Praia do Forte: piscinas naturais na Praia do Lord

5737
Praia do Forte mudou muito ao longo dos anos, mas ainda é o grande destino turístico da Costa dos Coqueiros. Fale bem ou fale mal, Praia do Forte é charmosa! Aqui não faltam atrativos: ecoturismo na Reserva Sapiranga, tem o Projeto Tamar, história no Castelo Garcia D´Ávila, esportes como canoagem, parasail e outros. Mas, desta vez fui com amigos conferir as piscinas naturais da Praia do Lord. Só pra adiantar: a praia é maravilhosa!
Praia Pedra do Chapéu

Sempre incentivo o uso da tecnologia, então basta colocar no Google Maps ou qualquer outro aplicativo a localização da Reserva Sapiranga e calcular a rota. Saindo de Salvador são 60 km, mais ou menos 1h de carro a partir do aeroporto. A rodovia BA-099 tem pedágio e caso queira evitá-lo, você pode desviar por Jauá.
Se quiser usar transporte público, você pode pegar o ônibus para Praia do Forte em:
  • Aeroporto, apenas nos horários de 13:20h e 18:20h;
  • Rodoviária de Salvador nos horários de 09:00/10:00/13:00/15:00 e 18:00;
  • Estação Mussurunga que faz integração com o Metrô;
e tem as vans da Linha Branca que tem parada na passarela do Salvador Norte Shopping.
Para informações atualizadas, ligue para o guichê da Empresa Linha Verde/Lis: 071 99683-9804.

Ponto na passarela de São Cristovão em frente ao Salvador Norte Shopping.

Chegamos bem cedo na Praia do Forte, pois pensávamos que a maré estaria baixa. Íamos armar acampamento na praia em frente a igreja, mas ali não tem piscina nenhuma só os barcos. Seguimos á esquerda pela areia caminhando uns 10 minutos, passamos pela Praia Pedra do Chapéu e chegamos na Praia do Lord.
Fomos os primeiros a chegar e encontrar a Vila assim…
Barcos ancorados na Praia em frente a Igreja.
Seguindo á direita você vai para Itacimirim e Guarajuba e passa em frente ao Tivoli Eco Resort

Praia Pedra do Chapéu
Maré alta na Praia do Lord- fomos os primeiros a chegar…

A praia do Lord tem uma “infra estrutura “ básica para atender os turistas: cadeiras que podem ser alugadas a 5 reais, barraca com venda de bebidas, aluguel de snorkel, barraca do acarajé. Não tem ducha, nem banheiro e nem restaurantes.

Barraca da Teka: roscas, caipirinhas e outros drinks. Água de côco: R$4

Vendedor de queijo coalho
Há vendedores uniformizados e acredito que sejam credenciados pela prefeitura que vendem queijo coalho, picolé e artesanatos. Ficamos ali na expectativa da maré baixar e foi chegando gente, chegando gente e de repente já estava tudo tomado. Legal era ver famílias se divertindo e aproveitando o dia de sol. O local não é fundo, então as crianças ficam a vontade para tomar banho e algumas usavam o snorkel.
E a praia lotou
Praia combina com família reunida, não é?
Praia do Lord
A maré baixo e fui aproveitar as piscinas que não se comparam as de Porto de Galinhas, Moreré ou as do mar de Alagoas. Não vi muitos peixes, mas a água estava uma delícia. Ao lado da Praia do Lord tem a Praia Papa Gente que é deserta.
Local de desova das tartarugas marinhas protegidos pelo Projeto Tamar
Sem dúvida uma das praias mais bonitas do Litoral Norte
Praia Papa Gente

E quando saímos tinha gente chegando para curtir um pouquinho daquela praia maravilhosa.
Fomos um dos últimos a sair forçadamente da praia…rsrs
Início do caminho calçado

Através deste caminho chegamos nos condomínios da Praia do Forte e no estacionamento principal que é pago. Daí, seguimos até o centro da Vila em busca de bancos, aliás, é bom lembrar que na praia não aceita cartão, só dinheiro. E na entrada da Vila encontramos: Banco Itaú, do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica.
O charme da Vila à noite.

Encontramos um restaurante de um argentino onde vende beijú de tapioca que variam de R$7 a R$9 e empanada argentina por R$7. Bons e gostosos.
Açaí e Saúde tem casquinha de açaí por R$5. Descobrir que este foi eleito o melhor açaí pela Veja Comer e Beber dois anos consecutivos e este é um produto exclusivo do Açaí & Saúde. Aprovado!
Exkinão do Lanche, também de um argentino. Além de lanches tem pratos feito de parmegiana, grelhados e peixes com acompanhamentos. Os hambúrgeres são grandes e beeemm recheados. O suco é da fruta. Pedi um de morango 400ml por R$6 e estava bom.
Quando fui fazer um passeio para avistar baleias com a Portomar Turismo Praia do Forte, buscamos coisas baratas e:
  • comemos acarajé na Praça São Francisco. R$8 sem camarão, R$10 com camarão.
  • comemos cachorro-quente alemão e esfiha árabe no Mr Bread. Cachorro quente de R$3 a R$12/ Esfiha R$8. E ainda sucos detox por R$7,50.
  • comemos beiju de tapioca num lugar super gracioso, na Casa de Farinha. Tapioca preparada no agdá. Ma-ra-vi-lho-sa! R$6 a R$10, vários sabores.
  • e tomamos sorvete numa barraquinha que fica ao lado da Casa de Farinha. R$6/bola.

Meio de transporte mais criativo em Praia do Forte: Bicitáxi

Foi um dia de sol e praia em boa companhia!

• leve seu lanche e petisco. Vale a pena, você se diverte mais e gasta menos;
  • o lixo que você produzir leve pra casa. Depois que saímos da praia não havia um lixo sequer na areia;
  • se tiver snorkel, leve, se não tiver só alugue se você ver peixes mesmo. Caso contrário vai perder dinheiro;
  • se chegar cedo encontrará local para estacionar sem precisar pagar.
  • Praia do Forte é uma ótima opção para um final de semana principalmente para quem mora em Salvador. Vale a pena!

Se você procura hospedagem na Praia do Forte, pesquise estas ofertas:

Booking.com

Siga o Vaneza com Z em:

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

RECEBA DICAS EXCLUSIVAS DE VIAGENS PELA BAHIA

18 COMENTÁRIOS

1. Senhorita "Z". Gostaria de dicas de hospedagem para casal mais criança. E… fale-me mais sobre o estacionamento e a qual a distância para salvador. Valeu pelas ótimo blogue.

• Oi Anônimo,

Infelizmente não me hospedei em Praia do Forte, mas um casal de amigos ficaram na Pousada Caminho das Estrelas e gostaram muito.Segue o contato: 71 3676.1443/ e-mail: pousadacaminhodasestrelas@yahoo.com.br.
      Quanto a distância, são cerca de 60km, entorno de 1 hora a partir do Aeroporto.
      O estacionamento na Praia do Forte é pago (R$12 a diária), mas você pode estacionar em uma das ruas secundárias da Vila,onde é permitido e deixar seu carro tranquilamente.
      A pousada não possui estacionamento.

Obrigada pela visita e espero ter ajudado!

2. Hola!!! Me hospedei nessa pousada com meu esposo…gostei mt!! Ela é simples porém aconchegante, tem ar condicionado, Tv, frigobar, ducha quente… O café da manhã também é bom!! Tem uma delicatessen ao lado que é da própria pousada que quando solicitado leva o prato no quarto!! Logo ao lado da pousada tem uma entrada para vila principal…porém a única coisa que não nos agradou foi que as 22hs a recepção fecha e a entrada e saída é livre e não notamos a presença de nenhum vigia!! Apesar disso, tem as câmeras de segurança!!