Roteiro alternativo pelo Vale do São Francisco: praia, lago, uvas e bode!

em 12/02/2019

Se você deseja muito conhecer o Vale do São Francisco e aproveitar o melhor que a região oferece e gastar pouco, este post é para você. Esta é uma alternativa ao passeio do Vapor do Vinho que é excelente, mas que devido ao valor ( R$160/pessoa) e a disponibilidade (só tem aos finais de semana), pode não ser atraente para você. O roteiro proposto contempla o mesmo tipo de atrativos do Vapor do Vinho, mas que você faz de maneira independente em dois dias de passeios.

mirante do sobradinho



Onde ficar em Petrolina e/ou Juazeiro


Já fiquei no Hotel Itamaraty, em Juazeiro, simples e barato e desta vez optei pelo River Class Hotel, em Petrolina. Reservei pelo Booking e o que me agradou foi o preço, pois queríamos algo apenas para passar uma noite. A estrutura é boa e confortável. A localização muito boa, bem pertinho da orla de Petrolina. As melhores opções de hospedagem estão em Petrolina e abaixo você pode fazer uma pesquisa melhor:








Roteiro alternativo Vale do São Francisco


Se você baixar este mapa abaixo, não tem erro.




Esteja de carro próprio ou alugado para você aproveitar bem o dia. Primeiro vamos a Dunas do Velho Chico que fica na cidade de Casa Nova. Com a construção da represa a cidade foi alagada e mudou de lugar. Onde era Casa Nova (antiga), hoje é um balneário de água doce, um lugar de tranquilidade ( menos aos finais de semana que o fluxo é maior de pessoas) e oportunidade de provar um peixe frito às margens do Lago do Sobradinho.

dunas do velho chico casa nova

dunas do velho chico casa nova
Dunas do Velho Chico - praia as margens do Lago do Sobradinho

dunas do velho chico casa nova

dunas do velho chico casa nova
90 reais e dá para até 5 pessoas


Depois vamos ao mirante do Lago do Sobradinho ( no google maps aparece como Cruzeiro da UHE de Sobradinho). É uma subida bem íngreme, porém calçada, o carro sobe de primeira. A vista é belíssima. Eu diria que esta é a cena que sintetiza o progresso do Vale do São Francisco, a quinta potência agrícola da Bahia. Aqui se planta do coentro ao coqueiro. Se exporta e vende-se pro mercado interno. Tem vinho da melhor qualidade. Tem distribuição de renda. Quem  deu o ponta pé inicial foram os orientais, hoje quem domina as plantações são os baianos ou pernambucanos.


mirante do sobradinho
foto de 2019

mirante do sobradinho
foto de 2015

mirante do sobradinho
maior lago artificial da América Latina

Seguimos em direção a CHESF passando pela Barragem do Sobradinho que foi construída na década de 70 e mudou o cenário da região. Esta barragem possui uma eclusa, mas que com baixo nível do Rio São Francisco não funciona. Mas eu fiz o passeio do Vapor do Vinho há uns 4 anos e ainda se utilizava o equipamento. É muito interessante o funcionamento da eclusa. Ainda podemos contemplar o maior lago artificial da América Latina, o Lago do Sobradinho, que possui inclusive uma ilha, a Ilha da Fantasia que você acessa através do passeio do Vapor do Vinho.

eclusa do sobradinho chesf

eclusa do sobradinho chesf
eclusa - o elevador das embarcações

lago do sobradinho
belo entardecer no Lago do Sobradinho


Seguimos para Petrolina, e com muita fome o que a gente quer saber é onde comer em Petrolina, e a primeira coisa que vem à mente é o Bodódromo, um complexo gastronômico com vários restaurantes especializados em carne de bode, carneiro e também frutos do mar. Dessa vez, pedimos uma moqueca de surubim que estava gostosa.

bododromo petrolina

bododromo petrolina
a famosa carne de bode

Depois de uma boa noite de descanso no River Class Hotel, vamos conhecer a Fazenda Santa Izabel que fica em Curaçá, Bahia,  administrada pelo Sr Valdemiro Rodrigues. É uma visita muito interessante pois permite conhecer a realidade da agricultura no Vale do São Francisco. Num bate papo descontraído, embaixo de uma videira, Sr Valdomiro explica como adquiriu o terreno, as dificuldades que enfrentou para instalar energia e água, os métodos de irrigação aplicados, contratação de pessoal, os diversos tipos de uvas, mercado consumidor, o desenvolvimento regional da agricultura e o aperfeiçoamento profissional para enfrentar a dinâmica do setor. Enfim, sinceramente achamos muito proveitosa a visita. Valor: 15 reais por pessoa e você leva frutas pra casa.

fazenda santa izabel curaçá
melão docinho e uva saborosa


fazenda santa izabel curaçá


fazenda santa izabel curaçá

fazenda santa izabel curaçá

fazenda santa izabel curaçá

fazenda santa izabel curaçá
são vários tipos de uvas, mas não gravei os nomes . só sei que são de-li-ci-o-sas!


fazenda santa izabel curaçá
melão orgânico 

fazenda santa izabel curaçá
área cultivável da Fazenda Santa Izabel


fazenda santa izabel curaçá valdomiro rodrigues

Quem nos deu a dica desta Fazenda foi a Taís Farias do Blog De Petrolina para o Mundo, um blog completíssimo sobre a região e eu recomendo fortemente que você sempre acesse antes de ir.

Ainda deu tempo de visitar a orla de Petrolina e a orla de Juazeiro. Mas se você tiver mais tempo, conheça outros atrativos de Petrolina. Ah, mas faltou as famosas vinícolas do Vale do São Francisco. Não seja por isso, aqui estão as mais visitadas:

- Rio Sol
- Terra Nova
- Bianchetti
- Garziera

E no blog Meu Terroir você ler a descrição de cada uma delas e a localização.

Dá ou não dá para curtir o Vale do São Francisco mesmo com um orçamento econômico? E pra coisa fica ainda melhor, emende a viagem e vá conhecer o Parque Nacional Serra da Capivara (Piauí), você não vai se arrepender!



Siga o Vaneza com Z em:


O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário