Ibotirama/ Bahia: uma boa opção de parada na BR 242

0
6771
Vamos para mais um roteiro de carro pela Bahia? Desta vez, vamos conhecer algumas cidades do Vale do São Francisco que infelizmente não são divulgadas e possuem atrativos interessantíssimos e uma cultura popular fantástica. É a Bahia que descobrimos com mente disposta e coração aberto. Além de Ibotirama, teremos outros posts com as seguintes cidades: Barra ( do Rio Grande), Xique Xique e Morro do Chapéu.


A cidade de Ibotirama fica a 658 km de Salvador e para chegar até lá gasta-se entorno de 9h. Fizemos uma parada para almoço em Seabra. Confira o trajeto no mapa abaixo:

de carro saindo de Salvador: BR 324, BA 052 (Ipirá), BR 242.
de carro saindo de Barreiras: BR 242
de ônibus saindo de Salvador: Real Expresso ( Rápido Federal), Viação Novo Horizonte (71) 3450-2224/ 5557) e talvez a Emtram (71) 3450-5239 (71) 2221-4337 0800-550220

A BR 242 é temida por ter um tráfego “intenso” de carretas e alguns trechos não possuem acostamento, no entanto, há muitos retões que permitem ultrapassagens seguras, por tanto não se assuste nem fique temeroso de enfrentar esta rodovia. Dirija com atenção e prudência respeitando a sinalização e os demais motoristas.

Aliás, o trajeto de Itaberaba até Ibotirama é muito bonito. A paisagem é belíssima. A condição da estrada é boa, não devendo nada para estradas americanas (estive na Califórnia, aluguei carro e dirigir com uma amiga por 7 dias de Los Angeles até São Francisco).

Neste vídeo eu mostro um pouco das rodovias baianas que nós transitamos  epço desculaps por alguns erros de grafia:

Há várias opções de hospedagens às margens da BR 242. Isto não significa que sejam hospedagens ruins ou para outras finalidades. São hóteis bons e estruturados. Ficamos no Plaza Hotel que possui piscina e restaurante. Isto é fundamental para quem quer descansar e não quer ter trabalho ( ou não tem tempo) para encontrar um local para comer.

Algumas opções:

Hotel Plaza -77 3698.1574
Pousada Portal do São Francisco – 77 3698.1432
Glória Palace Hotel – 77 3698.1107
Serra do Rio – 77 3698.3080
Velho Chico – 77 3698.2230
Atlanta Hotel – 77 3698.2604

Se você programa uma viagem para o Oeste baiano, ou vem de Brasília ou vai passar pela BR 242, vale descansar aqui e conhecer os seguintes atrativos. Mas antes, um pouco de História segundo a Wikipedia …:

A região do Vale do São Francisco era ocupada por várias populações indígenas, dentre elas os tamoios, cataguás, xacriabás, aricobés, tabajaras, amoipira, tupiná, ocren, sacragrinha e tupinambás. Especificamente em Ibotirama, acredita-se que o grupo indígena predominante era formado por tuxás.
A exploração das terras ocorrem nos séculos XVI e XVII através de Antônio Guedes de Brito , e posteriormente por sua neta, Joana da Silva Caldeira Pimentel Guedes de Brito que possuía a Fazenda Bom Jardim.
Ibotirama foi fundada como arraial em 1732, na Fazenda Bom Jardim, e servia como ponto de passagem de boiadeiros e tropeiros que faziam a travessia do Rio São Francisco. Ali, encontravam um lugar para descansar, pois a fazenda localizava-se à margem esquerda do rio.
Cais da cidade

Ponte sobre o Rio São Francisco

Praça Matriz

É tudo perto, você pode ir caminhando.

Descobrimos que de Novembro a Fevereiro é época da piracema, subida dos peixes para reprodução. E nesta época é proibida a pesca comercial. Queríamos muito apreciar alguns peixes da região como: curimatá, tambaqui, piau, surubim, e outros. Fomos no Bar do Giló por volta das 18:30, mas ainda estava fechado e não tinha surubim nem tambaqui. Ele disse que só abriria a partir das 19h. Saímos pelas ruas em direção a BR e encontramos um bar de esquina que vendia uma variedade de espetinhos na brasa: queijo coalho, carne e/ou frango com bacon, calabresa, etc. Comemos e seguimos para o hotel e provamos uma deliciosa moqueca de surubim. Alías, na época da piracema, praticamente só os hotéis possuem peixes como o tambaqui e surubim.

A Bahia vai muito muito além de Porto Seguro, Morro de São Paulo e Praia do Forte. Estas são apenas as beiradas da nossa cultura. Literalmente, as beiradas. Existe uma Bahia produtiva, de geografia única, cheias de preciosidades e de pessoas guerreiras. Existe uma Bahia fora da mídia, mas que representa a realidade brasileira. Uma Bahia que quebra nossos paradigmas, derruba nossos pré conceitos e que nos mostra o outro lado da moeda. Uma Bahia que quanto mais desbravamos, mais questionamos e nos indignamos. Mais perguntamos e poucas respostas encontramos. Aliás, existe uma Bahia que nos cala e nos faz ouvir mais. Que nos coloca na posição de eternos alunos. Uma Bahia que nos entristece e aos mesmo tempo nos apaixona.Existe uma Bahia que te faz pensar: como eu nunca soube disso?!! Por tanto, conheça mais a Bahia!

E o roteiro desta viagem foi:

Daqui seguimos para Barra e vou mostrar um pouco desta cidade no próximo post.

Conheça Dunas do Velho Chico
Salvador a Recife de carro ( inclui Alagoas e Sergipe)
Salvador a Caraíva de carro ( inclui Barra Grande, Canavieiras, Arraial d’Ajuda)
Salvador a Canudos de carro ( inclui Caldas do Jorro)
Salvador à Chapada Diamantina de carro ( inclui Ibicoara e Lençóis)
Siga o Vaneza com Z em:
O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome