INÍCIO Bahia Museu da Misericórdia no Pelourinho em Salvador

Museu da Misericórdia no Pelourinho em Salvador

Os atributos do Museu da Misericórdia o tornam um dos importantes museus de Salvador. E acrescento  que é um dos poucos museus nesta capital que possui uma visita guiada tão explicativa, uma vista tão linda e uma recepção tão calorosa. Portanto, vale muito visitar!

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA – HISTÓRIA

 

A ordem das Santas Casas de Misericórdia foi instituída em  Portugal, pela Rainha Leonor de Lancastre, no ano de 1498. Sua finalidade era ajudar a resolver os graves problemas de assistência e saúde existentes em Lisboa. Assim, iniciou-se de uma das mais significativas obras filantrópicas que o mundo viria a conhecer.

O modelo hospitalar veio de Portugal e a caridade como salvação era uma filosofia cristã repercutida na Idade Média e se multiplicou nas Santas Casas Misericórdias que por sinal, davam assistência através de religiosos (jesuitas), visto que poucos médicos europeus se aventuravam em vir ao Brasil.

Por estímulo do Rei Manuel I de Portugal, as Santas Casas se  espalharam por Portugal, Brasil, África, Índia, Japão, Arábia, Pérsia, Indochina, China e Indonésia, assumindo muitas das obrigações sociais do Estado. Portanto, as Santas Casas iam além da caridade e praticavam a filantropia.

Na América portuguesa, os dois maiores exemplos perto disto, é Salvador e Rio de Janeiro.

As principais realizações da Santa Casa de Misericórdia em Salvador são:

– Asilo São João de Deus (demolido).

– Recolhimento,

– Asilo dos Expostos,

– Cemitério do Campo Santo,

– Hospital Santa Isabel (a mais notável realização),

– Cerimonial Rainha Leonor (na Pupileira),

– Igreja e Casa da Misericórdia (Museu).

 

LEIA TAMBÉM: 3 museus gratuitos de Salvador

 

MUSEU DA MISERICÓRDIA – DESTAQUES

 

Instalado no antigo prédio da Santa Casa de Misericórdia, que foi erguido no século XVII e tombado pelo IPHAN em 1938, o Museu da Misericórdia é um dos mais importantes espaços culturais da Bahia e possui em seu acervo obras que contam um pouco da história do estado e do país.

edifício

Sua fachada no estilo barroco o tornam um dos mais imponentes conjuntos arquitetônicos de Salvador. De fato, não dá para passar despercebido por esta edificação que  abriga a memória da benemérita Instituição.

museu da misericórdia em salvador

 

Igreja NO MUSEU da Misericórdia

Sua construção foi iniciada em 1654 em lugar do templo erguido por Tomé de Souza e onde funcionou o primeiro hospital da Bahia chamado Nossa Senhora das  Candeias. A Igreja foi palco dos sermões do padre Antônio Vieira e representa vários estilos arquitetônicos, a saber: barroco, rococó e neoclássico.

Além disso, possui um ossuário onde eram sepultados membros da Irmandade da Santa Casa e uma parede com azulejos de 1712 que reproduzem a Procissão do Fogaréu, que a Irmandade da Santa Casa realizava na noite de Quinta-Feira Santa

museu da misericórdia em salvador

museu da misericórdia em salvador

 

Pátio

A edificação se desenvolve entorno do pátio com uma bela escultura feminina que retrata a caridade. Ali funcionava uma cisterna.

museu da misericórdia em salvador

museu da misericordia em salvador

 

Loggia DO MUSEU DA MISERICÓRDIA

É uma varanda de inspiração italiana, coberta e recortada por arcos. O local conta com raro trabalho decorativo feito com a técnica de embrechado, com a utilização de quatro tipos de mármore europeu: italiano, português, espanhol e francês.

museu da misericórdia em salvador

 

museu da misericórdia em salvador

 

Salão Nobre

Primeiramente, destaca-se o mobiliário que inclui a escrivaninha usada por Ruy Barbosa e a cadeira feita exclusivamente para Dom Pedro II quando visitou Salvador em  1859.

Em seguida, destaca-se o teto, com belas pinturas que representam as virtudes e depois, ao fundo da sala, destaque para a bela vista da Baía de Todos os Santos.

museu da misericórdia em salvador

 

museu da misericórdia em salvador

 

museu da misericórdia em salvador

 

A roda

Dentre as atividades assistenciais mantidas pela Santa Casa de Misericórdia de Salvador, inclui-se a assistência aos órfãos e crianças abandonadas.

Em 1724 criou-se a roda para o recolhimento de crianças enjeitadas e para que não fossem mortos pelos cães ou frio da noite. Assim, as crianças eram colocadas na roda para que fossem expostas e posteriormente cuidadas pelas Santa Casa.

museu da misericórdia em salvador

 

Primeiro carro movido a gasolina da Bahia

O Museu da Misericórdia também possui o primeiro carro movido a gasolina da Bahia e o mais antigo em exposição no Brasil, mas o modelo original possuía rodas de madeira.

 

museu da misericórdia em salvador

Portanto, ao visitar o Museu da Misericórdia, pense em como a caridade se distingue da filantropia, em como as políticas sociais são aplicadas hoje e o impacto destas na sociedade.

 

MUSEU DA MISERICÓRDIA

Endereço: R. da Misericórdia, 06 – Centro Histórico, Salvador – BA, 40020-200

Valor: R$10 inteira.

Horário: de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30

aos sábados, das 9h às 17h,

aos domingos e feriados, das 12h às 17h.

Telefone: 71 2203-9835

museu da misericórdia em salvador

museu da misericórdia em salvador

 

museu da misericórdia em salvador
armário de 1867

Fontes consultadas:

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH – São Paulo, julho 2011

Artigo de Renato Júnio Franco, Mestre em História pela UFF, doutor em História Social pela USP, professor do Departamento de História da UFF e pesquisador da Companhia das Índias (CNPq/UFF)

 

VEJA TAMBÉM:

Roteiro de 1,2,3,4 dias em Salvador

City Tour histórico em Salvador

Onde comer no Pelourinho e no Santo Antônio Além do Carmo

O que fazer de graça em Salvador

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome

3,582FansLike
688SeguidoresSiga-me
548SeguidoresSiga-me
119InscritosInscreva-se

MAIS VISTOS

Praia das Neves em Ilha de Maré – venha conhecer!

A Praia das Neves em Ilha de Maré é uma boa opção para quem quer passar o dia numa praia com águas claríssima e...

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é...

Dunas do Velho Chico, uma praia em Casa Nova Bahia

Dunas do Velho Chico fica na cidade de Casa Nova, região do Vale do Rio São Francisco, na Bahia. Anteriormente, a cidade de Casa...

Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião

Boipeba é um dos paraísos baianos mais cobiçados do Brasil, mas muitos desistem de colocar no roteiro pois acham complicado o trajeto até lá....


ROTEIROS DE CARRO

Praia Balos (Balos Lagoon) na Ilha de Creta Grécia

No primeiro dia da nossa viagem na Ilha de Creta, conhecemos as praias ao sul da Ilha, ou seja, as praias de Plakiás. Neste...

Cemitério Bizantino (Santa Izabel) em Mucugê na Chapada Diamantina

Em uma de nossas viagens à Chapada Diamantina tivemos a oportunidade de conhecer o Cemitério Bizantino de Mucugê que é um atrativo gratuito e...

Roteiro Ilha de Itaparica na Bahia – 4 dias

Agora sim! Depois de apresentar cada lugarzinho lindo da Ilha, vamos ao nosso roteiro pela Ilha de Itaparica. Mas lembre-se que não é necessário...

Itaparica na Bahia – atrativos culturais e naturais

A Ilha de Itaparica na Bahia, fica pertinho de Salvador e é famosa por suas belezas histórica e natural.  Além disso, é possível fazer...