Aracaju tem a fama de possui a orla mais bonita do Brasil, a orla de Atalaia. E não  é propaganda enganosa não. De fato, esta é a segunda vez que passamos por aqui e a cidade não decepciona. Com facilidade de acesso e atrativos para todo gosto, Aracaju tem o melhor custo benefício para sua viagem ao litoral do Nordeste, principalmente se você mora em Salvador. Curta as belezas de Aracaju em dois dias de passeio.
orla de atalaia

Como Chegar em Aracaju

saindo de Piranhas – a 210 km , leva-se 4h de viagem. Não há transporte público entre estas duas cidades e talvez haja transporte alternativo. Verifique na rodoviária de Aracaju.
saindo de Macéio – a 280 km, leva-se 4:30h. De ônibus pelas empresas Rota e Real Alagoas leva-se 5:30h.

saindo de Salvador – a 330 km leva-se 5h de viagem. De ônibus pela empresa Rota e Águia Branca, leva-se 5:15 h.

Aeroporto Internacional Santa Maria – fica a 13 minutos da Orla de Atalaia.
Rodoviária Rollemberg Leite – fica a 15 minutos da Orla . Telefone:(79) 3238-3900.
Recomendo que você alugue um carro, pois é barato e permite explorar mais a região e quem sabe ir até Piranhas e fazer dois passeios sensacionais:

Onde se hospedar em Aracaju

Na minha opinião, a melhor localização é na orla de Atalaia. Nesta região você estará perto de tudo e poderá caminhar tranquilo pelo calçadão da orla. Confira algumas opções no site Booking :



Ficamos no Aju Hostel. Bom, bonito e barato. Excelente localização e atendimento simpático. Café cobrado a parte, mas bem diversificado. Confira as avaliações de outros viajantes que passaram por lá:

O que ver em dois dias em Aracaju

Chegamos em Aracaju a tarde saindo de Penedo. Pedimos uma galinha capoeira num dos restaurantes da SE 100 e seguimos para a capital. Estrada boa e trajeto tranquilo. 
Dia 1 
Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco
Este é o centro de abastecimento da capital sergipana e que foi reformado em 2000. O projeto de restauração foi elaborado pela sergipana Ana Libório como resultado da sua tese de especialização realizada na Bahia. Este era o antigo Mercado Albano Franco.

mercado municipal aracaju

mercado municipal aracaju

mercado municipal aracaju

mercado municipal

mercado municipal aracaju

Encontramos tudo organizado e limpo e muito barato. Compramos as castanhas do pará mais barata que já vi, por vinte e oito reais o quilo. Nem no Pará encontrei castanhas tão baratas assim. Aproveitamos para refrescar a garganta com uma boa água de coco, também bem baratinha, por um real. Em frente a este mercado, encontramos o de artesanato.
Mercado de Artesanato Thales Ferraz
Entramos por uma das lojas que formam parte do prédio que foi construído em 1948 e chegamos a uma espécie de praça cercada por loja e um restaurante que tocava música ao vivo no ritmo de forró. Era a trilha sonora do momento de descontração e reconhecimento do que queríamos levar.
mercado de artesanato aracaju

mercado de artesanato aracaju

mercado artesanato

Seguimos pelos corredores do Mercado e nos deslumbramos com tamanha criatividade e diversidade de produtos. Confesso que o Mercado de Artesanato de Aracaju é melhor que o Mercado Modelo.  E o que nos deixou mais admirada, foi encontrarmos uma loja de telas com pinturas belíssimas de artistas sergipanos. O vendedor explicava tudo com calma e mostrava as telas com tamanha paciência. E os preços? Baratíssimo! Telas de 90×70 custando 150 reais.
Museu da Gente Sergipana
Excelente apresentação da cultura sergipana. Interativo e com visita guiada, serve para toda família. Aprendemos desde a gastronomia até os ecossistemas que existem no Estado de Sergipe. Fica em frente ao mar onde há uma espaço cultural ao ar livre com representações de bonecos enormes. Vale muito a pena visitar tanto o Museu como o espaço em frente.

museu da gente sergipana

museu da gente sergipana

museu da gente sergipana

museu da gente sergipana

Endereço: Av. Ivo do Prado, 398 – Centro, Aracaju – SE, 49010-050
Horário funcionamento: Terça a Sexta das 10-16h, Sábado, Domingo e Feriado das 10-15h
Telefone:(79) 3218-1551

museu da gente sergipana

Orla de Atalaia
A orla mais bonita do Brasil oferece vários atrativos, entre eles: Passarela do Artesanato, Monumento, Arcos de Atalaia, Caranguejo gigante, Lagoa , tapiocarias, casa de show e as passarelas com acesso ao mar. Além dos inúmeros restaurantes que vendem em sua maioria, frutos do mar. Há policiamento constante e excelente iluminação.

orla de atalaia

orla de atalaia

orla de atalaia

orla de atalaia

orla de atalaia





Dia 2

Oceanário Projeto Tamar
Este é o primeiro oceanário do Nordeste e o quinto do Brasil. É menor que o da Praia do Forte e mais barato também (R$ 20). No entanto, a qualidade das explicações e o conhecimento que adquirimos é muito bom. A mensagem do projeto Tamar é muito clara: os seres humanos são responsáveis pelo meio ambiente. Atitudes simples, ajudam a preservar as espécies de tartarugas que há uns 15 anos estavam em risco de desaparecimento. Ao final da visita, vale passar na lojinha e buscar produtos em promoção.

projeto tamar oceanario

projeto tamar oceanario

Na parte da tarde há alimentação de tubarões e você pode acompanhar o processo. Se você visitar o Projeto pela manhã, receberá um carimbo e poderá voltar a tarde para ver a alimentação dos tubarões sem precisar pagar nada. Se você se hospedar no Aju Hostel tem direito a uma entrada gratuita. Os demais acompanhantes pagam meia entrada.

Avenida Santos Dumont, 1010, Atalaia.
Tel: (79) 3243-3214 / 6126
e-mail: oceamar@tamar.org.br
Funciona diariamente das 09:00 às 21:00.

Praia de Mosqueiros 

Há quem critique as praias sergipanas, seja por causa da cor do mar ou pela extensão da faixa de areia. Como não conheço muitas, vou elogiar a que eu fui e amei! Meus pais visitaram esta praia e gostaram muito, então resolvemos voltar e ficamos na Barraca e Restaurante Moqueca Alagoana. Passamos o dia lá e vimos a maré subindo lentamente e curtimos aquela brisa maravilhosa. Minha mãe gosta muito do medalhão, pedaços de frango ou carne enrolados no bacon, e há várias barraquinhas que vendem batata frita, acarajé e outros petisco. 

praia mosqueiro

As melhores praias de Aracaju segundo o TripAdvisor: Praia Cueira, Praia do Saco, Praia de Abaís, Praia de Pirambu, Praia de Aruana
Orla Pôr do Sol

O nome já diz tudo e é uma excelente opção para curtir o sol se pôr acompanhado do visual do rio Vaza Barris que nasce na Bahia e deságua em Mosqueiro (SE). A orla é bem organizada, limpa e arrumada. Tem uns barzinhos com música ao vivo. Como ficamos apenas para ver o pôr do sol, não sei como é o ambiente a noite. É desta orla que saem os barcos que fazem o passeio Crôa do Goré e Ilha dos Namorados que deve ser visitada observando a tábua da maré pois acredito que não vale a pena ir quando a maré já está muito alta.

orla do por do sol

orla do por do sol

orla por do sol
Lagoa dos Tambaquis

Este lugar é bem afastado de Aracaju, na verdade fica em Estância, na SE 100 , em direção a Linha Verde (BA 099). Na beira da estrada há várias placas indicando “Lagoa dos Tambaquis” e se você chegar bem cedo, umas 10h, vai ver a água bem clarinha e os tambaquis passeando para lá e para cá e você pode tomar banho junto deles. São vários restaurantes que dão acesso a lagoa de água clara e areia branca. Nós apenas passamos para ver o lugar e achei bem interessante. 

lagoa dos tambaquis
Para quem mora em Salvador, Aracaju fica ali e dá muito bem pra fazer uma viagem de final de semana ou  aproveitar o verão gastando pouco e curtindo muito. E de Aracaju dá pra ir pra onde? Seguem algumas sugestões de bate volta a partir de Aracaju:
Mangue Seco
Praia do Saco
São Cristovão
Laranjeiras
Para esticar a viagem:
Bahia
Barra de Siribinha
Barra do Itariri
Imbassaí
Diogo
Praia do Forte
e quem sabe chegar até Salvador, rsrs.
Alagoas
Sergipe
Canindé do São Francisco
Agências de turismo receptivo em Aracaju:

E como sempre um mapinha para você se situar e baixar em seu celular:





Confira outros posts:

  • de Salvador até Caraíva de carro: Itacaré, Canavieiras, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda.
  • de Salvador até Recife descendo pelo Litoral de carro: Maragogi, Barra do Santo Antônio, Maceió, Aracaju.
  • de Salvador até Sertão Baiano de carro: Caldas do Jorro, Euclides da Cunha, Canudos
  • de Salvador à Chapada Diamantina de carro: Ibicoara . Lençóis, Palmeiras, Mucugê, etc.
  • de Salvador ao Oeste da Bahia: Ibotirama, Barra, Xique Xique e Morro do Chapéu
  • de Salvador à Foz do Rio São Francisco: Paulo Afonso, Piranhas, Penedo, Piaçabuçu e Aracaju;



  • Siga o Vaneza com Z em:

    O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *