Dunas do Velho Chico, uma praia em Casa Nova Bahia

24632
dunas do velho chico casa nova bahia

Dunas do Velho Chico fica na cidade de Casa Nova, região do Vale do Rio São Francisco, na Bahia. Anteriormente, a cidade de Casa Nova era neste lugar, mas depois da construção da Barragem do Sobradinho em 1973, a cidade foi inundada e teve que se mudar pras margens da BR 235.

Dunas do Velho Chico

Ao pesquisar no Google o termo “Dunas do Velho Chico”, me deparei com os sites Viva o Sertão e o blog Um paulista em Petrolina. A partir destes textos fiz um planejamento para conhecer Juazeiro e Petrolina, bem como, Dunas do Velho Chico. Apesar de estar a 623 km de Salvador ( quase 10h), gostei tanto que já fui duas vezes, em 2015 e 2019.

LEIA TAMBÉM: Passeios do Vapor do Vinho saindo de Juazeiro

Como chegar em Dunas do Velho Chico

dunas do velho chico a partir de Juazeiro

Baixe o mapa acima ou coloque no Google Maps. Siga pela BR 235 e a partir de Casa Nova conte 30km. Não tem erro! Mentira, tem erro sim, rsrs. Pois na primeira vez, a gente foi sem GPS e esquecemos de contar os 30km, daí passamos da entrada abaixo. Mas paramos num bar a beira da pista, perguntamos e achamos o caminho certo.

a entrada continua assim

dunas do velho chico casa nova bahiaBR 235 , à esquerda a Vinícola Ouro Verde

dunas do velho chico a partir do Piauí

Em Janeiro de 2019, saímos da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), pegamos a BR 324 e a BR 235, num trajeto de 3:30 com parada em Remanso. A entrada continua a mesma: com a casa amarela (bem clarinho) e a placa do empreendimento Paraíso das Dunas. Tudo sinalizado no Google Maps. Desta vez, não erramos!

LEIA TAMBÉM: Roteiro pela Serra da Capivara

dunas do velho chico casa nova bahia
animais a beira da pista

Logo após a entrada, siga reto a vida toda por esta estrada de terra e cascalho. A princípio, não há sinalização, mas existem algumas casas a beira da estrada caso você tenha dúvidas.

siga reto

Enfim, bem pertinho das Dunas encontramos sinalização e em seguida, o estacionamento bem amplo, porém sem sombra.

estacionamento em Dunas do Velho Chico

Não há transporte público ou regular para as Dunas, ou seja, é necessário ter carro. Na primeira vez, alugamos em Petrolina. A estrada é boa e sem nenhuma surpresa, aliás há muitos animais na pista, por isso atenção!

ONDE COMER EM DUNAS DO VELHO CHICO

Em 2015, só havia senhor Nelson e Dona Chinha que trabalhavam em Dunas do Velho Chico. Não esqueço do tucunaré frito que custou uns 25 reais. Eu e minha amiga comemos muito bem naquele espaço que era, ao mesmo tempo, casa, pousada e restaurante.

em 2015 , tucunaré frito por uns 25 reais para duas pessoas

Já em 2019, levei meus pais e uma outra amiga e sr Nelson nos serviu uma bandeja de tilápia frita com alguns acompanhamentos por 90 reais. Mas era uma opulenta bandeja, sortida e a comida muito saborosa. Assim, comemos e nos fartamos.

em 2019, 90 reais na tilápia frita para umas 4 pessoas

Atualmente, há algumas barracas bem simples que só funcionam aos finais de semana ou feriados. Mas, a barraca de sr Nelson é a mais bem estruturada, ali vende-se bebidas e comidas, porém não aceita cartão. Assim, leve seu lanche para economizar e alugue cadeiras e mesas com ele.

O QUE VER EM DUNAS DO VELHO CHICO

Na verdade, o que me encanta neste lugar é a simplicidade e a tranquilidade (se você não for em feriados e finais de semana). Então, basta um banho no Rio São Francisco, curtir a natureza e estar com os amigos. Tem coisa melhor?

só curtir esse cenário

A priori, quando chegamos em Dunas do Velho Chico pela primeira vez, em Junho de 2015, só havia eu e minha amiga. Em seguida, veio um pessoal do governo para analisar umas terras ali perto, porém ficaram pouco tempo.

Mas desta vez, em Janeiro de 2019, encontramos três famílias que visitavam pela primeira vez o lugar. Além disso, fiquei feliz quando sr Nelson me disse que muitos chegam até  Dunas depois de ler o meu post.

Mas é hora de ir, pois o que é bom dura pouco. Então, pagamos a conta e nos despedimos desta família, simples, hospitaleira e batalhadora. No entanto, o sertão nos revela belezas surpreendentes, uma delas é o pôr do sol.

a beleza do sertão

Sabe a sensação de não querer sair tão cedo de um lugar? Pois é, foi o que eu sentir em Dunas do Velho Chico.

Onde alugar carro em Juazeiro ou Petrolina

Localiza- 74 3614.2228/ 87 3862.2788

Yes locadora- 0800 709 2535

River Locadora- 87 8873. 2356

Jr locadora- 87 3862.6411 ( utilizamos esta e gostamos do serviço)

Translock- 87 3867.0581

Locavale- 74 3613.5672/ 8805.5672/ 9122.8350/ 9991.4636

Locar- 87 8822.4410/4408

Qualquer dúvida, ligue para sr Nelson da Barraca Dunas do Velho Chico:  (74) 98816.1325/ (87) 3861.1875.