ilha de bom jesus dos passos bahia

A Ilha de Bom Jesus dos Passos  é uma das 56 ilhas que embelezam a nossa Baía de Todos os Santos. Assim, não ficamos sem opção de lazer para um feriado.  Neste post você vai encontrar todas as informações para planejar sua visita: o que ver, onde comer, onde ficar e como chegar na Ilha de Bom Jesus dos Passos.

Como Chegar

 

Carro – saindo de Salvador, é o mesmo caminho para Madre de Deus/ Ilha dos Frades. Então, você segue pela BR 324, passa pelo pedágio de Simões Filho e pega o viaduto Candeias/São Francisco do Conde. Para isso, basta planejar a rota no Google Maps que não tem erro!

Para estacionar num lugar legal, chegue cedo. Há vagas na frente do Terminal Marítimo. No entanto, os guardadores cobram 10 reais pelo dia todo.

Ônibus -saindo da Rodoviária de Salvador, as empresas que fazem linha para Madre de Deus são:

–  Rota 13

– Jauá

Saindo do fim de linha de Lauro de Freitas, há uma linha regular ( com vários horários) que faz o trajeto abaixo:

ilha de bom jesus dos passos na bahia
esta linha começou a operar em Julho de 2018 e ainda não consta no site da Agerba, mas verifique a linha 0834      foto: site O que você quer ver

Todos os dias, vejo esta linha passando aqui onde trabalho. Assim, confira no site da Agerba os horários dos ônibus.

Os barcos para as Ilhas partem do Terminal Marítimo de Madre de Deus.  Em primeiro lugar, você compra seu bilhete e aguarda o momento do embarque. A passagem custa algo perto de 4 reais. Em seguida, partimos para  Ilha num trajeto de 10 minutinhos.

ilha de bom jesus dos passos bahia
meio de transporte usado pela população. em cima é agradável e e inesquecível.

Ilha de Bom Jesus dos Passos – História

Ilha de Bom Jesus dos Passos (antes chamada Pataíba Assú ou madeira da palmeira pati) é uma das citadas por Gabriel Soares e pertenceu em 1613 a Antônio Costa. Primeiramente, foi habitada por índios tupinambás e recebeu seu nome atual em 1776, quando o Dr. André de Carvalho construiu a igreja. Logo depois, a igreja foi alvo de ataques de holandeses em 1624, tendo muitos destes lá se estabelecido. Atualmente, a ilha tem cerca de 3 mil habitantes e localiza-se a cerca de 62 km de Salvador.

ilha de bom jesus dos passos bahia
Igreja de Bom Jesus

O que fazer

Era a nossa primeira vez na Ilha (isso foi em 2016)  assim, perguntamos a um morador qual era o melhor lugar para tomar banho de mar, como poderíamos conhecer toda a Ilha e um local para comer uma boa moqueca.  Dessa maneira, a resposta dele virou um post, rsrs.

–  Admirar a Igreja de Bom Jesus dos Passos desde Madre de Deus

Ao passo que nos aproximamos da Ilha, percebemos que o ritmo por ali é único.  Por isso, minha mãe comentou: ” O lugar pode não ter muitos atrativos, mas se tem um clima tranquilo e de paz, já vale a visita.” De fato, a Ilha de Bom Jesus dos Passos é um lugar pequeno onde o “desenvolvimento” ( luz, água, energia) chegou há pouco tempo. Para nossa alegria, não circula carros.

Caminhar pela Ilha seguindo a Promenade

O passeio que circunda uma parte da Ilha de Bom Jesus dos Passos, é um convite para caminharmos sem preocupação.  Por isso, vá leve e confortável!

ilha de bom jesus dos passos bahia
passeio que circunda parte da Ilha

 

ilha de bom jesus dos passos bahia
um mar convidativo

 

ilha de bom jesus dos passos bahia
meio de transporte da região

banho na Praia da Pontinha

O forte da Ilha não é a praia e sim a sua tranquilidade e clima agradável. Visto que,  não há faixa larga de areia como em Ilha dos Frades ou Ilha de Maré. No entanto, encontramos um lugarzinho bem propício para banho na Praia da Pontinha.

