Veja como meu colega de trabalho, Marcosuel Sousa, desenvolveu sua paixão pela corrida:
Marcosuel e sua esposa Daniela, companheira de corrida. |
“O fato é que me tornei adepto da corrida de rua, em maio do ano passado (2011) coloquei em prática este que era um desejo antigo, o que antes não passava de mera vontade. Sempre admirei quem praticava o esporte, principalmente os amadores, aqueles que correm por superação pessoal, por prazer, dedicação, bem estar físico e mental totalmente desprovido da gana de alcançar o podium…
A minha meta era melhorar naquilo que estava fazendo a cada dia, e assim, criei uma meta pessoal, terminar o ano correndo no mínimo 3 provas de 10 km e em pelo menos uma prova terminar a corrida em menos de 1 hora, para mim era um desafio e tanto. Consegui realizá-lo em novembro. Agora a meta será uma participação em uma meia-maratona (21 KM)…
Eu achava que correr era apenas colocar uma roupa, leve e confortável, um tênis qualquer e sair por aí desbravando as ruas, e, não é bem assim! Tudo tem sua metodologia e procedimento, que devem ser respeitados e isso faz uma grande diferença em todo o contexto…
E o que tem a ver este meu novo hobby, vamos dizer assim, com o propósito do Blog? Respondo: TUDO. A experiência vivida através da corrida, me fez refletir, sobre nossas potencialidades e limites, proporcionando um conhecimento intrapessoal ainda maior.”
E o que Marcosuel aprendeu com as corridas?
1) inicie hoje aquilo que você sempre quis fazer, não crie obstáculos a você mesmo.
2) não culpe a falta de tempo, tempo é questão de preferência.
3) busque sempre melhorar naquilo que está fazendo.
4) treine, planeje, busque orientação e a forma correta de concretizar seu objetivo.
5) ser competitivo é buscar fazer sempre o melhor, e não fazer sempre o melhor do que quem “corre” ao seu lado! ou seja, preocupe-se em melhorar como profissional a cada dia e ter a consciência que fez tudo para fazer melhor hoje do que foi feito ontem.
Para ler o post completo do Marcosuel clique aqui.
Maravilhoso, não é?
E quando juntamos as belezas da Bahia com o prazer de correr? Pois bem, confira algumas destas corridas que são realizadas anualmente:
Caixa Wine Run – este circuito passa por vinícolas do Vale do São Francisco
2ª Corrida Santiago de Compostela– Salvador
43ª Corrida Duque de Caxias – Salvador, 16/08/2015
19ª Corrida dos Bancários – Salvador, 23/08/2015
Triathlon de Ilhéus – Ilhéus, 7/01/2015
V Volta ao Parque de Pituaçu – Salvador
Maratour Club Med Itaparica – maratona aquática, Itaparica, 21-23/08/2015
Paradise Run – Morro de São Paulo – 26,27/09/2015
Meia Maratona Shopping da Bahia Farol a Farol– Salvador, 04/10/2015
3ª Maratona da Bahia – Salvador, 25/10/2015
Summer Run – Club Med Itaparica, 5-8/12/2015
Track&Field Run Series – Salvador, 29/11/2015
Foto retirada do site da organizadora do evento |
Foto: Fábio Barbosa |
Para saber detalhes de cada evento clique sobre o nome. As corridas Wine Run, Farol a Farol, Paradise Run, Summer Run e DAventura tem um forte apelo turístico e possuem etapas de 5,10 e 21km.
Para acessar o Calendário 2015 das corridas e maratonas na Bahia, clique aqui .
Sites de corridas e maratonas:
Bahia Run
Ativo
Web Run
Federação Baiana de Atletismo
E você, já participou de alguma corrida ou maratona aqui na Bahia? Como foi o circuito? Conte pra gente!
4 comentários em “Bahia: Corridas e maratonas 2015”
Valeu Vaneza! Obrigado de coração pela citação.Seu blog sempre surpreendendo e trazendo informações úteis para quem pretendo fazer umas das melhores coisas da vida, VIAJAR! E a corrida é uma ótima forma de explorar os lugares. Sábado embarco para o Rio onde pretendo conhecê-lo correndo 21 km.
Muito obrigada Marcosuel!
Seu exemplo pode motivar outros, inclusive a mim.
Que você tenha uma boa viagem e aproveite as paisagens do Rio que por sinal é maravilhoso, sempre!
Agora, 21km é um baita desafio. Um dia chego lá, rsrs.
Vou começar engatinhando, ops, correndo uns 5km na "Farol a Farol".
Abraços!
Vaneza, excelente post, muito informativo e o exemplo de Marcosuel certamente que é muito motivador. Há quatro anos que corro a meia maratona farol a farol (gostaria de participar de muitas outras corridas oficiais, mas os altos preços cobrados me impedem…) e é uma experiencia maravilhosa, percorrer 21k da nossa orla, saindo de Itapuã, passando por Piatã, Jaguaribe, Patamares, Pituba, Jd. de Alah, Amaralina, Rio Vermelho, Ondina e finalmente Barra é algo inesquecivel, principalmente pq podemos observar toda a paisagem isentos de engarrafamento, estresse, pressa, curtindo cada praia em um momento unico de contemplação e, ao final, de brinde, ainda vem a satisfação pessoal de ter conseguido cumprir a meta de correr uma meia maratona, com as baterias recarregadas da energia boa do sol, do mar, da brisa e das pessoas que incentivam, aplaudem e participam deste momento tão grandioso e recompensador.
Que maravilha poder correr a Farol a Farol há 4 anos e esta sensação que você relata, realmente é demais.
Espero um dia poder desfrutar deste prazer de cumprir uma meta pessoal como também apreciar a paisagem da nossa linda cidade.
Muito obrigada pela sua visita e comentário!