No primeiro dia da nossa viagem na Ilha de Creta, conhecemos as praias ao sul da Ilha, ou seja, as praias de Plakiás. Neste segundo dia, fomos conhecer a famosa Praia de Balos ou Balos Lagoon que fica depois de Kíssamos.
Como Chegar na Praia Balos
A Praia Balos estar a 1:40h de Chania e a 2:20h de Rethymno. No entanto, o trajeto não é complicado embora envolva uma estrada de terra.
Por isso é importante sair cedo. Saímos por volta de 7h da manhã de Rethymno, onde estávamos hospedadas, e fomos de carro pela E65 até Císsamos. Daí seguimos por uma estrada de terra até Balos Beach e assim, no total, gastamos quase 2:30h. Mas tanto o dono do hostel como algumas pessoas em Císsamos nos desaconselharam a ir de carro comum pois, segundo eles, para chegar até Balos Beach ou com carro traçado ou de barco saindo de Císsamos.
Mas eu já havia lido em alguns blogs que dava pra ir sim de carro comum até o estacionamento e que esse passeio de barco não é bom, por isso, seguimos nosso caminho.
Logo no início da estrada de terra há uma portaria onde cobra-se 1 euro por pessoa. A partir daí a velocidade máxima é 30-40km/h. Além disso, vamos beirando um precipício e é necessário atenção, mas nada assustador.
Como saímos cedo de Rethymno, éramos uma das primeiras a chegar ao estacionamento que por sinal é pequeno. Do estacionamento à Praia tem uma trilha que passa por um mirante com vista para a Praia de Balos.
Gente, é a coisa mais linda! Chorei!
Praia Balos ou Balos Lagoon
Continuamos a descer e depois de uns 15 minutos chegamos a Balos Beach. Passamos umas horinhas ali curtindo aquele lugar maravilhoso onde a estrutura é bem básica: uma barraca, algumas cadeiras para alugar e sombreiros.
Saímos da praia e já era mais de meio dia e a quantidade de carros enfileirados na estrada era absurda. Por isso, é importante chegar cedo para evitar tantos transtornos.
Almoço perto de Balos Beach – Gramboussa Restaurant
Olhando no Google Maps vi este restaurante próximo a praia Balos e fui ver os comentários. Só elogios. Então coloquei no roteiro e olha, zero arrependimento. O Gramboussa Restaurante é bonito (o banheiro nem se fala, todo de madeira), a comida muito boa e o atendimento muito simpático. A sobremesa são frutas (morango, maçã verde, kiwi, pêssego) que ficam a disposição do cliente e você pega o quanto quiser. Pra você ter ideia, a gente pegou frutas para o nosso terceiro dia de passeio para a Praia de Elafonisi, rsrs.
Assim recomendo muito este restaurante que tem uma decoração linda, uma vista super legal pra baía de Císsamos, uma comida saborosa e preço muito acessível (tudo isso que a gente comeu deu 23 euros).
Segue localização para você não se perder:
Na volta pra Rethymno passamos em Chania, mas isso fica para outro post.
VEJA TAMBÉM:
Como montar seu roteiro pela Europa
Praias de Plakiàs no sul da Ilha de Creta e almoço em Chora Sfakion
Conheça a praia de Elafonisi (a praia de areia rosa)
Como chegar na Ilha de Creta e onde alugar carro
Onde se hospedar na Ilha de Creta
O que ver em Chania na Ilha de Creta
O que ver em Rethymno na Ilha de Creta
As melhores comidas gregas na Ilha de Creta