Itaitu Jacobina na Bahia – roteiro de 2 dias

8
2189
itaitu jacobina roteiro 2 dias

Se você procura por um roteiro de dois dias na Vila de Itaitu em Jacobina na Bahia, aqui é o seu lugar. Pode entrar. Você vai encontrar informações úteis sobre as cachoeiras para visitação, onde comer e onde se hospedar. Sobre como chegar até esta Vila, eu já escrevi em post e ao final deste texto deixei o link para você acessar.

Vila de Itaitu Jacobina – Roteiro do primeiro dia

A sugestão que eu deixo aqui é que você conheça, neste primeiro dia, as cachoeiras menos visitadas e que ficam um pouco mais afastadas do Centro da Vila. O lugar que vou apresentar a você é chamado de Grota Serena, mas pode ser conhecido por outros nomes. Vamos de carro até o início da trilha e adentramos a mata observando a biodiversidade do local na companhia do querido guia Gorjah (ao final do post eu coloquei o contato dele para você).

Durante o trajeto vi os lindos pés de babaçu que é uma palmeira muito comum na região. Não sei se é nativa, mas notei sua existência em abundância e ao mesmo tempo sob ameaça. Além disso, é notório como os recursos hídricos são tão presentes na localidade. Rios que de forma sinuosa bailam pelas serras e descendem de forma generosa para abastecer povoados e vilas. Por isso, não é a toa que a Vila de Itaitu é integrante do Parque das Cachoeiras, com mais de 40 quedas d’água.

itaitu jacobina na bahia roteiro

itaitu jacobina na bahia roteiro
os frutos do babaçu se replicando …

Nosso guia é muito atencioso com as questões ambientais e sempre nos relata como é difícil a preservação e manutenção da relação harmônica entre seres humanos e o meio ambiente nos vários ecossistemas existentes que avistamos durante a trilha.

Este percurso da Grota Serena contempla umas 5 cachoeiras. Uma mais linda que outra. É fantástico! Vale a visita …  a duração total do passeio acho que é de 5h se não me engano. Sim, ficamos tão inebriados ao contemplar a riqueza do lugar que perdemos a noção do tempo.

itaitu jacobina na bahia roteiro

itaitu jacobina na bahia roteiro

itaitu jacobina na bahia roteiro

itaitu jacobina na bahia roteiro

itaitu jacobina na bahia roteiro

itaitu jacobina na bahia roteiro

Mas a surpresa fica para o final do trajeto. Após apreciar estas cachoeiras que apresento nas fotos, chegamos a Cachoeira Arapongas. Ela fica ali escondidinha entre as rochas … e a sensação é de que somos recepcionados numa grande sala pela natureza … e que recepção meus amigos!

itaitu jacobina na bahia roteiro
Cachoeira Andorinhas
itaitu jacobina na bahia roteiro
Cachoeira Andorinhas

itaitu jacobina na bahia roteiro

Depois desta experiência, voltamos pra Vila e nos despedimos do guia. Porém, deu tempo de visitarmos a famosa Cachoeira Véu de Noiva (antes chamada de Cachoeira do Clarindo) que é uma linda queda d’água. Neste dia, havia poucas pessoas no local, mas não nos sentimos inseguros, porém não ficamos de vacilo. Este local é como se fosse a praia de Itaitu e aos finais de semana e feriado fica lotado.

itaitu jacobina na bahia roteiro
Cachoeira Véu de Noiva

Roteiro do segundo dia

Neste segundo dia visitamos a Cachoeira das Flores incluindo a Cachoeira Véu de Noiva por cima, e a reserva das Arapongas que possui 3 quedas d’água, sendo uma delas, o Poço da Geladeira.

Mais um dia lindo. Começamos com a trilha até a Cachoeira das Flores que leva mais ou menos 2 ou 3h e é super tranquila sem muitas subidas e descidas. Primeiro, uma parada na Cachoeira Véu de Noiva por cima que permite uma vista muito bonita da região. Depois, seguimos por dentro da mata e o que me chama atenção é uma vegetação em constante mudança e sob intervenção e ao mesmo tempo que nos parece intocada. A sensação é de que a natureza possui um poder de renovação incrível. No entanto, o poder de destruição do homem encontra-se num ritmo acelerado e, deste modo, há um descompasso.

itaitu jacobina roteiro 2 dias

itaitu jacobina roteiro 2 dias
Cachoeira Véu de Noiva por cima

itaitu jacobina roteiro 2 dias

itaitu jacobina roteiro 2 dias

itaitu jacobina roteiro 2 dias

Depois de uns 40 minutos de caminhada, chegamos na Cachoeira das Flores que é muito linda. A água é gelada, mas depois que se cria coragem e entramos, se acostuma e não reclamamos da temperatura da água.

itaitu jacobina roteiro 2 dias
Cachoeira das Flores

itaitu jacobina roteiro 2 dias

itaitu jacobina roteiro 2 dias

itaitu jacobina roteiro 2 dias

Após banho e contemplação, nos dirigimos para a Reserva Arapongas que fica a uns 30 minutos do Centro da Vila e o acesso é via estrada de terra que em época de chuva fica bem complicado o tráfego. Paga-se 8 reais por pessoa para entrar.

Tudo está devidamente sinalizado e para chegar até a primeira cachoeira caminhos um pequeno trecho e a visão é perfeita … muito linda! Eu não gosto de comparações entre lugares pois acredito que cada território tem sua beleza e sua identidade. Mas, pra mim, foi impossível ver as serras do Parque Estadual Sete Passagens tão perto e não lembrar do Parque americano de Yosemite. Assim, reafirmo o que sempre penso da Bahia: um Estado que não deve nada a lugar nenhum e possuidor de grandes riquezas e belezas que precisam urgentemente de conservação.

 

itaitu jacobina roteiro 2 dias
Reserva Arapongas
itaitu jacobina roteiro 2 dias
Cachoeira na Arapongas
itaitu jacobina roteiro 2 dias
Poço da Geladeira

Vila de Itaitu Jacobina – onde comer

A Vila é pequena e num pequeno perímetro você vai encontrar restaurantes e mercadinhos que na verdade não são muitos. Há locais que não estão no Centro e vale você andar um pouco mais e apreciar boa comida por um preço super acessível.

Algumas opções de restaurantes em Itaitu Jacobina:

Restaurante e Café da manhã Luzia

Restaurante Dona Mazinha

Restaurante e pastelaria da Jaci (esse é o primeiro que você vai visitar)

Padaria de Erquinho (a única padaria da Vila)

No primeiro dia comemos no restaurante da Jaci e no segundo foi a vez de provar o tempero da Mazinha e olha que fartura:

itaitu jacobina roteiro 2 dias
Restaurante da Mazinha

Vila de Itaitu Jacobina – onde se hospedar

Uma lista preciosa com várias opções:

📞 Pousada Encantos das Serras: (74) 99901-6901
📞 Solar Cajazeiras: (74) 99805-3453
📞 Chácara Solar dos Palmares: (74) 99932-7023
📞 Camping Serra Azul: (74) 99940-4181
📞 Camping Grota Azul: (74) 99925-3120
📞 Sítio Leão de Judá: (74) 99977-8539
📞 Sítio Santa Serra: (74) 99949-3683
📞 Sítio Piancó: (74) 99949-3683
📞 Camping Ecossistema: (74) 99801-4794
📞 Chalés Bela Vista: (77) 9819-1789
📞 Pousada da Padaria: (74) 99927-2997
📞 Pousada de Erquinho: (74) 99985-5359
📞 Pousada de Itaitu: (74) 99949-3683
📞 Flat Jardins (subindo a véu): (74) 99906-0001
📞 Camping Payaya: (75) 99854-3352
📞 Sítio SerraAzul: (71) 98747-8546
📞 Vale do Mamute: (75) 99184-7435
📞 Rancho O Canto da Cachoeira: (74) 99951-9371
📞 Meu Aconchego: (74) 99918-5742
📞 Luzia hospedaria: (74) 99923-5707
📞 Sítio Zisbel: (74) 999946617 (74) 981107176
📞 Hospedaria da Nilzete: (74) 9803-3078

Agradeço ao guia Gorjah pelo envio desta lista.

Nós ficamos no Camping Payayás que tem um atendimento fantástico e a vista para as serras é algo deslumbrante. Acordar e ver a neblina sobre a serra e o movimento das nuvens que pouco a pouco vão se dissipando dando lugar a serra para brilhar com toda sua potência, é algo renovador.

O serviço do camping é legal e o dono (Eder) é muito simpático e atencioso. O público é variado e respeita as regras do local e uma das regras é que não pode fumar (se ligue!). Algo que você precisa ficar atento é na época de chuva pois o camping ficar fora da Vila e o acesso é via estrada de terra e com muita água, fica intransitável.

 

itaitu jacobina roteiro 2 dias
Camping Payayas

Vila de Itaitu – como chegar

Saiba como chegar em Itaitu, clique aqui.

Para conhecer estes e outros lugares de Jacobina e região, indico o serviço do guia de turismo Gorjah (74 99918.1344) que é um excelente profissional e que nos ensinou a olhar para a natureza que nos cerca com ainda mais respeito e gratidão.

itaitu jacobina roteiro 2 dias

Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: InstagramFacebook, PinterestYoutube

Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo .

8 COMENTÁRIOS

    • Olá Jurcilene!
      Nós ficamos no campung Payayas.
      Ele fica mais afastado do centro.
      Recomendo para quem tem carro e para quando não seja uma época de chuva.

      Abraços!

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome