Talvez não sejam as melhores praias do Nordeste, mas estas são consideradas as melhores praias do melhor Subúrbio do Brasil.  Se você acha que é exagero meu, com certeza não conhece a página do Belezas do Subúrbio e nunca viu in loco os encantos do Subúrbio de Salvador


Nossa lista com as melhores praias do Subúrbio de Salvador é pequena, porém de qualidade, rsrs. Além das praias, tem indicação de locais para degustar uma boa moqueca, um caldinho de sururu ou simplesmente tomar uma cerveja gelada. Vamos lá:

Praia de Itacaranha


Fica localizada no bairro com o mesmo nome e o acesso é pela Rua José Bonifácio dos Santos. E a nossa indicação é o Bar de Hosaná, com o melhor caldo de Peguary do Subúrbio. Fica pertinho da Estação de trem de Itacaranha, de frente pro mar.

Bar de Hosaná   Foto: @edymaar

Praia de Tubarão


Fica localizada um pouco antes da Praia de São Tomé no bairro com o mesmo nome. O calçadão foi requalificado e a indicação é o Bar Pôr do Sol (esta é uma indicação de amigos que frequentemente estão por lá) que serve moquecas e tira gosto. E o nome do bar, sugere outra coisa: apreciar um lindo pôr do sol no Subúrbio de Salvador.

Orla de Tubarão

Um belo pôr do sol visto da Praia de Tubarão

Praia da Bacia


Poucos conhecem e o convite na verdade é para descobrirmos outro segredinho do Subúrbio, o Bar Cia , um bar de palha no Subúrbio de Salvador que possui uma escada para a Praia da Bacia, coisa exclusiva. A cerveja é servida geladíssima e o atendimento é nota dez. Fica pertinho da Estação Almeida Brandão, descendo a Ladeira do Mocotó no bairro de Plataforma. ( olhe no mapa abaixo que não vai ter errada)

Oxe, e cadê a praia de São Tomé de Paripe?  Oh, ela aqui:

“ah, isso é filtro …”
Vá lá ver se é filtro, vá! rsrs

Para você não se perder, confira a localização das praias e bares/restaurantes citados acima. Baixe em seu celular o mapa das melhores praias do Subúrbio de Salvador e vá atualizando a lista quando quiser. Dê o zoom máximo no mapa para ver a localização exata:


  • para evitar a multidão aos finais de semana, chegue cedo;
  • em dias de semana, evite locais ermos. Fique numa barraca e cuide de sua segurança;
  • verifique no site do INEMA acerca da balneabilidade das praias de Salvador (se elas estão próprias ou impróprias para banho);
  • em relação a segurança, sempre ande simples, sem objetos de valor e observe o ambiente ao redor. Caso se sinta inseguro, vá em grupo ou com alguém do bairro. Nas ocasiões em que estive no Subúrbio sempre vi policiamento nas praias;
  • como cidadão de bem, NÃO JOGUE LIXO NA PRAIA.
  • antes de criticar ou falar o que não conhece, utilize uma ferramenta do Google muito útil, o View Street, em que você “caminha” por qualquer rua mapeada do mundo:

Basta clicar na seta e  “caminhar”, com o mouse você direciona a imagem para qualquer lado.
As fotos e dicas deste post são do Anderson Simplício, salvo quando houver outra menção.

Siga o Vaneza com Z em:
O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *