Não me arriscarei a detalhar sobre o que comer em Paris, mas apenas vou sugerir algumas das coisas que são elementares na gastronomia francesa. Reuni neste post algumas das coisas que provei nos últimos 7 anos e que você provavelmente poderá degustar quando for a capital francesa. Por tanto, sente-se diante de uma das culinárias mais fascinantes do mundo.
PÃES
Há uma variedade de pães e o mais famoso é a baguete. A massa é diferente da brasileira. Menos fofo e mais durinho e cheio de furinhos quando é cortado. Acho isso ótimo, principalmente quando colocamos um recheio e ele penetra nessa massa.
Sempre fico na região de Rueil Malmaison e na companhia da minha amiga que mora lá, sou apresentada as suas boulangeries preferidas. Além da baguette, você sempre vai encontrar pain au chocolat, brioche e croissant.
LEIA MAIS: Paris no inverno
O QUE COMER EM PARIS – QUEIJOS
Eita que este tema rende, pois a França possui mais de 300 ou 400, sei lá, tipos de queijo (fromage, em francês). Cada região francesa produz um tipo e isso dá uma característica única aos queijos. Portanto, é bem provável que você prove um destes na França:
Prove vários e escolha o seu queijo favorito. E emendo com outra sugestão, se você aluga um apartamento em Paris ou arredores, terá muitas oportunidades de se envolver com a gastronomia francesa comprando nos mercados e fazendo suas combinações de queijo, vinho, carne e doces, por isso, experimente!
VINHOS
Outro tópico que dá pano pra manga. E não preciso dizer que na França encontramos os melhores vinhos do mundo. Eu não entendo nada de vinho, mas o que me surpreende é que o vinho bom é super acessível na França, pois as prateleiras dos supermercados estão repletas deles. Portanto, se você quer provar ou se interessar pelo mundo dos vinhos, visite um mercado francês.
Se você quer saber mais sobre o mundo dos vinhos, acesse o site WinePedia.
LEIA MAIS: Paris no verão
O QUE COMER EM PARIS – FRUTOS DO MAR
Não me lembro de ter provado qualquer fruto do mar na França, mas desejo um dia provar as famosas ostras de Cancale próximo ao Mont Saint Michel. Aliás, a única coisa que me lembro foi desta deliciosa salada com camarões e foie gras que comi no Restaurante Leffe em Rueil Malmaison.
CREPE
O crêpe é originário da região da Bretanha e é tradicionalmente feito de farinha escura (trigo sarraceno) e é salgado e recebe o nome de galette. Já a crêpe é feita de farinha branca e é doce ou acompanhada de algo doce. Na região da Bretanha é costume comer crepe ou galette acompanhada de uma sidra. Assim, este é um dos pratos mais populares da França e o restaurante Breizh (Bretanha em bretão) é considerado o melhor crepe de Paris.
CARNES
As carnes mais consumidas na França são carne de porco (porc), carne de frango (volaille) e por fim, a carne de boi (boeuf). No entanto, a carne de cordeiro (agneau) e pato (canard) são muito apreciadas. Assim, os pratos típicos são confit (coxa) ou magret (filé) de canard (pato), steak tartare e pernil de cordeiro (gigot d’agneau).
E por falar em pato, uma coisa que gosto muito é do polêmico foie gras (fígado de ganso) que é produzido através da superalimentação do ganso. Ah, outra coisa que me chama atenção na comida européia é o tempero, sendo bem fria no sal, mas saborosa. Algo que ocorre também com o açúcar nos doces, e por falar em doces …
O QUE COMER EM PARIS – PÂTISSERIE
Deixei o melhor por último. Sim, para mim o melhor da gastronomia francesa são os doces. Uma amiga me disse que a pâtisserie francesa é o resultado de uma matemática, pois os ingredientes são devidamente medidos, pesados e acrescentados um por um. A temperatura precisa ser a ideal. A origem dos produtos, a melhor possível. Desta maneira, se a regra for seguida, dificilmente dará errado.
MACARONS
É um tipo de biscoito de amêndoas. Os famosos são da Ladurée, Fauchon e Pierre Hermé (na Champs Elysés tem uma loja). Já provei todos, porém os mais gostosos foram estes, cheios de amor, um presente da amiga Daniela.
ÈCLAIR
MILLE-FEUILLE
KOUIGNETTE
TARTE FLAN
PETIT GATEAU
CRÈME BRÛLÉE
KUGELHOPF
FONDANT AU CHOCOLAT
E para quem já provou os doces franceses, percebeu que não é enjoativo nem gorduroso. O sabor é delicado e prazeroso.
Para não dizer que não falei das frutas …
E você, o que gosta da gastronomia francesa?
Conhecer a gastronomia local é uma das coisas que considero imperdíveis em Paris, mas o conceito de imperdível é relativo e amplo pois vai do interesse de cada visitante. Assim, uma Super Lista de Lugares Imperdíveis em Paris: 10 Melhores Coisas para Desfrutar pode ser conferida no blog Fora da Zona de Conforto.
VEJA TAMBÉM:
Como é a visita a Torre Montparnase
Como montar um roteiro pela Europa
As Ilhas do Rio Sena: Île de la Citè e Île Saint Louis
Visite o Grande Arco do La Defénse
Roteiro pelo eixo histórico de Paris: do Arco do Triunfo ao Louvre