Quer ficar de boca aberta com a imensidão de um rio? Então embarque na aventura para conhecer nosso Rio São Francisco que mesmo em época de estiagem parece tão profundo.
O rio corta os estados de Minas, Bahia, Sergipe e Alagoas, eu escolhi conhecer partindo de Aracaju. Saindo de Aracaju fui rumo a Canindé cidade que fica a 210km da capital e para chegar lá contratei uma empresa de turismo e fizemos uma viagem de 3 horas.
Pela estrada pude ver a beleza exótica do sertão nordestino que apesar da seca possui uma imagem incrível e ao mesmo tempo reflete um pouco o sofrimento do povo.
Chegando à cidade, fomos rumo ao porto de onde sai as embarcações para passeio. Confesso que fiquei impressionada com a estrutura do espaço, pena que só tem um restaurante para almoço, ou seja, o preço que eles cobram não tem negociação por que não há concorrência.
Assim que chegamos fomos para a embarcação de nome Patativa do Assaré, durante o passeio de catamarã, que dura cerca de 40 min até o local próprio para banho, podemos ver imagens deslumbrantes dos cânions, é muito impressionante.
O passeio tem direito a banho no Velho Chico de aproximadamente 1h e o sol nos convidava para um mergulho. Tomar banho no rio foi a melhor parte do passeio, por que a água é tão gostosa, calma e refrescante que não dava vontade de sair. Nesse local para banho tem outro passeio de barquinho que dura 10 min. e vai até o miolo dos cânions onde as embarcações maiores não conseguem chegar. Nesse passeio de barquinho, a embarcação que eu estava ficou imprensado entre os cânions, mas com a paciência do remador saímos ilesos, foi um passeio com muita emoção (rsrsrsr)
Depois desse susto com o barquinho voltamos ao catamarã para retornar para o porto. O que eu achei interessante é que é tudo cronometrado, eles avisam quando está a 10 min. de seguir viagem.
Na volta pudemos contemplar uma tarde maravilhosa com sol lindo e a imensidão do velo Chico.
O pacote para o transporte até Canindé custa 130,00 incluindo o passeio de catamarã, o almoço não está incluso e o restaurante cobra 35,00 reais pelo buffet livre.
Só posso finalizar dizendo que vale muito a pena fazer esse passeio e que o Rio São Francisco está para os brasileiros como o Rio Nilo está para os egípcios.
Este relato é um presente da minha amiga Fernanda Cerqueira para o Blog. Obrigada Fernanda!
Siga o Vaneza com Z em:
O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com as empresas ou serviços citados no texto.
6 comentários em ““O Rio São Francisco vai bater no ‘mei’ do mar…”
Fiz o passeio e fiquei maravilhada com a magnitude do Rio São Francisco. Não vamos deixar nosso Velho Chico morrer!!! VIVA O RIO SÃO FRANCISCO. Obrigada pelas dicas do Blog Vaneza com Z e até a próxima!!!!
Que bom Raulene!
Eu fico aqui só na vontade e fazendo planos para conhecer esta parte do nosso "Velho Chico".
Beijos!
excelente relato sobre as belezas do velho Chico. apenas uma correção, Canindé fica a "apenas" 210 kms de Aracaju e não 300. parabéns.
Obrigada pelo seu comentário.
De fato, o sertão expõe uma beleza encantadora, não só pelas paisagens, mas pelo seu povo e sua cultura.
Já fiz a correção.
Abraços!
Fora que tem o melhor sorvete que já experimentei. Sorvete de Rapadura.
Nunca ouvir falar de sorvete de rapadura … deve ser muito bom! Quando eu for, vou procurar.
Obrigada Marielle!