Deixei as coisas no Hostal Yolanda e sair para comprar roupas de frio. Comprar roupas de frio na Europa é mais barato que no Brasil. Fui na Zara (Calle de Carretas, a caminho da Puerta del Sol) e aproveitei uma promoção. Pronto, agora estava lista para encarar o frio de Madrid, Berlim, Praga e Paris, rsrs. Segue o que vi em Madrid:
o Urso e o madroño, símbolo de Madrid |
Os jardins foram concebidos entre 1630 e 1640, quando o Conde Duque de Olivares, vassalo atencioso do rei Filipe IV (1621 – 1665), ofereceu ao monarca alguns terrenos para o lazer da Corte ao redor do Convento de San Jerónimo el Real.
Porta de Espanha- entrada do Parc del Retiro |
A Porta de Espanha (1893) é obra de José Urioste y Velada (1850 – 1909), arquitecto e urbanista. Esta porta dá acesso ao Paseo de la Argentina.
o inverno e sua paisagem simples e encantadora |
Monumento a Afonso XII |
Em 1902 foi convocado um concurso nacional para construir um monumento ao rei Afonso XII. Quem ganhou foi o arquiteto José Grases Riera com um projeto grandioso em bronze e mármore. Foi inaugurado a 3 de Julho de 1922.
Fonte Angel Caído |
A Fonte do Anjo Caído, foi construída em 1885 e esculpida pelo artista madrilenho Ricardo Bellver em 1877. O pedestal é de granito e bronze e foi desenhado pelo arquiteto Francisco Jarenho.
Foi inaugurado em 14 de dezembro de 1947 numa partida o Real Madrid e Belenenses de Portugal, com o nome de Estádio Chamartín.
Faça uma visita guiada e conheça um pouco da história deste grande time |
Para saber como é a visita clique aqui.
O Palácio Real de Madrid continua a ser, oficialmente, a residência do Rei de Espanha, apesar do Rei utilizá-lo somente para ocasiões de gala, almoços e recepções oficiais, já que a Família Real optou por viver num palácio mais modesto, o Palácio da Zarzuela.
A origem da praça remontam ao século XV, sendo a confluência dos caminhos que ligavam Toledo a Atocha. Em 1580, Filipe II encarregou Juan de Herrera de remodelar a praça. Em 1617, Filipe III, encarregou Juan Gómez de Mora de finalizar as obras, tendo sido terminadas as obras em 1619. A Plaza Mayor sofreu três grandes incêndios durante a sua história e após várias anos de reforma, em 1848 foi colocada no centro a estátua equestre de Filipe III.
Palácio de Cristal
Ainda no Parc del Retiro… |
O palácio de Cristal é uma estufa, e em conjunto com o lago artificial, foi edificado em 1887. Ambos nasceram no âmbito da Exposição das Ilhas Filipinas, onde se podiam ver flores dessas ilhas. Desde algum tempo que o espaço serve para exibir obras de arte contemporâneas.
Para saber valores e horários de visitação clique aqui.
Igreja San Jeronimo, ao lado do Museo del Prado |
Após determinado horário não se paga, mas você fará uma visita corrida, as obras de Diego Velazquez são destaque. Ah, não pode tirar foto dentro do museu não…rsrs. |
No centro temos a famosa Fonte de Cibeles, esculpida no ano de 1782, a partir de um desenho de Ventura Rodríguez. Cibeles é uma deusa grega que representa a fertilidade.
Em cada uma das quatro esquinas pra praça estão edifícios emblemáticos,
construídos entre o final do século XVIII e o início do século XX, como
o Palacio de Buenavista ou Cuartel General del Ejército, Palacio de Linares ou Casa de América, Palacio de Comunicaciones, sede da Prefeitura de Madri desde 2007 e o Banco de Espanha.
Originalmente construído em 1916 , foi declarado Bem de Interesse Cultural em 2000. Em 2003, foi comprado por investidores privados, após reforma foi reaberto em 2009.
Este é o mercado mais popular em Madrid entre os turistas ,
uma vez que está localizado no centro de Madrid, a uma curta distância
da Plaza Mayor. Este não é um mercado tradicional,
mas um mercado tapas gourmet , com mais de 30 fornecedores diferentes
que vendem uma grande variedade de tapas preparados na hora , presuntos ,
azeitonas , pães e outros alimentos . Cerveja, vinho e champanhe também
estão disponíveis. Acesse o site e veja mais, clique aqui.
Pelas ruas de Madrid
Esta era a rua do Hostal Yolanda que fiquei hospedada: Calle de Luis Vélez de Guevara, 8, 28012 Madrid, Espanha |
Paróquia Santa Cruz, localizada na Calle Atocha, em estilo neogótico em ladrilho e pedra branca de Colmenar |
Com 290 anos, o restaurante mais antigo do mundo, segundo o Livro dos Recordes… |
E tomar um café da manhã numa pasteleria chamada La Mallorquina, com um chocolate quente em pleno inverno é algo inesquecível! Para conhecer este local clique aqui. E é muito fácil encontra-lo, na Puerta del Sol.
As fotos a seguir foram retiradas do site da La Mallorquina e não me responsabilizo por suas reações, rsrs:
Ensaimada |
bocaditos de ron |
napolitana crema |
E que tal um churros com chocolate na Chocolateria San Ginés? Não é fácil de achar, mas a recompensa será deliciosa. O local é passagem obrigatória para turistas, inclusive de vários famosos que tem fotos pelas paredes do salão. Funciona todos os dias do ano e desde 1894.
Foto retirada do site da Chocolateria San Ginés. Clique aqui para saber mais. |
salmojero |
pisto con huevos |