Um passeio despretensioso pelo Recôncavo Baiano que pode ser uma opção de compras baratinhas e uma oportunidade de provar uma excelente moqueca. 

Rio Subaé que atravessa a cidade de Santo Amaro da Purificação


A região do Recôncavo baiano é bem extensa e composta de várias cidades entre elas: São Francisco do Conde, Santo Amaro da Purificação, Saubara, Bom Jesus, Cachoeira, São Félix e Muritiba. Em cada uma, você vai encontrar uma feira melhor que a outra de produtos alimentícios e roupas, geralmente aos sábados. Mas a feira mais bacana que eu conheço é a de Santo Amaro da Purificação que ocorre toda segunda.

Esta feira é bacana porque: tem produtos de qualidade e com preço bom
Esta feira é bacana porque: representa o jeito baiano de ser, o vai vem dos transeuntes, a mistura de gente que vem de outras cidades da Bahia para vender na feira.
Esta feira é bacana porque: acima de tudo, é realizada em uma das cidades mais importante historicamente para a Bahia. Foto: Praça 14 de Junho.
Portanto, anote: toda segunda feira tem a feira de Santo Amaro. Quando puder, der uma chegadinha  e tenho certeza que você vai gostar.
Em Santo Amaro você pode conhecer a Igreja Matriz da Purificação ( em reforma), o Convento do Humildes e provar a famosa maniçoba. Não sabe o que é? Bom, é a folha da mandioca triturada e cozida acompanhada de carne gorda e calabresa. Aqui na Bahia dizemos que é uma feijoada, em lugar do feijão, coloca-se as folhas.
Mas o lugar onde provamos uma excelente maniçoba é no Restaurante NN que fica na beira da estrada que vai para Cachoeira, num povoado chamado Pitinga. Não é difícil de achar não, tem umas barracas de frutas e caranguejo em frente. O restaurante fica num nível baixo da pista. É uma maniçoba de primeira qualidade e os donos, Sr Nego e Dona Nalva, são muito simpáticos.




Torre da Igreja do Rosário
Logo, depois de curtir a feira e um pouco da cidade, vamos para o povoado de São Brás que fica a uns 10 km de Santo Amaro. Vale a pena ir até lá para saborear uma mariscada ou muqueca de peixe de comer rezando. Sempre vamos em Nando´s Bar. Comida boa. Preço bom. Ambiente familiar. Porém, outra opção, um pouco mais cara é o Frutos do Mar, frequentado por artistas e celebridades. Comida excelente!
Muqueca de peixe
Se der tempo, pegue a estrada rumo às praias. Mas atenção: tem muito buraco na pista. Evite dirigir a noite.  Algumas praias são: Cabuçu, Bom Jesus dos Pobres e Monte Cristo. Evite todas em alta temporada. É muita zuada e movimentação. Prefira os meses de Outubro, Novembro e Março. E cuidado com a segurança pois assaltos são frequentes. 
Monte Cristo é  mais distante e você vai precisar ir com tempo para fazer uma caminhada de 1 hora, ida e volta, pela areia saindo de Bom Jesus, eu falei desta caminhada aqui.
 







Nosso cantinho favorito


Uma gostosa caminhada…
Uma ave solitária desfrutando desta beleza…

Em Cabuçu o dia termina assim…
E aí você concorda? Ou acrescenta outras atrações imperdíveis? 

Comentários

  1. VaneZa, obrigada por ter postado a minha cidade no seu blog, por ter incluído ela como indicação para seus seguidores….Sobre Cabuçu… não boto, nem tiro, só digo que eis o mês ideal para visitar e conhecer essa linda paisagem….

    1. Olá Jamile!

      Receber um comentário de uma conhecedora da região é uma honra.
      Em breve postarei sobre outras cidades do Recôncavo Baiano.
      Vejo esta região com um grande potencial turístico e rica em sua diversidade e cultura.

      Muito obrigada pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *