Uma região de Salvador que é abraçada pelas águas da Baía de Todos os Santos e forma a Península de Itapagipe, sem dúvida, nos proporciona um belo passeio. Mas o que fazer na Cidade Baixa de Salvador? Pois bem, neste post você vai encontrar algumas ideias de passeio incluindo onde comer.
O que fazer na Cidade Baixa de Salvador – onde comer
Embora a maioria das opções estejam na Ribeira, não podemos deixar de lado o Subúrbio Ferroviário. Por isso, as opções abaixo incluem esta região vizinha.
Cabana do Camarão – fica na Avenida Suburbana no bairro de Itacaranha.
Boca de Galinha – fica ao lado da estação de trem Almeida Brandão, mas para chegar saindo da Ribeira, pegue o barco.
Encantos da Maré – fica na Avenida Beira Mar e a vista pro mar é um detalhe.
Recanto da Lua Cheia – fica na Rua da Pedra Furada, espaço amplo e vista pro mar.
Sorveteria Real (Museu do Sorvete) – falaremos deste mais abaixo.
Sorveteria da Ribeira – a famosa sorveteria que é o destino das famílias no final de tarde de domingo.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Sorveteria da Ribeira (@sorveteriadaribeira) em
O que ver na Cidade Baixa
O destaque neste região é a bela paisagem emoldurada pela Baía de Todos os Santos, além de algumas peculiaridades que merecem nossa atenção.
Travessia de barco Plataforma/Ribeira
Se você vai até a Ribeira e quer almoçar no Boca de Galinha, pode aproveitar e fazer este passeio que custa baratinho, visto que, é o meio de transporte da população local.
Artista plástico Prentice
Ele trabalha com pintura em azulejos há mais de 60 anos, no entanto, vai além e dá 200 anos de garantia em seu trabalho. Com simpatia, ele mostra seus equipamentos de trabalho e com orgulho, conta que suas obras estão espalhadas pelo mundo:Marrocos, Áustria, Tunísia e etc. A casa de sr Prentice fica ao lado do recém reformado Museu do Sorvete.
Museu do Sorvete
Este “museu” funciona no restaurado casarão Solar Amado Bahia e serve também como espaço cultural. Ao lado do museu, funciona a sorveteria em que o visitante pode escolher seu sorvete entre tantos sabores.
Orla da Ribeira
Caminhar pela orla da Ribeira, nos permite apreciar sua vista e pensar em sua história. Mas por que o nome Ribeira? O nome origina se da Ribeira das Naus, na bacia do Tejo em Lisboa, local de grandes estaleiros para reparação e construção de embarcações. Devido as características geográficas, mar tranquilo e reentrâncias os portugueses construíram vários estaleiros na Enseada dos Tainheiros. Portanto, Ribeira é sinônimo de estaleiro.
Forte de Mont Serrat
Sua construção foi concluída em 1742 no governo do vice-rei D. André de Melo e Castro. Durante a Sabinada (1837-1838), foi ocupado pelos revoltosos. Foi visitado em 1859 pelo Imperador Pedro II do Brasil. Em seguida, desde o Forte, temos uma vista panorâmica da praia da Boa Viagem.
Igreja de Mont Serrat
Simples e recatada esta Igreja tem sua fundação histórica um pouco controversa. Ora foi construída pela família Garcia d’Ávila. Ora por um militar espanhol. Além disso, não se sabe ao certo se foi doada aos beneditinos pela família Gracia d’Ávila ou pelo governo da época.
Outros locais de interesse do visitante: Igreja da Penha e Igreja do Bomfim.
Pôr do sol na Cidade Baixa de Salvador
Se você quer apreciar um belo pôr do sol na Cidade Baixa, então seguem duas dicas.
Procure um lugar entre a Igreja da Penha e a Praia do Bogary
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Vaneza com Z blog de Viagens (@vanezacomz.viagens) em
Mas, para mim, o melhor pôr do sol da cidade é na Ponta do Humaitá.
Portanto, se você quer evitar aglomeração, não vá aos finais de semana e feriado. Se possível, vá aos restaurantes logo cedo, assim que abrem as portas. Por fim, cuide da segurança e saúde de todos com você.
VEJA TAMBÉM:
Conheça Morro do Chapéu na Chapada Diamantina
Faça seu planejamento para visitar o Vale do Pati
O que fazer de graça em Salvador