Viagens de carro pela Bahia – as melhores opções de roteiro

0
264
viagens de carro pela bahia

Daqui a algum tempo, viajar vai requerer um bom planejamento que pode envolver fugir de aglomeração, economizar e curtir uma viagem do seu jeito. Por isso, neste post apresento opções de viagens de carro pela Bahia com roteiros acessíveis e que oferecem muito aprendizado sobre a cultura e os costumes da Bahia.

Viagens de carro pelo Litoral Norte

Saindo de Salvador, subimos a BA 099 (Estrada do Coco/Linha Verde) em busca de sossego e relax e nos deparamos com um vasto litoral de belas paisagens e uma grande vantagem: bem pertinho da capital. Desta forma, este é um trajeto que nem precisa de muito planejamento e assim, você pode parar onde quiser. Mas deixo uma sugestão, priorize locais pouco visitados e cheios de simplicidade, tais como:

Vila do Diogo (há campings)

Barra de Itacimirim (lado Mata de São João)

Barra da Siribinha

Já os locais mais visitados você já sabe: Praia do Forte, Imbassaí e Mangue Seco.

Quer esticar o passeio? Vá até Aracaju!

Cânions do São Francisco

Saindo de Salvador, pela BR 110, vamos até Paulo Afonso para conhecermos a história da construção da Chesf. Bem como, o desenvolvimento da cidade entorno da geração de energia. Logo após, partimos para o Cânion do Xingó, Piranhas, Penedo e Piaçabuçu onde é possível conhecer a foz do Rio São Francisco. Portanto, se você quer vivenciar a experiência nordestina em três estados numa viagem só, este é o roteiro certo!

Bahia + Sergipe +Alagoas na mesma viagem

Sertão da Bahia

Basta um final de semana para subirmos a BR 116 e vivenciarmos a história e beleza desta região. Primeiramente, um banho nas águas termais de Caldas do Jorro. Depois, uma aula sobre a Guerra de Canudos e por fim, avistamento das araras azul de lear. Embora o destaque deste roteiro seja o turismo cultural, a culinária do sertão é principal atração quando paramos na beira da BR 116 para comermos um bode assado em Jorrinho.

Caldas do Jorro

Parque Estadual de Canudos

Araras Azul de Lear

Não se esqueça do comércio de artigos de couro no povoado de Tracupá.

Viagens de carro pela Baía de Todos os Santos

Nestas viagens temos a oportunidade de vivenciarmos os costumes das comunidades pesqueiras do entorno da Baía de Todos os Santos. Além disso, as belezas naturais perpassam por águas cristalinas da Ilha dos Frades, praias tranquilas da Barra do Paraguaçu e a biodiversidade da Ilha de Itaparica. Mas sem planejamento sua experiência não será tão boa. Portanto, pra quê se arriscar em alta estação? Já agendou com o barqueiro pra fazer algum trajeto? Abaixo seguem algumas opções de passeios:

Volta a Ilha dos Frades de barco

Roteiro de 4 dias na Ilha de Itaparica

Barra do Paraguaçu

Vale do São Francisco

Esta região oferece bons vinhos, deliciosa carne de bode e belas paisagens, como Dunas do velho Chico que é um lugar resultado da ação do homem em busca do progresso. Mas também há passeios bem estruturados ofertados pela empresa Vapor do Vinho .

Roteiro alternativo pelo Vale do São Francisco

Bahia + Pernambuco + Piauí numa mesma viagem

Chapada Diamantina

Eis um destino inesgotável para viagens de carro pela Bahia. Podemos falar da Chapada Diamantina por anos a fio e sempre haverá algo novo a explorar. No entanto, desenvolva seu roteiro de acordo com seu grau de conhecimento da Chapada: primeira vez, segunda, terceira ou centésima vez. Mas fique atento a alguns pontos: não faça uma viagem rápida, contrate guia, tenha interesse pela história da Chapada Diamantina, conheça os nativos e tenha em mente que o simples é muito prazeroso.

Esta foi nossa primeira viagem de carro pela região: Roteiro de 5 dias: Ibicoara e Lençóis

Esta foi a última viagem pra Chapada Diamantina: Mucugê, Vila de Igatu e Rio de Contas (parte 1 e parte 2 )

Outros atrativos:

Mini pantanal Marimbus e piscinas do Rio Roncador

Trilha da Cachoeira do Sossego

Planejamento Vale do Pati

Viagens de carro pelo Baixo sul e Costa do Descobrimento

Um das melhores viagens de carro pela Bahia que fizemos , foi 13 dias pelo litoral do baixo sul onde saímos de Salvador e descemos pela BA 001. Daí, nossa primeira parada foi em Barra Grande (Península de Maraú), passamos por Itacaré, pernoitamos em Canavieiras e terminamos em Caraíva. Tudo por conta própria e bem planejado. Hoje, o que eu faria diferente é ir direto pro destino final e voltar parando, pois fica menos cansativo.

Roteiro de 13 dias pelo Litoral sul da Bahia

Oeste da Bahia e Chapada Norte

Um roteiro bem diferente que nos dá a oportunidade de conhecer a vida das comunidades ribeirinhas de Barra e Xique Xique e por fim, conhecer as belezas dos atrativos próximos a Morro do Chapéu. Para isso, basta seguir pela BA 052 ( famosa estrada do feijão) e atravessar o Rio São Francisco e por fim, chegar em Barra.

Oeste da Bahia: Barra + Xique Xique + Morro do Chapéu

Você acha que no “pós pandemia” esta será uma tendência de viagem? Será que apresentará menos risco de contaminação e transmissão do vírus?

Não deixe de ler este post sobre como planejar sua viagem:

Design thinking e viagem

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome