Este texto é uma belíssima contribuição da minha amiga Fernanda Cerqueira e do Edvaldo Borges.
Sou apaixonada por praias, por isso aproveitei minha estadia no extremo sul da Bahia para conhecer esse paraíso chamado
Abrolhos.
Considerado um dos cenários mais lindo do mundo! |
Para chegar lá a melhor opção é ir para Caravelas que fica a 870 km de Salvador. Em Caravelas existem algumas operadoras de turismo que realizam passeios para Abrolhos, eu escolhi o bate e volta da Horizonte Aberto catamarãs e gostei muito do serviço prestado. As saídas ficam sujeitas a formação de no máximo 25 pessoas por embarcação e é necessário fazer uma pré-reserva da vaga que é confirmado quando atinge o número mínimo de pessoas. O passeio inclui lanche e almoço mais kit básico de mergulho (nadadeiras, máscara e snorkel).
A embarcação sai às 7:00h da manhã do porto de Caravelas e leva umas 3h para chegar em Abrolhos, mas como é época de baleias jubarte o percurso é feito em aproximadamente 3h ou 4h por que paramos para avistamento das baleias. Logo nas primeiras horas de viagem a impressão é de que não vai aparecer baleias por que não há nenhum sinal delas no mar, só depois de umas 2h e meia de navegação começamos a avistar as primeiras bem de longe e aí começa a aparecer os grupos com 4,5,6 baleias navegando no mar.
Depois que avistamos as primeiras o barco seguiu em direção a elas e ficamos bem próximos de um grupo, mas elas estavam tímidas e não quiseram se exibir com suas piruetas no ar, mas todos nós já estávamos contentes em apenas vê-las tão pertinho. Foi uma emoção enorme ver aqueles mamíferos gigantes que pesam toneladas próximo do barco.
Pura emoção |
Ilha Siriba |
Reduto do atobás branco |
Faz parte do pacote uma caminhada na ilha Siriba, é bem curto o percurso, a visita é programada e monitorada por voluntários do projeto ICMBio e a caminhada é feita ao redor da ilha não podemos percorrer por dentro da ilha para preservar o meio ambiente. Nessa ilha a principal atração são os atobás brancos, espécie mais comum no local e são aves que parece não se incomodar com os turistas, chegamos próximos delas e não estavam nem um pouco preocupadas com a nossa invasão, mas segundo a guia não é recomendável chegar muito perto para não levar uma bicada das aves.
Atobás, pêlo de algodão |
Grazina e seus ninhos |
Quem ainda não conhece esse paraíso sugiro que tenha essa experiência única.
Obs.: Agradeço imensamente a Fernanda Cerqueira pelo excelente relato e a Edvaldo Borges pelas fotos.
Créditos das fotos: Fernanda Cerqueira e Edvaldo Borges.
INFORMAÇÕES SOBRE O PASSEIO (valores e horários)
Empresa de Turismo: Horizonte aberto http://www.horizonteaberto.com.br/
O conteúdo deste post foi uma escolha do Vaneza com Z devido a relevância do assunto sem nenhuma parceria com as empresa e/ou serviços citados no texto.