Na minha opinião, a melhor localização é na orla de Atalaia. Nesta região você estará perto de tudo e poderá caminhar tranquilo pelo calçadão da orla. Confira algumas opções no site Booking :
Ficamos no Aju Hostel. Bom, bonito e barato. Excelente localização e atendimento simpático. Café cobrado a parte, mas bem diversificado. Confira as avaliações de outros viajantes que passaram por lá:
Chegamos em Aracaju a tarde saindo de Penedo. Pedimos uma galinha capoeira num dos restaurantes da SE 100 e seguimos para a capital. Estrada boa e trajeto tranquilo.
Dia 1
Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco
Este é o centro de abastecimento da capital sergipana e que foi reformado em 2000. O projeto de restauração foi elaborado pela sergipana Ana Libório como resultado da sua tese de especialização realizada na Bahia. Este era o antigo Mercado Albano Franco.
Encontramos tudo organizado e limpo e muito barato. Compramos as castanhas do pará mais barata que já vi, por vinte e oito reais o quilo. Nem no Pará encontrei castanhas tão baratas assim. Aproveitamos para refrescar a garganta com uma boa água de coco, também bem baratinha, por um real. Em frente a este mercado, encontramos o de artesanato.
Mercado de Artesanato Thales Ferraz
Entramos por uma das lojas que formam parte do prédio que foi construído em 1948 e chegamos a uma espécie de praça cercada por loja e um restaurante que tocava música ao vivo no ritmo de forró. Era a trilha sonora do momento de descontração e reconhecimento do que queríamos levar.
Seguimos pelos corredores do Mercado e nos deslumbramos com tamanha criatividade e diversidade de produtos. Confesso que o Mercado de Artesanato de Aracaju é melhor que o Mercado Modelo. E o que nos deixou mais admirada, foi encontrarmos uma loja de telas com pinturas belíssimas de artistas sergipanos. O vendedor explicava tudo com calma e mostrava as telas com tamanha paciência. E os preços? Baratíssimo! Telas de 90×70 custando 150 reais.
Museu da Gente Sergipana
Excelente apresentação da cultura sergipana. Interativo e com visita guiada, serve para toda família. Aprendemos desde a gastronomia até os ecossistemas que existem no Estado de Sergipe. Fica em frente ao mar onde há uma espaço cultural ao ar livre com representações de bonecos enormes. Vale muito a pena visitar tanto o Museu como o espaço em frente.
Endereço: Av. Ivo do Prado, 398 – Centro, Aracaju – SE, 49010-050
Horário funcionamento: Terça a Sexta das 10-16h, Sábado, Domingo e Feriado das 10-15h
Telefone:(79) 3218-1551
Ainda falando de memórias, sugiro a visitação ao Cemitério dos Náufragos em Sergipe que conta a história dos que morreram na Segunda Guerra e o blog Memórias de Viagens fez um excelente relato.
Orla de Atalaia
A orla mais bonita do Brasil oferece vários atrativos, entre eles: Passarela do Artesanato, Monumento, Arcos de Atalaia, Caranguejo gigante, Lagoa , tapiocarias, casa de show e as passarelas com acesso ao mar. Além dos inúmeros restaurantes que vendem em sua maioria, frutos do mar. Há policiamento constante e excelente iluminação.
Oceanário Projeto Tamar
Este é o
primeiro oceanário do Nordeste e o quinto do Brasil. É menor que o da Praia do Forte e mais barato também (R$ 20). No entanto, a qualidade das explicações e o conhecimento que adquirimos é muito bom. A mensagem do projeto Tamar é muito clara: os seres humanos são responsáveis pelo meio ambiente. Atitudes simples, ajudam a preservar as espécies de tartarugas que há uns 15 anos estavam em risco de desaparecimento. Ao final da visita, vale passar na lojinha e buscar produtos em promoção.
