Qual seu sentimento em relação a Salvador e aos soteropolitanos? Curiosidade? Amor? Ódio? Saudade? Uma leitora do blog definiu o seu amor por Salvador da seguinte maneira: “não sei explicar bem, eu só sei que amo Salvador”. Daí, minha ficha caiu na hora! O que eu não conseguia entender durante toda minha existência, uma mineira acertou na mosca: se há vários motivos para amar Salvador, não podemos limitar este amor a uma única palavra
fotografei este senhor na Praça da Cruz Caída. Faz um tempinho e esqueci o nome dele. Me parece que ele está sempre lá …

Somos um caldeirão de misturas. E o ingrediente principal é a africanidade. A Salvador Roma Negra não é apenas um epíteto, é uma convocação a uma reflexão sobre nossa cidade. Aqui tudo tem Àfrica. Na comida, no andar, no falar, no cantar, na religiosidade. Se somos um caso para estudo o resultado seria um livro de poesia. Negritude é nossa marca registrada. Mas somos abertos a outras culturas, mesmo que impostas desde longas datas. Mas se houve imposição não há aceitação! Verdade, mas com o tempo as coisas ficaram metida uma nas outras e daí  surgiu o sincretismo.  O sincretismo sai do religioso e vai pro dia a dia, nosso modo de viver é sincrético.
Somos tradicionais, mas não somos conservadores. Podem gourmetizar o que for, mas as sextas feiras a cidade cheira a dendê e o nosso acarajé é feito do mesmo jeitinho há séculos. Aos finais de semana, nossa praia é de lei, por que entendemos que somos abençoados com muita água salgada, então vamos nos salgar com gosto e gratuitamente na praia que a gente mais gosta. Aos domingos, logo cedo, ouço meu vizinho colocar um sambinha das antigas e acredito que deve estar acompanhado de uma cervejinha importada bem gelada. Um forte indicativo de um domingo produtivo.  Nossa risada é com graça (e alta!) porque afinal, rir é de graça, e qualquer coisa é  motivo de gargalhada, mesmo com toda … desgraça, rsrs. 
praia de itapuã
Praia de Itapuã

Pegando o gancho da música de Caetano, ‘somos Recôncavo e reconvexo’. O que somos pra fora é o que somos por dentro. Tem cidade querendo ser Europa? Tem alguém cidade querendo ser norte americana? Tudo bem, Salvador continua sendo Salvador e você não nos encontrará em outro lugar. Não somos imitação barata de nada nem de ninguém. Não mudamos para agradar senhor nenhum! Aliás, mudamos sim, mas continuamos na mesma. Somos autênticos e pronto!
Qual seu sentimento em relação a Salvador e aos soteropolitanos? Quero saber, rsrs …

Confira qual é a melhor localização para se hospedar em Salvador e as promoções no site do Booking.

Siga o Vaneza com Z em:
O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *