museu da misericórdia em salvador

Os atributos do Museu da Misericórdia o tornam um dos importantes museus de Salvador. E acrescento  que é um dos poucos museus nesta capital que possui uma visita guiada tão explicativa, uma vista tão linda e uma recepção tão calorosa. Portanto, vale muito visitar!

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA – HISTÓRIA

 

A ordem das Santas Casas de Misericórdia foi instituída em  Portugal, pela Rainha Leonor de Lancastre, no ano de 1498. Sua finalidade era ajudar a resolver os graves problemas de assistência e saúde existentes em Lisboa. Assim, iniciou-se de uma das mais significativas obras filantrópicas que o mundo viria a conhecer.

O modelo hospitalar veio de Portugal e a caridade como salvação era uma filosofia cristã repercutida na Idade Média e se multiplicou nas Santas Casas Misericórdias que por sinal, davam assistência através de religiosos (jesuitas), visto que poucos médicos europeus se aventuravam em vir ao Brasil.

Por estímulo do Rei Manuel I de Portugal, as Santas Casas se  espalharam por Portugal, Brasil, África, Índia, Japão, Arábia, Pérsia, Indochina, China e Indonésia, assumindo muitas das obrigações sociais do Estado. Portanto, as Santas Casas iam além da caridade e praticavam a filantropia.

Na América portuguesa, os dois maiores exemplos perto disto, é Salvador e Rio de Janeiro.

As principais realizações da Santa Casa de Misericórdia em Salvador são:

– Asilo São João de Deus (demolido).

– Recolhimento,

– Asilo dos Expostos,

– Cemitério do Campo Santo,

– Hospital Santa Isabel (a mais notável realização),

– Cerimonial Rainha Leonor (na Pupileira),

– Igreja e Casa da Misericórdia (Museu).

 

LEIA TAMBÉM: 3 museus gratuitos de Salvador

 

MUSEU DA MISERICÓRDIA – DESTAQUES

 

Instalado no antigo prédio da Santa Casa de Misericórdia, que foi erguido no século XVII e tombado pelo IPHAN em 1938, o Museu da Misericórdia é um dos mais importantes espaços culturais da Bahia e possui em seu acervo obras que contam um pouco da história do estado e do país.

edifício

Sua fachada no estilo barroco o tornam um dos mais imponentes conjuntos arquitetônicos de Salvador. De fato, não dá para passar despercebido por esta edificação que  abriga a memória da benemérita Instituição.

museu da misericórdia em salvador

 

Igreja NO MUSEU da Misericórdia

Sua construção foi iniciada em 1654 em lugar do templo erguido por Tomé de Souza e onde funcionou o primeiro hospital da Bahia chamado Nossa Senhora das  Candeias. A Igreja foi palco dos sermões do padre Antônio Vieira e representa vários estilos arquitetônicos, a saber: barroco, rococó e neoclássico.

Além disso, possui um ossuário onde eram sepultados membros da Irmandade da Santa Casa e uma parede com azulejos de 1712 que reproduzem a Procissão do Fogaréu, que a Irmandade da Santa Casa realizava na noite de Quinta-Feira Santa

museu da misericórdia em salvador

museu da misericórdia em salvador

 

Pátio

A edificação se desenvolve entorno do pátio com uma bela escultura feminina que retrata a caridade. Ali funcionava uma cisterna.

museu da misericórdia em salvador

museu da misericordia em salvador

 

Loggia DO MUSEU DA MISERICÓRDIA

É uma varanda de inspiração italiana, coberta e recortada por arcos. O local conta com raro trabalho decorativo feito com a técnica de embrechado, com a utilização de quatro tipos de mármore europeu: italiano, português, espanhol e francês.

museu da misericórdia em salvador

 

museu da misericórdia em salvador

 

Salão Nobre

Primeiramente, destaca-se o mobiliário que inclui a escrivaninha usada por Ruy Barbosa e a cadeira feita exclusivamente para Dom Pedro II quando visitou Salvador em  1859.

Em seguida, destaca-se o teto, com belas pinturas que representam as virtudes e depois, ao fundo da sala, destaque para a bela vista da Baía de Todos os Santos.

museu da misericórdia em salvador

 

museu da misericórdia em salvador

 

museu da misericórdia em salvador

 

A roda

Dentre as atividades assistenciais mantidas pela Santa Casa de Misericórdia de Salvador, inclui-se a assistência aos órfãos e crianças abandonadas.

Em 1724 criou-se a roda para o recolhimento de crianças enjeitadas e para que não fossem mortos pelos cães ou frio da noite. Assim, as crianças eram colocadas na roda para que fossem expostas e posteriormente cuidadas pelas Santa Casa.

museu da misericórdia em salvador

 

Primeiro carro movido a gasolina da Bahia

O Museu da Misericórdia também possui o primeiro carro movido a gasolina da Bahia e o mais antigo em exposição no Brasil, mas o modelo original possuía rodas de madeira.

 

museu da misericórdia em salvador

Portanto, ao visitar o Museu da Misericórdia, pense em como a caridade se distingue da filantropia, em como as políticas sociais são aplicadas hoje e o impacto destas na sociedade.

 

MUSEU DA MISERICÓRDIA

Endereço: R. da Misericórdia, 06 – Centro Histórico, Salvador – BA, 40020-200

Valor: R$10 inteira.

Horário: de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30

aos sábados, das 9h às 17h,

aos domingos e feriados, das 12h às 17h.

Telefone: 71 2203-9835

museu da misericórdia em salvador

museu da misericórdia em salvador

 

museu da misericórdia em salvador
armário de 1867

Fontes consultadas:

Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH – São Paulo, julho 2011

Artigo de Renato Júnio Franco, Mestre em História pela UFF, doutor em História Social pela USP, professor do Departamento de História da UFF e pesquisador da Companhia das Índias (CNPq/UFF)

 

VEJA TAMBÉM:

Roteiro de 1,2,3,4 dias em Salvador

City Tour histórico em Salvador

Onde comer no Pelourinho e no Santo Antônio Além do Carmo

O que fazer de graça em Salvador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *