Um passeio despretensioso pelo Recôncavo Baiano que pode ser uma opção de compras baratinhas e uma oportunidade de provar uma excelente moqueca.
Rio Subaé que atravessa a cidade de Santo Amaro da Purificação |
A região do Recôncavo baiano é bem extensa e composta de várias cidades entre elas: São Francisco do Conde, Santo Amaro da Purificação, Saubara, Bom Jesus, Cachoeira, São Félix e Muritiba. Em cada uma, você vai encontrar uma feira melhor que a outra de produtos alimentícios e roupas, geralmente aos sábados. Mas a feira mais bacana que eu conheço é a de Santo Amaro da Purificação que ocorre toda segunda.
Esta feira é bacana porque: tem produtos de qualidade e com preço bom |
Esta feira é bacana porque: representa o jeito baiano de ser, o vai vem dos transeuntes, a mistura de gente que vem de outras cidades da Bahia para vender na feira. |
Esta feira é bacana porque: acima de tudo, é realizada em uma das cidades mais importante historicamente para a Bahia. Foto: Praça 14 de Junho. |
Portanto, anote: toda segunda feira tem a feira de Santo Amaro. Quando puder, der uma chegadinha e tenho certeza que você vai gostar.
Em Santo Amaro você pode conhecer a Igreja Matriz da Purificação ( em reforma), o Convento do Humildes e provar a famosa maniçoba. Não sabe o que é? Bom, é a folha da mandioca triturada e cozida acompanhada de carne gorda e calabresa. Aqui na Bahia dizemos que é uma feijoada, em lugar do feijão, coloca-se as folhas.
Mas o lugar onde provamos uma excelente maniçoba é no Restaurante NN que fica na beira da estrada que vai para Cachoeira, num povoado chamado Pitinga. Não é difícil de achar não, tem umas barracas de frutas e caranguejo em frente. O restaurante fica num nível baixo da pista. É uma maniçoba de primeira qualidade e os donos, Sr Nego e Dona Nalva, são muito simpáticos.
Torre da Igreja do Rosário |
Logo, depois de curtir a feira e um pouco da cidade, vamos para o povoado de São Brás que fica a uns 10 km de Santo Amaro. Vale a pena ir até lá para saborear uma mariscada ou muqueca de peixe de comer rezando. Sempre vamos em Nando´s Bar. Comida boa. Preço bom. Ambiente familiar. Porém, outra opção, um pouco mais cara é o Frutos do Mar, frequentado por artistas e celebridades. Comida excelente!
Muqueca de peixe |
Se der tempo, pegue a estrada rumo às praias. Mas atenção: tem muito buraco na pista. Evite dirigir a noite. Algumas praias são: Cabuçu, Bom Jesus dos Pobres e Monte Cristo. Evite todas em alta temporada. É muita zuada e movimentação. Prefira os meses de Outubro, Novembro e Março. E cuidado com a segurança pois assaltos são frequentes.
Monte Cristo é mais distante e você vai precisar ir com tempo para fazer uma caminhada de 1 hora, ida e volta, pela areia saindo de Bom Jesus, eu falei desta caminhada aqui.
Nosso cantinho favorito |
Uma gostosa caminhada… |
Uma ave solitária desfrutando desta beleza… |
Em Cabuçu o dia termina assim… |
E aí você concorda? Ou acrescenta outras atrações imperdíveis?
7 comentários em “3 atrações imperdíveis no Recôncavo Baiano”
Van amei! Conferi a feira de segunda, comprei itens excelentes por um ótimo preço! Ta me devendo uma Cabuçu mais calma msm! Bjooo
Olá Nanda!
Realmente é uma feira que vale a pena conhecer.
Quando for a Santo Amaro confira os outros atrativos da cidade.
Minha dívida um dia pagarei… rsrs
Muito obrigada pela visita!
VaneZa, obrigada por ter postado a minha cidade no seu blog, por ter incluído ela como indicação para seus seguidores….Sobre Cabuçu… não boto, nem tiro, só digo que eis o mês ideal para visitar e conhecer essa linda paisagem….
VaneZa, o post de 10/10/2014, foi meu, Jamile Falcão.
Olá Jamile!
Receber um comentário de uma conhecedora da região é uma honra.
Em breve postarei sobre outras cidades do Recôncavo Baiano.
Vejo esta região com um grande potencial turístico e rica em sua diversidade e cultura.
Muito obrigada pela visita!
Sou frequentadora de Santo Amaro, pois trabalho lá. Muitos atrativos não só na sede, como nos distritos, com em Itapema, Cachoeira do Urubu, bares simples e comida boa de Acupe. Os eventos culturais Bembé, Lavagem e rodas de sambas lindíssimas.
Isso mesmo Flavia …
Muita cultura e muitas belezas naturais. Um local que merece nossa visita e cuidado.
Obrigada pelo seu comentário.