve agasalho, gorro, luva, cachecol mesmo no verão;
  • baixe o E-Book  de Ushuaia com dicas e outros passeios. Clique aqui:

Passeio Canal Beagle
Trilha Laguna Esmeralda
Pinguinera e Estância Harberton
Trilha Parque Nacional Terra do Fogo
Glaciar Martial
Comer em Ushuaia por menos de 100 pesos, é possível?

Siga o Vaneza com Z em:

O Blog Vaneza com Z possui parceria com nenhuma das empresas ou serviços citados no texto sendo uma escolha pessoal a escrita do post.

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome