Barcelona: un verano espetacular!

0
1824

Estive em Barcelona em Setembro de 2012 e ansiava muito conhecer esta cidade. Para mim, é a mais vibrante, alegre e colorida da Espanha. Além disso, é uma cidade a beira mar.

 

Port Vell


Barcelona é a capital da Catalunha e a maior metrópole da costa do Mediterrâneo, portanto fica no sul da Espanha. Sua economia é baseada na indústria e o seu porto tem grande relevância para esta região. Lá se fala o catalão que é um idioma diferente do castelhano, mas se você fala espanhol, não passará aperto. E se não fala, não é motivo para não ir.

Barcelona vista desde Tibidabo

Vou listar aqui alguns lugares que relembro com muito carinho, nos 4 dias que passei lá. Adianto que a coisa mais linda que vi em Barcelona foi o espetáculo na Fonte Montjuic. Mais adiante explico o porquê.Las Ramblas

Nome de origem árabe e significa “leito de rio seco”. Possui um calçadão arborizado e vai até o Port Vell. Há um grande fluxo de turistas e é sempre bom está atento quanto a segurança. Vi desenhistas de rostos, vendedores de flores, artistas de rua e restaurantes.

 

Las Ramblas

Mercat La BoqueriaÉ uma das atrações imperdíveis de Barcelona e  não é por acaso que foi eleito em 2005 o melhor mercado do mundo. Mesmo que não compre algo, seus olhos podem se deliciar com os peixes, queijos, chorizos, frutas secas, chocolates e muitas outras coisas gostosas. Como fazia calor, comprei um copão de frutas bem baratinho e fui caminhando entre os boxes.

 

 

Espalda bellota, presunto ibérico

 

 

Pimenta seca

 

frutas cristalizadas

 

Mercat Saint Josep La Boqueria

Port VellEsta é uma parte do porto de Barcelona que foi revitalizada para os Jogos Olímpicos de 1992 e proporciona um passeio muito gostoso a beira mar. Aqui, você pode ver um shopping muito bonito e famoso o Maremagnum. Andar no deck e apreciar a vista da cidade e do teleférico de Montjuic e bem perto tem o Monumento de Colombo, sempre apontando para as Américas. Gostei do espaço gramado que permite descansar e fazer picnic. Daí, seguir para a praia, Barceloneta.

 

 

 

Rambla del Mar

Barcelona e suas praias

As mais conhecidas são:
  • Barcelonetta
  • Sant Sebastià
  • Bogatell
  • Nova Mar Bella
  • Mar Bella, esta última é oficialmente nudista.
Escolhi a internacional Barcelonetta. Porém, fui bem cedo umas 7h da manhã e aproveitei a praia vazia, mas a presença das meninas orientais que estão por ali sempre oferecendo massagens é constante. Levei apenas a canga, cópia do passaporte e algum dinheiro para uma eventualidade. Voltei para a hospedagem e troquei de roupa. Então se você estiver sozinha, não será problema, basta ficar atenta.
Barcelonetta

 

Calçadão do passeig marítimo, ao fundo
 peixe metálico do arquiteto Frank Gehry

 

Retornei durante a tarde e fui passear pelo Passeig Marítimo, o melhor
horário. Há vários restaurantes e lanchonetes na rua. Um que me chamou
atenção foi de comida tailandesa em que você escolhe os ingredientes
numa lista de papel e o cozinheiro oriental prepara a comida na frente
do cliente e coloca tudo numa caixinha de papelão e grita seu nome do
jeito que ele sabe pronunciar, rsrs. Você pode comer no local ou
caminhando. Me lembro que foi muita comida por um precinho.
Infelizmente, não lembro o nome do restaurante, mas quando você estiver
caminhando no Passeig Marítimo, fique atento.

Casa Batló

Falar da Casa Batló é complicado em vista da complexidade das obras e da importância que Antoni Gaudí tem para a cidade e para o mundo. Tudo que faz referência às artes em Barcelona tem o nome de Gaudí e a Casa Batló é o local ideal para observarmos como este arquiteto representante do modernismo influencia até hoje a arte em Barcelona

 

Teto em espiral da Casa Batló

 

Fachada da Casa

 

Interior da Casa que remete ao mar

A visita é feita com auxílio de áudio guia em vários idiomas, inclusive
português. São vários andares em que visitamos diversos cômodos da casa e
podemos tirar foto de tudo. O designer dos móveis e utensílios é uma
ótima inspiração para o nosso dia a dia e até mesmo pra nossa vida.

Esta
é uma das atrações mais caras de Barcelona, por isso no meu
planejamento escolhi conhecer apenas a Casa Batló pois ainda iria para
Nice (Côte d´Azur). Se você desejar, pode comprar aqui no blog o ingresso para a Casa Batlo e não pega fila.

Parque de Atrações Tibidabo

Taí um lugar que proporciona a melhor vista de Barcelona. É a montanha mais alta de Barcelona e significa “eu lhe darei” uma referência a passagem bíblica em que Satanás leva Jesus a um lugar alto e oferece os reinos do mundo.
Se vê Tibidabo de toda Barcelona e para chegar até lá, foi um pouco complicado pois ele nem sempre está aberto e alguns não sabiam informar como chegar. Mas perguntei à um e à outro e conseguir chegar. Contudo, não há dificuldade para ir até Tibidabo. Como eu fiz:
– peguei o metro linha 7(FGC) na estação da Praça Catalunha;
– desci na estação Tibidabo, sair da estação e peguei o tram via Blau (se ele não estiver funcionando tem o ônibus 196), um tipo de bonde que te leva até o funicular de Tibidabo;
Na volta, desci andando até a parada do bonde.
Se paga em todos os transportes acima.
Além do parque, que é o mais antigo da cidade e ainda possui brinquedos originais, tem a Igreja do Coração Sagrado de Jesus que levou 60 anos para ser construída. Podemos avistar também a Torre de Collserola.

 

Funicular até Tibidabo

 

 

E aí, você embarcaria nesse avião?

 

Parque de diversões e a Igreja Sagrado Coração

 

Vista panorâmica de Barcelona

Centro, ruas e praças

São estes lugares que vamos descobrindo aos poucos e nos apaixonamos. São praças, ruelas, monumentos, fachadas de casas, coisas que só observamos se estamos mais despreocupados e caminhamos devagar. Barcelona possui esta atmosfera alegre e cosmopolita. Amei!
Praça Real

 

Escada rolante para acesso ao park Guell

 

Fachadas dos prédios

 

Ruelas pitorescas

 

prédio na Avenida Paralel
Praça Catalunha

 

Carrer Ferran com as luminárias estilosas
Ao fundo Torre Agbar, o 3º prédio mais alto de Barcelona
Arco do Triunfo, construído para a Exposição Universal de 1888. 
Possui 30 metros de altura e é ricamente ornamentado.

 

ParquesQuem não gosta de um bom parque para relaxar e descansar depois de uma longa caminhada? Em Barcelona descobrir o Parc de la Ciutadella que fica pertinho do Arco do Triunfo. Interessante que ele é frequentado pelos locais e turistas. A fonte que vi é belíssima com quadriga e leões alados. Foi desenhada por Josep Fontserè e inaugurada em 1881. Me recostei na grama, li um livro e depois fui caminhar.

Quadriga no Parc de la Ciutadella

 

Parc de la Ciutadella

 

Passeios de barco no lago do parque

Outro parque imperdível é o Park Guell.
Fruto da relação de amizade entre Eusebi Guell, um industrial, e Antoní
Gaudí que em 1900 recebeu a tarefa de construir o parque. A localização
era ideal, com uma vista para o mar e para a cidade de Barcelona. Foi
declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1984. Quando
visitei era gratuito, hoje custa 7 euros (internet) e 8 euros no local e
limitado a entrada de 400 pessoas a cada meia hora.

