Roteiro 5 dias Chapada Diamantina – Ibicoara e Lençóis

0
133
roteiro 5 dias chapada diamantina

Se você quer fugir de aglomeração e desfrutar do melhor da Chapada Diamantina junto com sua família, então este roteiro de 5 dias Chapada Diamantina é pra você. Acrescente ao roteiro um pouco de adrenalina ao fazer a trilha da Fumacinha que na minha humilde opinião é a cachoeira mais bonita da Chapada. Assim, neste roteiro de carro, confira aqui onde ficar, o que ver e onde comer.

Dia 1 – saída de Salvador com chegada em Ibicoara

O trajeto totaliza 560 km e é feito pela BR324 e BR242 (via Ipirá) e depois pela BA142. Você pode programar uma parada para almoço em Mucugê no Restaurante da Dona Nenna (imperdível) e aproveita para conhecer alguns atrativos da cidade, entre eles, o Cemitério Bizantino, bem na beira da estrada.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vaneza com Z blog de Viagens (@vanezacomz.viagens) em

Dia 2- Trilha da Fumacinha

Embora esta cachoeira localiza-se em Mucugê, o acesso por baixo, é via Ibicoara. Além disso, o trajeto é longo e difícil, assim é a primeira atividade do roteiro. Por isso, é importante sair de Ibicoara as 6h da manhã para estarmos na Cachoeira as 12h e ver o raio de sol entrando pela fenda da gruta que proporciona um efeito incrível.

roteiro 5 dias chapada diamantina

Em seguida, o trajeto é feito de carro (1h mais ou menos) e depois trilhando (3:30h) subindo e descendo pedras atravessando o leito seco do rio (depende da época de chuvas) entre dois paredões de pedra (cânion) até chegarmos onde estes dois paredões se unem e formam uma gruta, e nesta gruta (um grande salão na rocha) despenca uma cachoeira belíssima. Portanto, todo esforço vale a pena!

Confira neste post a trilha completa: Trilha da Fumacinha

Hospedagem indicada: Pousada Ibicoara (+55 77 3413.2276)

Dia 3 – Cachoeira do Buracão

Desta vez, não precisamos madrugar. Após um bom café da manhã, saímos por volta das 8h da manhã e o trajeto é feito de carro até a entrada da trilha até a cachoeira. Mas o acesso só é permitido com acompanhamento de guia local, ou seja, com guia da cidade de Ibicoara. Há uns 5 anos pagamos 5 reais por pessoa para entrarmos na propriedade em que fica a Cachoeira do Buracão.

roteiro 5 dias chapada diamantina
Cachoeira do Buracão vista de cima                                                                              Foto: Márcio Ribeiro

Daí, seguimos por uma trilha bem fácil que vai margeando o rio e então nos deparamos com aquela maravilha da natureza. Para mim, o diferencial da Cachoeira do Buracão é a localização entre as rochas que da o formato de um buraco e confere um ar intimista algo bem especial que eu não sei explicar direito. Passe fotos e confira:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por MÁRCIO RIBEIRO (@guiamarcioribeiro) em

Confira neste post a trilha completa: Trilha do Buracão

Contratamos o guia João para fazer a trilha da Fumacinha e do Buracão: + 55 77 99131.8280/ 98116.3211. O João tem hospedagem também.

ACVIB (Associação dos guias de Ibicoara): + 5577 3413.2048

Dia 4- Lençóis

Saímos de Ibicoara e voltamos por boa parte do trajeto de chegada, mas agora estamos rumo a capital da Chapada Diamantina. Porém, se for a primeira vez na Chapada, sugiro que troque Lençóis por Mucugê e/ou Andaraí e conheça alguns dos atrativos próximos, tais como, Pantanal Marimbus e piscinas do Rio Roncador ou Vila de Igatu.

Em Lençóis, a primeira coisa que fazemos é recorrer a cidade, entrando e saindo pelos becos até encontramos um local para comer e beber. Depois, vamos explorar atrações próximas a cidade, como o Parque Muritiba que inclui as piscinas do Serrano, Poço Harley, Cachoeira da Primavera, Mirante de Lençóis e Cachoeirinha, e finalizamos com um belo pôr do sol no Morro do Pai Inácio.

Guia indicado: Márcio Ribeiro

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por MÁRCIO RIBEIRO (@guiamarcioribeiro) em

Dia 5 – retorno a Salvador

Que pena que o roteiro 5 dias Chapada Diamantina acabou, mas a vontade de viajar pela Bahia não! Então, confira outros destinos baianos que fogem do lugar comum e evite aglomerações.

Caso queira saber onde comer e onde se hospedar na Chapada Diamantina, clique aqui e saiba mais.

VEJA TAMBÉM:

Vale do Pati – planejamento

Vale do Pati em 3 dias

Morro do Chapéu na Chapada  Norte

Rio de Contas – o início da Chapada Diamantina

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome