O Parque da Cidade em Salvador é uma excelente opção de lazer para toda família. Possui 724 mil metros quadrados de área verde e entrada gratuita. Dessa maneira, é um atrativo acessível e barato. Neste post você encontra informações de como chegar, o que fazer e o que evitar.
Parque da Cidade Salvador – como chegar
O parque fica localizado entre os bairros da Santa Cruz, Nordeste de Amaralina e a Pituba. A entrada principal é na Avenida ACM, assim caso queira ir de ônibus, há uma parada bem na frente do Parque.
Para quem vai de carro, há um amplo estacionamento gratuito, inclusive com sombra. No entanto, em dias de evento, é bom chegar cedo.
Sobre o Parque da Cidade
Em primeiro lugar, é bom lembrar que o nome oficial é Parque Joventino Silva. Sua criação ocorre em 1973, através do Decreto Municipal nº 4.522, e sua inauguração em 1975. Isso se deve ao fato do Parque está inserido numa Reserva de Mata Atlântica, sendo um dos poucos locais em Salvador que encontramos especies como pau-brasil, ipês e oitis .
Inicialmente, o território do parque pertencia a Manoel Dias da Silva, que deixou de herança para Joventino Pereira da Silva, e fazia parte da antiga Fazenda Pituba.
Logo depois, em 21 de abril de 1919, foi lançada a Planta de Arruamento da “Cidade da Luz”, projetada pelo engenheiro Teodoro Sampaio, nos terrenos da fazenda. Então, na década de 1970, Joventino Silva doou à Prefeitura a área do Parque, com cerca de 1,4 milhão m², por causa da urbanização que acontecia no bairro da Pituba.
Por fim, em 2014 pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Cidade Sustentável, trouxe obras de manutenção, conservação e ampliação da área construída. Agora, com novas estruturas no equipamento, o soteropolitano tem mais espaços de convivência com variadas possibilidades de esporte, lazer e cultura rodeados pela natureza.
O que fazer no Parque – esporte
Campo de futebol – um grande espaço verde, ladeado por palmeiras enormes, que permite ao visitante jogar bola e se divertir bastante.
Alugar uma bicicleta– uma das melhores maneiras de conhecer o Parque é esta, pois há uma ciclovia que circunda todo o local. Todavia, ao final do post eu menciono alguns cuidados que você deve ter.
Você pode alugar as bicicletas da Prefeitura ( uma da cor azul) que custa 1 real mediante cadastro e pode ser utilizadas por 40 minutos. Ou se cadastrar no site do Bike Itaú.
Skate/ patins – há várias pistas de skate para esportistas (ou amadores) em diversos níveis.
Caminhadas/ corridas – simplesmente caminhar e sentir um ar mais leve e talvez nem perceber que você estar na cidade grande. Por isso, considero o Parque da Cidade o nosso Ibirapuera. Vale visitar!
Parques infantis – há vários esquipamentos e os pequenos amam. Por exemplo, tem escorregadeira, gangorra, pula pula, enfim, um monte de coisa para a galerinha gastar energia. Por sinal, alguns equipamentos estão sendo reformados.
Artes
Apresentações artísticas – o anfiteatro Dorival Caymim possui arquibancada ampla e capacidade para quase 1 mil pessoas ( não sei ao certo) e recebe anualmente eventos gratuitos como o Música no Parque. Além disso, grupos de capoeira, de ginástica, de animação infantil, ocupam o espaço para alegrar os finais de semana.
Ensaios fotográficos – sim, muitos fotógrafos vem ao Parque buscar inspiração para seus books de gestantes, smash cake e casal. Portanto, se você é do ramo, aproveite!
Grafite – dentro das artes visuais, observe os grafites pelo Parque. Na entrada do anfiteatro tem uns bem legais e na entrada principal tem as famosas asinhas coloridas.
Pic nic– creio que 90% dos frequentadores do Parque estão lá por esse motivo. Assim, o Parque da Cidade é o melhor lugar de Salvador para fazer pic nic. Se houver outro, me diga.
o verde entre a urbanidade
Leve seus apetrechos, mas respeite o espaço dos outros. Nada de som muito alto e baderna. Se estiver com cachorro, é bom ficar atento ao seu animal. Assim, depois de fazer a farra, recolha seu lixo!
Um lugar que me chamou atenção foi a Praça de Confúcio . Pois, em 2004, a província de Shandong, onde nasceu Confúcio, doou à Bahia a estátua do filósofo chinês. Nunca soube disso!
Parque da Cidade – cuidados
– fui me informar com a Guarda Municipal sobre a ciclovia que circunda o Parque. No entanto, o aviso foi: não ir para áreas desertas e ficar por ali na entrada principal;
– as trilhas do Parque requerem atenção e cuidado;
– o policiamento é ostensivo e as viaturas da Guarda Municipal fazem rondas pelo Parque, o que dá uma certa tranquilidade;
Portanto, se você procura boas opções de lazer para sua família gastando pouco, o Parque da cidade é o lugar! Mas não deixe de conferir o post com atrações gratuitas em Salvador.
Obs.: esta visita foi feita em 01/05/2019 e parte do local passa por reforma.
[adrotate banner=”3″]