Park Guell- inspiração dos jardins britânicos,
 por isso o nome em inglês (park)

 

 

Plaza de la Naturaleza

 

Abaixo da Plaza de la Naturaleza, a sala Hipóstila com 84 colunas
No centro, escadaria do Dragão (ou salamandra, símbolo do parque)
e o escudo da Catalunha

 

Casa Museu e Casa del Guarda (direita) do Park Guell

Parque Juan MiróLocalizado atrás do centro comercial Arena de Barcelona e próximo da Praça Espanha. Tem arte, tem verde e história. Este foi o primeiro parque construído no bairro de Eixample e o Juan Miró foi o primeiro a reciclar materiais para usar em espaços públicos. Vale a visita.

Outros lugares:

Arena de Barcelona, Centro comercial

 

Igreja Sagrada Família-  Gaudí iniciou as obras em  1882-1883 e até hoje não
terminaram e para visitá-la você compra o ingresso aqui.

 

Museu de Arte Catalunha. Compre ingresso aqui.

 

Fonte Monjuic 
Comidas:
O que você acha de uma cidade que te oferece os melhores mariscos, peixes, chocolates, churros e as maravilhosas tapas?
Me aventurei a comer uma paella, embora não sei se Barcelona é o lugar recomendável, mas encontrei um restaurante na Ronda Litoral, de frente pro Port Vell, que para variar não lembro o nome…rsrs. Quando vi o tamanho do prato , pensei: Meu Deus, como vou comer tudo isso?! Tive esse trabalho retado em comer aquela paella deliciosa…
Onde experimentar os melhores churros? Vá sem medo no Granja La Pallaresa que funciona desde 1957 e tem churros com chocolate muy rico. Não é fácil achar. Põe no Google Maps e anota a direção: Calle Petritxol, 11. Se for no inverno, será um achado recompensador…

 

Tapas no bistrô Ample 24, naquela época custaram 10 euros

 

Paella

 

Chocolate com churros

 

Este é o lugar certo para o churros com chocolate

Onde ficar:Fiquei hospedada no Hostal Felipe II no Bairro Gótico e do ladinho tinha um restaurante perfeito, chamado Ample 24, um bistrô catalã que fica na Carrer Ample, número 24. Bom, bonito e barato. E se você ficar neste bairro estará perto de vários restaurantes bacanas e de supermercados também. E por sinal, recomendo este hostel, é ótimo. Na época, ouvir e li comentários negativos sobre o Bairro Gótico. Eu sinceramente não tenho nada desfavorável sobre o local, recomendo sempre.

Um momento inesquecível:

Estava sentada nas escadarias do Museu de Arte da Catalunha no final da tarde, e um tecladista tocava músicas que são sucessos até hoje e o pessoal na escadaria aplaudia e dançava. Um clima festivo e de espera. A medida que o sol se punha, estávamos ansiosos , aguardando o espetáculo de som, luzes e água. E a cada instante, chegava gente, e mais gente e mais gente. Daí as 21h, começou o show. Era vibrante e maravilhoso ver aquela fonte imponente fazendo a multidão se alvoraçar. Depois, cada um tomava seu rumo. A bateria da máquina descarregou e não pude gravar, mas a minha mente ainda está cheia de boas memórias. Aqui deixo uma sugestão: chegue cedo na Font Monjuic, pois é muita, mas muita gente mesmo. Dê uma olhada no You Tube… Confira os dias e horários de funcionamento clique aqui.

Tem muita coisa boa neste enquadramento:
Fonte de Monjuic, Praça Espanha e montanha Tibidabo

 

Como você viu até aqui, Barcelona é uma cidade vibrante e por isso indico outros relatos com outras perspectivas sobre a  cidade:

Elizabeth Werneck – O que fazer na Barcelona de Gaudí: praias e festival de música
Alice pelo Mundo – O que fazer em Barcelona: roteiro de 3 dias

Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: InstagramFacebook, PinterestYoutube

RECEBA DICAS EXCLUSIVAS DE VIAGENS PELA BAHIA





Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome