terça-feira, 20 de março de 2018

Restaurante Manguezal Eco Turismo em Itacimirim - Bahia

Num domingo a tarde resolvemos explorar um pouquinho do Litoral Norte da Bahia e escolhemos o Restaurante Manguezal que fica em Itacimirim, alguns metros antes da ponte sobre o Rio Pojuca, que faz divisa entre os municípios de Camaçari e Mata de São João, e a 4km de Praia do Forte sentido Norte. Muito mais que um restaurante, é um passeio completo com direito a uma boa moqueca, um passeio de lancha,  a banho de mar e banho de rio e o melhor de tudo: sem gastar muito. Confira!





Para chegar ao Restaurante Manguezal é simples. Coloque no Google Maps o nome do Restaurante e não esqueça da palavra Itacimirim. Daí é só traçar a rota e pegar a pista. Lembre-se que a Estrada do Coco é pedagiada. E se você quiser fugir do pedágio, terá que desviar por Jauá. O valor do pedágio varia de 6-9 reais. O tempo deve ser mais ou menos 40 minutos saindo de Salvador. O mapa é do trajeto do pedágio até a entrada da rua pro Restaurante.



Depois do pedágio, não tem segredo. É só seguir até a placa indicativa "Itacimirim entrada a 500 mt".  A entrada de Itacimirim fica numa curva próximo a uma passarela. Você não entra neste local, continua na Estrada do Coco e verá, quase que escondida, uma faixa indicando "Restaurante Manguezal funcionando". É só entrar por uma estrada de terra e seguir as indicações nas placas. O estacionamento dá acesso ao Restaurante. 


O ambiente é super agradável e indicado para famílias. Chegando ao meio dia, sugiro almoçar e depois fazer os passeios de lancha. Outra dica é: sair cedo de Salvador, curtir a praia de Itacimirim, almoçar por aqui e fazer o passeio de lancha pelo rio Pojuca. Daí fica completo o dia!

Não sabíamos o que pedir do cardápio, mas quando vi as palavras polvo, ostras e lagosta, não tivemos dúvida, vamos de mariscada! Estava muito boa. Demorou um pouco para chegar, mas a espera valeu a pena. Valor: 130 reais. Aceitam cartão de débito e crédito.

espaço agradável e simples

dá para até três pessoas


                                       

Apreciamos mais o local e fomos para o "píer" desfrutar do Rio Pojuca. Como não foi um passeio muito programado, fui sem roupa de banho, rsrs e de vestido mesmo entrei na água. Não vou perder esta oportunidade né? O espaço é um convite para descansar. Aqui funcionava o restaurante, mas sofreu um incêndio e foi para o local atual. Em breve, voltará para o lugar de origem sobre as águas do Rio Pojuca.


pra você ver que não foi tão programado assim

Rio Pojuca

local onde era o restaurante originalmente
Nosso desejo mesmo era fazer um dos passeios oferecidos pela 360 Graus Adventure ( whatsapp 071 99683.0620). O mais barato é o passeio de 40 minutos de lancha até a Barra de Itacimirim. Ficamos ali observando e o rapaz que faz o passeio havia acabado de chegar com turistas. Pechinchamos e pagamos 50 reais para 3 pessoas. Passeio lindo lindo lindo. O nosso guia foi o Siryus, pessoa super bacana e simpática. 


Lá vamos nós!!

       
Pertinho do encontro do rio com o mar

Barra de Itacimirim

do outro lado da faixa de areia é mar aberto

uma pequena trilha gostosa pela praia

                                     

uma piscina que se forma com água do mar

subimos o mirante e temos esta vista



Tomamos banho, nos divertimos e voltamos de lancha para o Restaurante e seguimos pra Salvador.

Horário de funcionamento e alguns valores ... tem até Moqueca vegetariana
Eu acho que podemos levar mais 500 anos e não conseguiremos desbravar toda a beleza que a Bahia tem. E quanto mais singelo o lugar, mais tocante é! E só lembrando que fizemos tudo isso, sem correria, apenas numa tarde sem muita programação. Sinceramente, não gastamos muito e nos divertimos pra caramba. O Litoral Norte da Bahia deve ter mais ou menos 200 km de praias, quem acha que esta parte se resume a resorts e Praia do Forte, precisa rever seus conceitos. Então vamos variar, rsrs. Outra opção é o Restaurante Sombra da Mangueira que fica no Diogo, mais a frente da Praia do Forte.


Pegamos um folheto com uma indicação de hospedagem. Perdi o folheto, mas liguei pro restaurante e peguei o número telefone: 071 99240.0755. Eu vou procurar o panfleto direitinho e coloco aqui para você.

Outras opções de hospedagens no Litoral Norte da Bahia:

Guarajuba
Itacimirim
Praia do Forte
Imbassaí
Conde


Vilas do Atlântico

Siga o Vaneza com Z em:


O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...