– pular do píer da Ilha

Ao retornarmos a Madre de Deus, enquanto o barco não chegava, eu e meu pai pulávamos do píer e nos divertíamos como crianças.

ilha de bom jesus dos passos bahia
a galera se divertindo no píer

Outras atividades que podem ser feita com mais tempo: windsurf, passeio de barco e stand up.

Ilha de Bom Jesus dos Passos – onde comer

A indicação do morador foi o Bar e Restaurante João do Pirão. Bem localizado e atendimento bom. Pedimos uma moqueca de peguari, mas eu não gosto muito deste marisco pois é duro.

ilha de bom jesus dos passos bahia
moqueca de peguari

 

ilha de bom jesus dos passos bahia
Bar João do Pirão

 

ilha de bom jesus dos passos bahia
cardápio em 2016

Bonja Petti

Na Larica Gourmet

Sabores de Bonja – sorveteria

Casa do Tamarineiro – café da manhã

Açaí do Nordeste

 

Ilha de Bom Jesus dos Passos – Onde ficar

 

Se hospedar na Ilha é uma experiência incrível. Além disso, permite fazer outros passeios como ir de barco à Praia de Loreto, ou visitar a Ilha de Maria Guarda, ou ir pra Paramana.

Pousada Diluis: (71) 99961-2919

Pousada Custódio (71) 3297-3234

Caso não queira se hospedar na Ilha de Bom Jesus dos Passo, escolha uma das pousadas de Madre de Deus. Daí, você explora a região conhecendo todas as ilhas: dos Frades, Bom Jesus e Maria Guarda.  Enfim,  não existe fórmula pois as possibilidades são inúmeras e rendem excelentes passeios.

Qual a minha opinião sobre a Ilha de Bom Jesus dos Passos?

Que você deve conhecer logo! Fomos em 2016, sem saber nada e amamos. No entanto, hoje existe muita informação na internet, então vá desfrutar deste lugar especial da Baía de Todos os Santos! As pessoas são muito simpáticas e prestativas, até as crianças são bem hospitaleiras e conversadeiras, rsrs.

Sem dúvida, este é um lugar para você ir com calma, com amigos ou família e aproveitar para bater um papo, tomar uma cervejinha gelada, ler um bom livro embaixo da sombra duma árvore, velejar (pra quem tem um veleiro, lógico) ou praticar windsurfe.

ilha de bom jesus dos passos bahia
píer de Bom Jesus dos Passos

 

ilha de bom jesus dos passos bahia
caminhe pelas ruas charmosas de Bom Jesus

 

ilha de bom jesus dos passos bahia

parece uma pintura, mas é real e fica perto de Salvador

 

ilha de bom jesus dos passos bahia
tranquilidade, mas sobretudo, uma boa resenha

 

ilha de bom jesus dos passos bahia
chegamos e já amamo

 

ilha de bom jesus dos passos bahia
ora um bate papo, ora uma sombrinha, ora um banho de mar …

 

ilha de bom jesus dos passos bahia
de olho na Ilha Maria Guarda, mas ainda em Bom Jesus

 

ilha de bom jesus dos passos bahia
coisa linda cruzando nosso caminho

 

ilha de bom jesus dos passos bahia
e a gente fica como? assim ó kkkk

Se você quiser enriquecer este post, fique á vontade, deixe seu comentário logo abaixo.

Obs.: texto escrito originalmente em 01/05/2016 e atualizado em 02/05/2019.

Comentários

  1. sem dúvida na minha próxima ida a Salvador vou levar as crianças e a esposa para conhecer essas belezas. sempre acompanho seu blog, muito bom e informativo, parabéns!

  2. Bom, Ótimo, fico muito feliz de ver minha terra natal, sendo descoberta e recomendada.
    Nascido e criado neste paraíso, resido em Salvador, mais não fico muito tempo sem ir a esta maravilha de lugar.
    Há, indo pergunte sobre a moqueca de fruta pão, uma delicia!
    Hildo.

    1. Olá Hildo!

      Grande alegria receber sua mensagem. A Ilha de Bom Jesus é uma preciosidade na Baía de Todos os Santos.
      Não sabia da moqueca de fruta pão, da próxima vou procurar saber…

      Muito obrigada pela visita e abraços!

    2. ótimo saber que a nossa historia esta ai pois este foi o lugar onde vivi durante muitossss anos hoje moro em são paulo a praticamente 30 anos mais tenho ai muitos amigos e parentes o meu irmão nico minha cunhada aninha esposa do meu irmão nico a minha sobrinha e muitas outras pessoas a verdade é que sempre que posso estou pesquisando sobre a ilha pois estou tão longe dai mais lembro muito bem dos meus amigos a ultima vez que visitei a ilha foi em 1992 e estava de ferias desde então não voltei mais pois tenho muito trabalho aqui em sampa mais espero logo voltar e rever meus amigos e parentes um grande abraço a todos e fiquem com deus meu nome luis fernando dos reis filho de harmando conhecido tambem por creuso irmão de rubens abraçooooooos

    3. Que lindo Luis Fernando!

      Venha rever seus amigos e parentes.
      De fato, algumas coisas mudaram, mas é sempre bom vivenciar lugares da nossa infância. Esta é nossa origem, nossa raiz.

      Fico honrada com seu comentário aqui, abraços!

  3. Bom, Ótimo, fico muito feliz de ver minha terra natal, sendo descoberta e recomendada.
    Nascido e criado neste paraíso, resido em Salvador, mais não fico muito tempo sem ir a esta maravilha de lugar.
    Há, indo pergunte sobre a moqueca de fruta pão, uma delicia!
    Hildo.

  4. Caramba que saudades. Acho que vi até meu tio na foto. A rua de minha falecida bisavô ficou tão linda. Mais de 6 anos que não vou lá. Caiu até uma lágrima de saudades dos olhos. Parabéns. Já pulei muito da ponte e a pontinha é muito linda.

  5. Estou indo passar o Reveillon em Bom Jesus dos Passos, a pousada é Di Luís contato 07199612919 é Whatsapp. Ano passado fomos pra Maria Guarda no Revellion, amamos. Uma dica em Maria Guarda é ir no Bar do Baton, ele e a esposa super simpáticos e hospitaleiros. Sai uma tainha frita q é dos Deuses!!! As moquecas maravilhosas e a salada de peguari com camarão excelentes!! Super recomendo!
    Danielly Morais

  6. Que ótimo ter encontrado este blog! Meus antepassados veem da Ilha de Bom Jesus dos Passos e meu tataravo (isto é, quarto avo), Joaquim Lopes de Sant'Anna foi sepultado na capela curada da Ilha de Bom Jesus dos Passos e seu filho, meu tetravo,Innocencio Lopes de Sant'Anna, foi sepultado no corredor da capela.
    Estive neste ilha muitos anos atrás mas estavo procurando os antepassados errados do lado Alves Peixoto, que nao eram da ilha mas de Maragogipe. Gostaria de voltar a Ilha de Bom Jesus dos Passos e ver se encontro as sepulturas dos meus antepassados.
    Será que alguem sabe o horario de abertura da Igreja? Como nao moro na Bahia, teria que fazer uma viagem especialmente para visitor a ilha.

    1. Olá Helio!

      Obrigada por visitar o blog.

      Que tal ligar para a Igreja: (71) 3604-1034.

      Este é o número que aparece na internet. Caso não consiga, liga pro número da pousada que consta no post. Talvez eles te ajudam.

      Abraços e espero que você consiga realizar seu desejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *