Exposição Mestres da Gravura

0
802
“MESTRES DA GRAVURA” – Uma exposição imperdível!






Encontra-se no Museu de Arte da Bahia a exposição “Mestres da Gravura”, a mostra apresenta 170 obras representativas da história da gravura europeia, pertencentes ao acervo da Fundação Biblioteca Nacional, com o patrocínio da Petrobrás.


Esse conjunto (de gravuras) remonta à Real Biblioteca, trazida para o Brasil por ocasião da transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, e integra o mais importante acervo de gravuras do país: a coleção de gravuras avulsas da Fundação Biblioteca Nacional, constituída por 30 mil itens.

Desse importante acervo foram cuidadosamente selecionadas por Fernanda Terra, curadora da mostra, 170 gravuras de grandes mestres, realizadas em diferentes técnicas de gravação em metal e madeira, do século XV ao séc. XVIII (Renascimento ao Iluminismo), e produzidas por 79 artistas, dentre os quais se destacam renomados gravadores como Albrecht Dürer, Lucas van Leyden, Rembrandt van Rijn, Jacques Collot, Giovanni B. Piranesi, Goya y Lucientes e Willian Hogarth. Suas criações traduzem, com sensibilidade e destreza de gestos, não só a construção do pensamento religioso e filosófico, como também ideias, ações, descobertas e costumes que refletem a cultura europeia durante esses quatros séculos.
Segundo a Diretora do MAB, Sylvia Athayde, ao receber esta importante exposição “Mestres da Gravura”, o Museu de Arte da Bahia dá continuidade a sua política de divulgação da cultura em suas mais diversas manifestações abrigando, desta vez, um notável conjunto de obras que integra o importante acervo da Biblioteca Nacional.
O público terá a oportunidade de usufruir do prazer estético, observando as mensagens eternizadas na arte ao longo de quatro séculos.
Esta mostra, patrocinada pela Petrobras, em seu Edital de Circulação de Exposição, faz parte de uma itinerância, em Belo Horizonte, no Palácio das Artes e em Salvador, no Museu de Arte da Bahia.


Clique aqui para conferir como foi a exposição.

SERVIÇO
Exposição “Mestres da Gravura”
9 de julho a 31 de agosto
Visitação: terça a sexta, das 13h às 19h/sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h
Museu de Arte da Bahia
Avenida Sete de Setembro, 2340
Corredor da Vitória
71 3117 6902
Assessoria: 71 9974 5858

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome