Trocar moedas e o idioma talvez sejam um dos grandes desafios para quem planeja fazer uma viagem ao Leste Europeu e coloca Praga na lista. Mas vou adiantar que estes dois fatores são super simples de resolver e se locomover na jóia do Leste Europeu é prático. Confira …
Autor: veja em Pixabay

Dados sobre Praga

População: 1.267,449 de habitantes formada por húngaros, alemães, polacos e austríacos.
Idioma: Tcheco ou checo que junto com o polonês (polaco), o eslovaco e o sórbio, do subgrupo ocidental das línguas eslavas.
Moeda: Coroa Checa (CZK). Seu nome em checo é Koruna Česká (Kč).
A coroa tcheca não é tão cara quanto o euro. As notas sao de : 100, 200, 500, 1000, 2000 e 5000. E as moedas de:1, 2, 5, 10, 20 e 50. Para saber a taxa de conversão acesse o site do Banco Central do Brasil.
Com 1000 coroas tcheca a sensação é de que você tá rico,só que não… rsrsr
Foto: veja em Pixabay

Onde fazer câmbio em Praga?

  • Estação de trem Florenc. Fiz apenas para ter dinheiro para comprar o bilhete do transporte público, mas achei muito caro pois é cobrada uma taxa;
  • Casas de câmbio nas ruas turísticas. Nestas casas de câmbio não cobram taxa, assim é mais barato que trocar moedas na Estação. Existem várias, mas não utilizei;
Outras opções:
  • sacar em caixa eletrônico usando o cartão pré pago. Cuidado com as taxas!;
  • levar seu cartão pré pago e comprar no débito;
  • ou levar euro em espécie. Em todos locais turísticos eles aceitam euro sem problemas e fazem a conversão na hora, é comum encontrar produtos com a tabela de preços em Euro.
Estas duas últimas, são as melhores opções para fazer compras em Praga. É prático e simples usar o Euro por lá.
Nunca troque moedas nas ruas de Praga!
Autor: veja em Pixabay

Como é o transporte em Praga e como se locomover?

Os meios utilizados
  • metrô – são três linhas ( amarela, azul e verde). Quem chega pela Estação de Trem Florenc, é bem provável que pegue duas linhas de metrô até o Centro da cidade;
  • ônibus – não usei no centro, mas usei para ir ao Aeroporto;
  • bonde ou tram – para distâncias menores este é o meio mais rápido e estão em toda parte da cidade. São limpos e os mais novos possuem ar condicionado, letreiro luminoso e sistema de voz informando as paradas.
Praga é uma cidade que você conhece a pé. Usará bem pouco o transporte público. Nos quatro dias que passei por lá, usei apenas o metrô e o bonde para chegar á fortaleza de Vyšehrad que fica mais afastado do centro.
Estação de metro


Bondes ou tram. Modernos e confortáveis.



Como comprar bilhetes transporte público em Praga? 

Você pode comprar os bilhetes nestas máquinas abaixo conforme a foto ou nos guichês das estações de metrô. Não esqueça de validar o ticket ao entrar no transporte público. Essas máquinas parecem que morde, rsrs … mas é só você lembrar o tipo de bilhete que vai te servir e apertão o botão para pagar e imprimir. É bem provável que você use o ticket short/term de 30 minutos para ir ao destino e outro ticket para retornar.

Você utilizará estas máquinas para comprar os bilhetes
Na imagem abaixo você observa os tipos de bilhetes e os valores. Caso você passe quatro dias em Praga, a melhor opção será o de três dias? Não. 
Como já foi dito, e você deve ter visto em outros blogs, a melhor formar de conhecer Praga é caminhando. Então, você só precisa comprar os bilhetes quando realmente necessitar pegar o bonde ou metrô. Observe também o tempo limite após a validação do ticket e as zonas que ele abrange.

observe os valores e os tipos de bilhetes … o short-term vai ser muito útil

Como ir de Praga ⇆ Aeroporto transporte público

As linhas que servem para este trajeto são:
  • Bus 100 – esta linha sai da Estação Zličín (metro B)
  • Bus 119 – esta linha sai da Estação Nádraží Veleslavín (metro A) 
  • Bus 191 – esta linha sai da Estação  Knížecí/Anděl (metro B)
  • Bus AE Airport Express – esta linha sai da Estação Hlavní Nádraží ( metro C) e é necessário comprar um ticket específico no valor de 60 CZK. O primeiro horário saindo da Estação é as 5:30 da manhã.
Para saber a rota de cada uma das linhas, acesse o site da companhia de transporte público de Praga.
O mapa abaixo mostra o Terminal 1 ( vôos para países fora do espaço Schengen) e o Terminal 2 ( vôos para cidades do Espaço Schengen). E quais são estas cidades? Pesquise, rsrs …  Veja onde cada ônibus tem seu ponto de parada:
Me hospedei em Mala Strana e fiz o seguinte trajeto:
  1. na Praça Malostranske Namesti peguei o bonde até estação Dejvicka; 
  2. daí, na Rua Evropská, peguei o ônibus 119 para o Aeroporto.
Uma ideia do trajeto:


Procura ofertas de hospedagem em Praga? Clique aqui:

Booking.com


Siga o Vaneza com Z em:
O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *