Restaurante Manguezal Eco Turismo em Itacimirim – Bahia

4
6795
Num domingo a tarde resolvemos explorar um pouquinho do Litoral Norte da Bahia e escolhemos o Restaurante Manguezal que fica em Itacimirim, alguns metros antes da ponte sobre o Rio Pojuca, que faz divisa entre os municípios de Camaçari e Mata de São João, e a 4km de Praia do Forte sentido Norte. Muito mais que um restaurante, é um passeio completo com direito a uma boa moqueca, um passeio de lancha,  a banho de mar e banho de rio e o melhor de tudo: sem gastar muito. Confira!

Para chegar ao Restaurante Manguezal é simples. Coloque no Google Maps o nome do Restaurante e não esqueça da palavra Itacimirim. Daí é só traçar a rota e pegar a pista. Lembre-se que a Estrada do Coco é pedagiada. E se você quiser fugir do pedágio, terá que desviar por Jauá. O valor do pedágio varia de 6-9 reais. O tempo deve ser mais ou menos 40 minutos saindo de Salvador. O mapa é do trajeto do pedágio até a entrada da rua pro Restaurante.


Depois do pedágio, não tem segredo. É só seguir até a placa indicativa “Itacimirim entrada a 500 mt”.  A entrada de Itacimirim fica numa curva próximo a uma passarela. Você não entra neste local, continua na Estrada do Coco e verá, quase que escondida, uma faixa indicando “Restaurante Manguezal funcionando“. É só entrar por uma estrada de terra e seguir as indicações nas placas. O estacionamento dá acesso ao Restaurante. 
O ambiente é super agradável e indicado para famílias. Chegando ao meio dia, sugiro almoçar e depois fazer os passeios de lancha. Outra dica é: sair cedo de Salvador, curtir a praia de Itacimirim, almoçar por aqui e fazer o passeio de lancha pelo rio Pojuca. Daí fica completo o dia!
Não sabíamos o que pedir do cardápio, mas quando vi as palavras polvo, ostras e lagosta, não tivemos dúvida, vamos de mariscada! Estava muito boa. Demorou um pouco para chegar, mas a espera valeu a pena. Valor: 130 reais. Aceitam cartão de débito e crédito.
espaço agradável e simples

dá para até três pessoas

                                       


Apreciamos mais o local e fomos para o “píer” desfrutar do Rio Pojuca. Como não foi um passeio muito programado, fui sem roupa de banho, rsrs e de vestido mesmo entrei na água. Não vou perder esta oportunidade né? O espaço é um convite para descansar. Aqui funcionava o restaurante, mas sofreu um incêndio e foi para o local atual. Em breve, voltará para o lugar de origem sobre as águas do Rio Pojuca.

pra você ver que não foi tão programado assim

Rio Pojuca

local onde era o restaurante originalmente

Nosso desejo mesmo era fazer um dos passeios oferecidos pela 360 Graus Adventure ( whatsapp 071 99683.0620). O mais barato é o passeio de 40 minutos de lancha até a Barra de Itacimirim. Ficamos ali observando e o rapaz que faz o passeio havia acabado de chegar com turistas. Pechinchamos e pagamos 50 reais para 3 pessoas. Passeio lindo lindo lindo. O nosso guia foi o Siryus, pessoa super bacana e simpática. 

Lá vamos nós!!

       

Pertinho do encontro do rio com o mar

Barra de Itacimirim

do outro lado da faixa de areia é mar aberto

uma pequena trilha gostosa pela praia

                                     

uma piscina que se forma com água do mar

subimos o mirante e temos esta vista

Tomamos banho, nos divertimos e voltamos de lancha para o Restaurante e seguimos pra Salvador.

Horário de funcionamento e alguns valores … tem até Moqueca vegetariana

Eu acho que podemos levar mais 500 anos e não conseguiremos desbravar toda a beleza que a Bahia tem. E quanto mais singelo o lugar, mais tocante é! E só lembrando que fizemos tudo isso, sem correria, apenas numa tarde sem muita programação. Sinceramente, não gastamos muito e nos divertimos pra caramba. O Litoral Norte da Bahia deve ter mais ou menos 200 km de praias, quem acha que esta parte se resume a resorts e Praia do Forte, precisa rever seus conceitos. Então vamos variar, rsrs. Outra opção é o Restaurante Sombra da Mangueira que fica no Diogo, mais a frente da Praia do Forte.

Atualização: O restaurante já se encontra sobre o Rio Pojuca em espaço reformado ( fotos da fanpage do restaurante):

Pegamos um folheto com uma indicação de hospedagem. Perdi o folheto, mas liguei pro restaurante e peguei o número telefone: 071 99240.0755. Eu vou procurar o panfleto direitinho e coloco aqui para você.

Outras opções de hospedagens no Litoral Norte da Bahia:

Guarajuba
Itacimirim
Praia do Forte
Imbassaí
Conde

Vilas do Atlântico

Siga o Vaneza com Z em:
O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

4 COMENTÁRIOS

  1. MUITO bom seu blog parabéns,achei por acaso pesquisando onde alugar patins em piatã.Moro em lauro de freitas,depois vou dar uma olhada na sua página no face pra entra,ir em contatos,meu nome é grace

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome