Search
Close this search box.
Antigua Tasca de los Cuchilleiros – onde comer em San Telmo

Antigua Tasca de los Cuchilleiros – onde comer em San Telmo

Escrito por Vaneza Narciso | Publicado em:

A Antigua Tasca de los Cuchilleiros é um local para você experimentar uma deliciosa parrilla, mas também um espaço de encontro com a história de Buenos Aires.

Portanto, a Antiga Tasca de Cuchilleros, o casarão mais antigo de Buenos Aires, construído entre 1729 e 1730, não pode ficar de fora da nossa lista. Mantém a fachada como originalmente concebida e passou por um trabalho de restauração monumental realizado por uma equipe de arqueólogos.

Antigua Tasca de los Cuchilleiros

A frente da antiga casa remonta especificamente aos anos de 1730, como indicam suas paredes construídas com tijolos cozidos unidos com barro e palha, com vigas retas de madeira. Os tetos de tijolos são sustentados por vigas de quebracho e palmeira.

A fachada é mantida branqueada com cal, conforme era costume nos tempos coloniais. A janela da frente possui um arco abatido com grades simples, de seção quadrada. O telhado é de telhas, em duas águas, e a porta de entrada leva a um pátio posterior.

Adentramos e já percebemos que o lugar é agradável. O pátio está sombreado por uma parreira bem verdinha. Deixamos para trás uma San Telmo movimentada e viajamos no tempo através da decoração da Antigua Tasca de los Cuchilleiros. É possível visitar a parte subterrânea da casa, mas naquele dia a pessoa responsável pela visita não estava na Casa.

Além da arquitetura, este é um lugar repleto de história, incluindo relatos de amor, como o da filha do proprietário com um “payador” (poeta tocador de viola).

A casa, construída entre o final do século XVIII e o início do século XIX, guarda uma trágica história de amor. Margarita, filha do sargento Oliden, membro da Mazorca, apaixonou-se por Juan Cruz Cuello, indo contra os desejos de seu pai. Ela fugiu com seu amado, mas foram perseguidos por Ciriaco Cuitiño, o pretendente rejeitado. Margarita foi ferida e morreu na localidade de Luján.

Atualmente, o restaurante oferece uma deliciosa “parrilla” clássica, pastas e deliciosas empanadas fritas.

Pedimos uma parrilla clássica que veio acompanhada de batata frita e salada. Para beber, um bom vinho! O atendimento foi bom e o ambiente super agradável. Por isso, fiz um vídeo bem curtinho para você ter uma noção do lugar:

Aproveito para trazer a explicação da diferença sutil entre “parrilla” e “asado” na Argentina presente no site do restaurante Antigua Tasca de los Cuchilleiros:

Na Argentina, distingue-se o asado da parrillada segundo a variedade de cortes de carne grelhada. Um asado consiste em cortes de carne “básicos” (tiras de asado ou costelas, vazio, linguiça, e até mesmo entraña e morcilla); enquanto a parrillada, além desses, inclui “achuras” (vísceras do boi) e até mesmo algumas verduras grelhadas (batatas, milho, pimentões, etc.).

Por isso, o asado é mais comumente feito em casa, enquanto a parrillada é apreciada em restaurantes. Apesar dessas diferenças marcadas, às vezes se utiliza indistintamente “asado” ou “parrillada” para se referir a um churrasco caseiro (embora o termo “asado” seja muito mais comum); no entanto, ao ir a um restaurante, sempre se pede uma “parrillada”.

Sou muito grata ao casal Soraia e Carlos que me apresentaram este lugar maravilhoso.

Posts da série dessa viagem pela Argentina e Uruguay:

Qual moeda levar para Argentina e Uruguay
Livraria Grand Splendid El Ateneo
Museu de Arte Popular José Hernandez
Museu de Arte Latino-Americana MALBA
Rosedal de Palermo em Buenos Aires
Cemitério La Recoleta em Buenos Aires
Praça de Mayo em Buenos Aires
Sabores argentinos – minha lista afetiva
Cafe de los Angelitos
Olympo Sky Bar em Buenos Aires
Mercado San Telmo em Buenos Aires

Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: InstagramFacebook, PinterestYoutube

Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo .


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?