Na parte da tarde há alimentação de tubarões e você pode acompanhar o processo. Se você visitar o Projeto pela manhã, receberá um carimbo e poderá voltar a tarde para ver a alimentação dos tubarões sem precisar pagar nada. Se você se hospedar no Aju Hostel tem direito a uma entrada gratuita. Os demais acompanhantes pagam meia entrada.
Avenida Santos Dumont, 1010, Atalaia.
Tel: (79) 3243-3214 / 6126
e-mail: oceamar@tamar.org.br
Funciona diariamente das 09:00 às 21:00.
Praia de Mosqueiros
Há quem critique as praias sergipanas, seja por causa da cor do mar ou pela extensão da faixa de areia. Como não conheço muitas, vou elogiar a que eu fui e amei! Meus pais visitaram esta praia e gostaram muito, então resolvemos voltar e ficamos na Barraca e Restaurante Moqueca Alagoana. Passamos o dia lá e vimos a maré subindo lentamente e curtimos aquela brisa maravilhosa. Minha mãe gosta muito do medalhão, pedaços de frango ou carne enrolados no bacon, e há várias barraquinhas que vendem batata frita, acarajé e outros petisco.
As melhores praias de Aracaju segundo o TripAdvisor: Praia Cueira, Praia do Saco, Praia de Abaís, Praia de Pirambu, Praia de Aruana
Orla Pôr do Sol
O nome já diz tudo e é uma excelente opção para curtir o sol se pôr acompanhado do visual do rio Vaza Barris que nasce na Bahia e deságua em Mosqueiro (SE). A orla é bem organizada, limpa e arrumada. Tem uns barzinhos com música ao vivo. Como ficamos apenas para ver o pôr do sol, não sei como é o ambiente a noite. É desta orla que saem os barcos que fazem o passeio
Crôa do Goré e
Ilha dos Namorados que deve ser visitada observando a tábua da maré pois acredito que não vale a pena ir quando a maré já está muito alta.
Lagoa dos TambaquisEste lugar é bem afastado de Aracaju, na verdade fica em Estância, na SE 100 , em direção a Linha Verde (BA 099). Na beira da estrada há várias placas indicando “Lagoa dos Tambaquis” e se você chegar bem cedo, umas 10h, vai ver a água bem clarinha e os tambaquis passeando para lá e para cá e você pode tomar banho junto deles. São vários restaurantes que dão acesso a lagoa de água clara e areia branca. Nós apenas passamos para ver o lugar e achei bem interessante.
Para quem mora em Salvador, Aracaju fica ali e dá muito bem pra fazer uma viagem de final de semana ou aproveitar o verão gastando pouco e curtindo muito. E de Aracaju dá pra ir pra onde? Seguem algumas sugestões de bate volta a partir de Aracaju:
Mangue Seco
Praia do Saco
São Cristovão
Laranjeiras
Para esticar a viagem:
Bahia
Barra de Siribinha
Barra do Itariri
Imbassaí
Diogo
Praia do Forte
e quem sabe chegar até Salvador, rsrs.
Alagoas
Sergipe
Canindé do São Francisco
Agências de turismo receptivo em Aracaju:
E como sempre um mapinha para você se situar e baixar em seu celular:
Confira outros posts:
- de Salvador até Caraíva de carro: Itacaré, Canavieiras, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda.
- de Salvador até Recife descendo pelo Litoral de carro: Maragogi, Barra do Santo Antônio, Maceió, Aracaju.
- de Salvador até Sertão Baiano de carro: Caldas do Jorro, Euclides da Cunha, Canudos
- de Salvador à Chapada Diamantina de carro: Ibicoara . Lençóis, Palmeiras, Mucugê, etc.
- de Salvador ao Oeste da Bahia: Ibotirama, Barra, Xique Xique e Morro do Chapéu
- de Salvador à Foz do Rio São Francisco: Paulo Afonso, Piranhas, Penedo, Piaçabuçu e Aracaju;
Siga o Vaneza com Z em:
O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.