Biodiversidade da Bahia: conceitos, exemplos e reflexões

0
690
itaitu jacobina roteiro 2 dias

Na aula sobre fundamentos de ecologia tive contato com o tema biodiversidade. Assim, pesquisei sobre este conceito partindo do pouco conhecimento que tenho sobre a biodiversidade da Bahia.

Neste post trago a minha apresentação para refletirmos sobre os conceitos atrelados a este tema. Bem como, exemplos da riqueza (que na biodiversidade tem relação com a variedade e não só com a quantidade de espécies) biodiversa da Bahia.

Conceitos e definições

ha mais biodiversidade nas áreas de cor laranja
o 17 países mega diversos do mundo

Biodiversidade da Bahia – exemplos

 

Biodiversidade da Bahia – reflexões

 

Vale do Pati e o Parque de Yosemite na Califórnia, EUA.

Diferença entre Conservação e Preservação

Podemos observar na literatura a diferença básica entre estes dois modelos de gestão do meio ambiente. Conservação refere-se ao uso sustentável dos recursos naturais, ou seja, a utilização dos recursos de forma que sejam mantidos em um estado saudável e produtivo.

Preservação, por outro lado, refere-se à proteção total de um ecossistema ou de uma área específica, com o objetivo de manter a sua biodiversidade e características naturais originais. A preservação não permite o uso humano da área, limitando-se à observação e à pesquisa científica.

No Vale do Pati ,inserido no Parque Nacional da Chapada Diamantina, é permitido que os moradores (patizeiros) possam fazer uso sustentável dos recursos naturais que ali existente. Já no Parque de Yosemite que fica no estado da Califórnia, Estados Unidos, não é permitido a permanência de comunidades tradicionais e o uso que se faz do Parque é para contemplação da beleza cênica.

“Esse modelo de área protegida de uso indireto, que não permite haver residentes no interior da área mesmo quando se trata de comunidades tradicionais presentes há muitas gerações, parte do princípio de que toda relação entre sociedade e natureza é degradadora e destruidora do mundo natural e selvagem — a wilderness norteamericana — não havendo distinções entre as várias formas de sociedade (a urbanoindustrial, a tradicional, a indígena, etc.). Logo, todas essas formas de vida social deverão estar fora das áreas protegidas acima descritas.”

O trecho acima foi retirado da referência que indico para estudo mais aprofundado sobre o tema: DIEGUES, Antonio Carlos et al. Biodiversidade e comunidades tradicionais no Brasil. São Paulo: NUPAUB-USP/PROBIO-MMA/CNPq, 1999.

Considerações finais

 

Essa frase é um lema da conservação ambiental frequentemente citada como lembrete da importância da educação e do engajamento das comunidades locais na proteção do meio ambiente.

Baba Dioum é um ecologista senegalês conhecido por seu famoso discurso sobre a conservação do meio ambiente, proferido em 1968 durante uma conferência da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Ele é considerado um pioneiro da conservação ambiental na África e desempenhou um papel importante na promoção da conscientização sobre a importância da conservação e da proteção da natureza. Foi premiado com o Prêmio Ambiental Goldman em 1991 em reconhecimento aos seus esforços e realizações na área da conservação.

Referências sobre biodiversidade da Bahia

Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: InstagramFacebook, PinterestYoutube

Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo .

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome