quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Vale do Gurguéia, Piauí - a seca prevalece onde jorra muita água

Fomos pela segunda vez ao Oeste da Bahia e desta vez subimos a BR 135 em direção a São Raimundo Nonato para conhecermos o belo Parque Serra da Capivara. Atravessamos o Vale do Gurguéia, na Bacia sedimentar do Rio Parnaíba, onde encontra-se o Aquífero Cabeças, o terceiro maior aquífero do Brasil, e o maior aquífero do Nordeste em volume de água.

hotel do ney



Quando fomos pela primeira vez ao Piauí, voltamos pela BA 052, famosa Estrada do Feijão e conhecemos Barra, Xique Xique e Morro do Chapéu, cidades baianas maravilhosas, cheias de histórias e belezas naturais que deveriam estar em seu roteiro algum dia. 

as formações rochosas do sul do Piauí sempre nos acompanhavam e nos impressionavam

Vamos conhecer um pouco do Vale do Rio Gurguéia e sua importância para a região sul do Piauí. O Vale é formado por 87 municípios e os principais ao longo da BR 135 são: Bom Jesus, Cristino Castro, Alvorada do Gurguéia e Redenção do Gurguéia. Esta região é conhecida pelos poços jorrantes. São mais de 300 poços que jorram água sem parar. Em Cristino Castro, há poços com vazão de 700 mil litros por hora o que daria para abastecer uma cidade com 140 mil habitantes.  Veja como funciona um verdadeiro poço artesiano:


POÇO VIOLETA
Este é o maior poço jorrante do mundo. Poço Violeta que fica no Vale do Gurguéia, em Alvorada do Gurguéia, e faz parte do Aquífero Cabeças, o maior aquífero do Nordeste e o 3º maior do Brasil, onde há quase 400 poços que jorram água sem parar. Estamos falando do extremo sul do Piauí, semi árido da região, onde cidades sofrem com ....?? Falta d'água!!! Uns dizem que a água que sai dos poços tem muitos sais e precisa ser tratada. Outros dizem que a água é termal. Outros dizem que é mineral. Sem entrar nesta questão, o fato é que tem muita água que pode ser aproveitada para uso da população desta região. O Poço Violeta fica na beira da estrada e tem placa sinalizando a entrada. Há uma piscina ao lado do poço e cobra-se 2 reais pelo acesso. Há restaurante e lanchonete. Quando foi escavado a uns 40 anos jorrava água a 60 metros de altura. Depois foi implantado uns sistema que controla a vazão do poço.
Publicado por Vaneza com Z Blog de Viagens em Quinta-feira, 10 de janeiro de 2019


Em Alvorada do Gurguéia, encontramos o poço mais famoso, o Poço Violeta ( ou Violeto), que foi perfurado na década de 70 e na época, jorrava água numa altura de 70 metros. É considerado o maior poço jorrante do mundo. Para saber onde fica o Poço Violeta é muito fácil. Na BR 135 há uma placa indicando a localização, assim basta seguir a informação. No local há restaurante e uma piscina que pode ser acessada mediante pagamento de uma taxa de 2 reais.

poço violeta
o governo do Estado instalou um equipamento para conter a vazão da água

poço violeta
um verdadeiro poço artesiano
piscina poço violeta
piscina ao lado do Poço Violeta, Alvorada do Gurguéia

Embora o Vale do Gurguéia seja considerado uma Zona Estratégica de Produção de Água Subterrânea, com aquíferos de níveis rasos, água de excelente qualidade e vazões muito elevadas. Seu potencial é simplesmente desperdiçado. As cidades vizinhas sofrem graves problemas de seca. Moradores ficam sem água nas torneiras e refém de caminhões pipas ou das promessas de políticos que mantêm a indústria da seca. A indústria da seca requer práticas mais onerosas e que beneficiam os políticos.

poço violeta
e são muitos

Estudos afirma que o aquífero Cabeças pode explotar água a uma vazão de 20.000m³ por hora o que daria para abastecer 3,2 milhóes de pessoas (Salvador possui 2.677 milhões de habitantes). Assim fica muito evidente que os órgãos públicos nas três esferas, demonstram descaso em não aplicar ações simples para o melhor uso do bem natural. O descaso beira o egoísmo. Como não se pode impedir que a água jorre, quem deveria fazer a distribuição do bem natural, não o faz. O que Deus dá em abundância, o homem não consegue repartir. Seria essa uma característica do povo brasileiro? Simplesmente vamos do sentimento de admiração ao de revolta.


O Vale do Gurguéia é caminho para quem faz o trajeto Brasília/ Teresina e se um dia você passar por lá, aproveite para descansar e/ou tomar banho em um dos poços ou piscinas dos hotéis e pousadas em Cristino Castro. Nós utilizamos a piscina do Hotel do Ney e seguimos viagem para São Raimundo Nonato para conhecermos o Parque Nacional Serra da Capivara.


Reflexão sobre a falta de planejamento turístico em Caraíva, sul da Bahia

Siga o Vaneza com Z em:


O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...