Dunas da Geléia no povoado de Icatú (Barra, Bahia)

em 20/01/2018

As Dunas da Geléia ficam no povoado de Icatú, em Barra, Bahia. Neste post vou mostrar na prática como chegar até as dunas e o como o lugar é lindo. Adianto que vale percorrer uns 68 km de estrada de terra para conhecer este lugar. Vem com nóis! Rsrsrs ...





Saindo do Centro de Barra, você vai pegar a continuação da BA 161, só que a estrada é de terra. Se estiver sem chover há muitos dias, a estrada estará boa para trafegar com carro comum ( sem tração). Passamos por várias comunidades, íamos perguntando, perguntando, até chegar ao destino. Perguntamos sempre pelo povoado de Icatú/ Dunas da Geléia e todos prontamente indicavam a direção. São 68km e gastamos 1h para chegar.  Na volta, gastamos menos tempo.

Abaixo deixo pra você o mapa:


Um detalhe interessante é que no mapa o final da BA 161 é o povoado de Ibiraba ( antigo povoado de Icatú), foi isso que percebemos. Se soubéssemos, teríamos dirigido mais 3km e conhecido este povoado que possui casarões antigos e uma singela igreja. Assim, se você for conhecer as Dunas, vá mais 3 km e conheça também o povoado de Ibiraba (Icatú).


A princípio ficamos temerosos em parar e subir, achamos perigoso o local pois não havia ninguém. Mas a vontade de subir as dunas era muuuita. Paramos o carro, e perguntamos aos moradores sobre a segurança, eles disseram com muita ênfase que podíamos deixar o carro na porta deles e subir tranquilamente. Nunca houve assaltos ou violência na localidade. Assim, mais confiantes, subimos as dunas. Precisamos de fôlego para subir, mas a recompensa é linda!






Olha o Rio São Francisco










Acima, temos a favela, planta típica do sertão. Aprendemos um pouco sobre o termo favela quando visitamos o Parque Estadual de Canudos.

Agora, veja na prática como chegar nas Dunas da Geléia neste vídeo abaixo. Aperte o play!





A Bahia vai muito muito além de Porto Seguro, Morro de São Paulo e Praia do Forte. Estas são apenas as beiradas da nossa cultura. Literalmente, as beiradas. Existe uma Bahia produtiva, de geografia única, cheias de preciosidades e de pessoas guerreiras. Existe uma Bahia fora da mídia, mas que representa a realidade brasileira. Uma Bahia que quebra nossos paradigmas, derruba nossos pré conceitos e que nos mostra o outro lado da moeda. Uma Bahia que quanto mais desbravamos, mais questionamos e nos indignamos. Mais perguntamos e poucas respostas encontramos. Aliás, existe uma Bahia que nos cala e nos faz ouvir mais. Que nos coloca na posição de eternos alunos. Uma Bahia que nos entristece e ao mesmo tempo nos apaixona. Existe uma Bahia que te faz pensar: como eu nunca soube disso?!! Por tanto, conheça mais a Bahia!

Sobre a segurança: ser precavido e se informar sempre antes de ir.

Na volta para Barra um presente e tanto!!!




Conheça Xique Xique
Conheça Ibotirama
Conheça Morro do Chapéu
Conheça Barra
Conheça Juazeiro
Conheça Dunas do Velho Chico
Salvador a Recife de carro ( inclui Alagoas e Sergipe)
Salvador a Caraíva de carro ( inclui Barra Grande, Canavieiras, Arraial d'Ajuda)
Salvador a Canudos de carro ( inclui Caldas do Jorro)
Salvador à Chapada Diamantina de carro ( inclui Ibicoara e Lençóis)

Siga o Vaneza com Z em:

O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário