INÍCIO América do Sul Ushuaia: caminhada até a Lagoa Esmeralda

Ushuaia: caminhada até a Lagoa Esmeralda

Caminhar, caminhar e caminhar. Este é o verbo que mais conjugamos em Ushuaia durante a verão. E o primeiro passeio que fiz foi o trekking até a Lagoa Esmeralda. O nome já diz tudo. A cor da água é assim mesmo, esmeralda. Pelas fotos que vi durante o planejamento da viagem, pensei que era photoshop ou filtro do celular. Mas a água é de uma cor belíssima de verdade. Neste post vou escrever como foi minha experiência e se vale a pena fazer por conta própria.
Laguna Esmeralda


Saindo do Brasil: através das cias aéreas Latam e Aerolíenas Argentinas.
Saindo de Punta Arenas: numa viagem de 12h através de algumas empresas. Confira neste post.
Saindo de El Calafate:

  •     de ônibus que se encontra ou passa em Punta Arenas e segue para Ushuaia;
  •     de avião que leva 1h20min.

Saindo de El Chalten: ir de ônibus até El Calafate e de lá seguir viagem.

Para roteiros de carro saindo de Buenos Aires, seguem alguns relatos:
Experiencia Viajera
Encontre Mi Lugar
Para Onde Fomos
Auto Entusiasta

Confira neste post como gastar menos de 100 pesos por dia. Para mim, alimentação por lá não é barata. Por isso, é importante pesquisar antes.

Não recomendo para ninguém o Hostel que fiquei um tal de Hush. Por isso, clique no banner abaixo e leia comentários acerca das hospedagens. Este é outro item caro em Ushuaia e em sua maioria, estão localizados na mesma rua. Você pode fazer tudo na cidade caminhando, inclusive ir até o Glaciar Martial.

Como mencionei neste post aqui, contratei alguns passeios pela agência Brasileiros em Ushuaia. Agendamos para o dia seguinte pela manhã e no horário combinado a van estava na porta do hostel. No carro havia mais três brasileiros que se tornaram meus companheiros de trilha. O passeio é feito com o auxílio de guia, o nosso foi o Mattias, argentino de Mar del Plata e mora em Ushuaia desde pequeno. Ele foi muito simpático e atencioso conosco. Compreendia o português e estar acostumado a guiar os brasilerios na Patagônia.

Ruta 3

Depois de uns 10 minutos trafegando na Ruta 3, paramos no estacionamento do início da trilha da Lagoa Esmeralda. O valor do passeio inclui o aluguel das botas, tipo galocha, para evitar sujar os pés de lama. E é muuuita lama! Coloquei a bota e começamos nossa caminhada pelo sendero da Lagoa Esmeralda que foi inaugurado em Novembro de 2014 na Reserva Natural Paisajística Tierra Mayor e é dividido em quatro partes, conforme a placa abaixo.

Na primeira parte caminhamos entre os bosques de lenga, árvore muito comum na região e que está sob proteção através de decreto florestal. Não há uma variedade de árvores na Patagônia argentina. Segundo o guia, podemos observar árvores de diversos tamanhos, porém são da mesma espécie. Algumas não crescem devido ao frio intenso.

Lenga, árvores típicas da Patagônia

Depois, passamos pelas castoreiras que são diques e represas feitos pelos castores que são habilidoso roedores de troncos de árvores que as utilizam como toca ou moradia. Eles foram introduzidos na Terra do Fogo e isso tem causado um desequilíbrio no ecossistema visto que hoje são considerados como uma praga e não existe predadores para eles. Hoje há uma cooperação entre a Argentina e o Chile para eliminar os castores da região.


Represas feitas pelos castores

Aqui observamos as turberas que são locais húmedos onde se deposita matéria orgânica de origem glaciar e que estão sob proteção ambiental devido sua importância na retenção do gás carbônico.

Montanhas e turberas
Continuamos nossa caminhada e vem o ponto mais cansativo do trajeto, subir 160 metros. Cansei e muito! Paramos para recobrar fôlego e beber água. A vegetação predominante nesta parte, são as grandes árvores e encontramos muita lama. Vamos saltitando tentando sujar o menos possível os pés, o que é quase um milagre.

Muita lama…

Depois desta subida, a vegetação muda novamente. Árvores rasteiras e um riacho que se origina da lagoa que escorre água gelada e claríssima.

Riacho proveniente da lagoa
Enfim, o momento master, ver a Lagoa Esmeralda! Suas águas provem do Glaciar Ojo del Albino situado na Serra Alvear. O serviço de guia reserva uma surpresa que deixará de ser surpresa, pois vou contar, rsrs. Mas não vou detalhar, apenas vou mencionar que nos é oferecido um pic nic, á beira da lagoa , com um licor de doce de leite ma-ra-vi-lho-so. Dá vontade de trazer trocentas garrafas. 
No entanto, precisamos voltar. São 4,8km de caminhada que dura 2h para ir e mais 2h para voltar. Considere que você estará acabado quando chegar em Uhsuaia, mas extremamente feliz de ter conhecido um lugar especial esculpido pela natureza.

Famílias a beira da lagoa desfrutando de um domingo de sol
Licor de doce de leite

Você pode perguntar: dá pra fazer esta trilha por conta própria? Dá sim, pois este caminho é bem sinalizado. Mas contratar o serviço de guia com agência te dá mais segurança e tranquilidade para fazer um trajeto desconhecido e que a depender do dia e da época do ano não terá ninguém trilhando. Além disso, se estiver sozinho, encontrarás companhia para interagir e passar o tempo.

Se você optar por fazer a trilha por conta, é só pegar um transfer na Avenida Maipú, no mesmo lugar que sai as vans para o Parque Nacional, e custa 200 pesos cada trecho ida e volta com saídas a partir das 9h.

Sinalização da trilha

Brasileiros em Ushuaia

San Martin nº 870 – Ushuaia – Argentina
+54 2901 422157
Valor do passeio : 1200 pesos argentinos
Eles parcelam os passeios em até 12x

  • se você vai em grupo, dá pra fazer a trilha por conta própria. Mas se estiver sozinho, considere contratar uma agência por questões de segurança;
  • se estiver chovendo, leve uma bota, pois encontrará muita lama;
  • leve um lanche também para repor as energias e poder ter um momento único: um picnic a beira da Lagoa Esmeralda;
  • baixe o E-Book  de Ushuaia com dicas e outros passeios. Clique aqui:

Siga o Vaneza com Z em:
O blog Vaneza com Z possui parceria/ convênio com as empresas/ serviços citados no texto.

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Gostaria de parabenizá-la pelo blog, estou com viagem marcada pro Ushuaia em Outubro e venho coletando informações … e aqui foi onde encontrei de forma mais simples e clara dicas !! Adorei!!
    só uma dúvida, essa agência que vc indica tem site??
    Obrigada! !

    • Olá Sofia,

      Muito obrigada pelo seu comentário. Fico muito feliz e animada para continuar escrevendo.
      A agência está com o site em construção, em breve vai ao ar. Mas pode enviar mensagem por email ou facebook que o Mário vai te atender prontamente.
      Desejo uma excelente viagem e se quiser passa aqui pra contar como foi.

      Abraços!

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome

3,604FansLike
688SeguidoresSiga-me
569SeguidoresSiga-me
119InscritosInscreva-se

MAIS VISTOS

Praia das Neves em Ilha de Maré – venha conhecer!

A Praia das Neves em Ilha de Maré é uma boa opção para quem quer passar o dia numa praia com águas claríssima e...

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é...

Dunas do Velho Chico, uma praia em Casa Nova Bahia

Dunas do Velho Chico fica na cidade de Casa Nova, região do Vale do Rio São Francisco, na Bahia. Anteriormente, a cidade de Casa...

Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião

Boipeba é um dos paraísos baianos mais cobiçados do Brasil, mas muitos desistem de colocar no roteiro pois acham complicado o trajeto até lá....


ROTEIROS DE CARRO

Roteiro 5 dias Chapada Diamantina – Ibicoara e Lençóis

Se você quer fugir de aglomeração e desfrutar do melhor da Chapada Diamantina junto com sua família, então este roteiro de 5 dias Chapada...

O que fazer na Cidade Baixa de Salvador – restaurantes e pôr do sol

Uma região de Salvador que é abraçada pelas águas da Baía de Todos os Santos e forma a Península de Itapagipe, sem dúvida, nos...

Praia de Elafonisi na Ilha de Creta Grécia – como chegar e onde comer

Em suas pesquisas você talvez percebeu que a Ilha de Creta possui as praias mais lindas da Grécia. Assim, ficamos encantadas com a beleza...

Praia Balos (Balos Lagoon) na Ilha de Creta Grécia

No primeiro dia da nossa viagem na Ilha de Creta, conhecemos as praias ao sul da Ilha, ou seja, as praias de Plakiás. Neste...