O termo Stand Up Paddle Boarding é chamado na língua havaiana de Hoe He’e nalu (e significa Ku= em pé, Hoe=Remar, He’e=Surfar, Nalu=Onda). Ressurgiu quando instrutores de surf ficavam em pé na prancha para dar orientações aos alunos. E chegou ao Brasil através de Jorge Pacelli e Haroldo Ambrósio invadindo as praias do Sul do Brasil e há uns 4 anos vem crescendo em Salvador, principalmente nas praias de Itapuã, Piatã e Porto da Barra.
Porto da Barra- Sala de aula.
É um esporte que requer equilíbrio e concentração, mas o que mais me atraiu foi a oportunidade de apreciar as belezas de Salvador de um ponto de vista diferente. Tudo foi possível, graças ao incentivo da minha amiga Fernanda que já tinha feito uma aula e me disse que foi ótimo e me acompanhou neste dia.
Olha a maneira de segurar o remo.
Aproveitei uma promoção do jornal Correio da Bahia em parceria com a escola de surf Axé Wind e fiz uma aula de iniciação gratuita. Para isso, tive que acordar bem cedo. E esse é o recomendável. Acorde cedo e vá surfar!
Cheguei ao Porto da Barra e já havia uma fila com o pessoal aguardando o recebimento das pulseirinhas coloridas que indicavam os horários para a aula de satnd up. Foram 4 turmas com 16 pessoas cada uma em horários diferentes. Além do stand up, houve aulas de slackline (ou corda bamba), patins e skate.
Fila para fazer atividades do verão gratuitamente.
Enquanto esperava, fui interagindo com o pessoal da fila, conversando com um e outro no jeito baiano de ser. No horário, na areia da praia, recebemos as seguintes instruções:
– começar ajoelhado na prancha;
– ao levantar, manter uma certa flexão no joelho e depois manter o equilíbrio em pé;
– com as pernas abertas, procurar manter os pés paralelos ao buraco no meio da prancha;
– observar que o remo possui uma curvatura e sua inclinação deve ficar para frente e procurar enfiar o máximo na água, não é para alisar a água com o remo…rsrs;
– se observar um obstáculo, reme ao contrário, seria como uma ré ou freio;
– se não conseguir desviar e o choque com outro surfista é inevitável, se abaixe;
– não olhe para a água e sim para seu objetivo;
– manter se afastado da área dos banhistas;
– ao trocar o remo de mão, não cruze os braços formando um X, uma mão estará na extremidade do remo e a outra no meio dele, sempre!;
Ouvindo as instruções do Alexandre Lessa da Axé Wind.
Comece ajoelhado na prancha.
Pronto. Gravei estas instruções e comecei a surfar. A saída não foi muito legal não. Toda atrapalhada, mas não cair na água em momento nenhum O/. Eram três instrutores que ficaram atentos aos alunos e foram simpáticos em passar as informações. Quem estiver inseguro quanto a cair na água, pode usar coletes salva vidas. Foram 40 minutos de descontração e relaxamento, mas me cansei, rsrs. Talvez, foi a falta de prática. Só não me cansei de admirar a paisagem do Porto da Barra. As condições climáticas eram favoráveis, pouco vento, água calma e o sol forte. Embora o dia começou bem cinza, pensei que ia chover.
Instrutores da Axé Wind atentos.
O visual do porto da Barra, não cansa.
Os locais para prática do stand up em Salvador mais comuns são:
– Porto da Barra
– Itapuã, na Rua K
– Lagoa de Pituaçu
– Piatã, Jaguaripe
– Solar do Unhão
Este é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa de 4 a 64 anos. Muitos se apaixonam a primeira vista pelo stand up e começam a investir em equipamentos que podem custar até 10 mil reais. Mas você não precisa gastar tanto para se envolver com este esporte. Basta pesquisar as escolas de surf em Salvador e o valor das aulas e o aluguel das pranchas que variam de 30 a 60 reais. A Axé Wind por exemplo, aluga a prancha por R$35/ hora e R$60/hora com instrução.
4 comentários em “Stand up paddle em Salvador”
Kkkkk Vc é demais Van! Kkkk Viva ao Sup! Bravo turismóloga aventureira! Pra primeira vez vc foi 10!
Oi Nanda!
Eu agradeço seu incentivo e já estou programando outros lugares para surfar.
Bjs!
Agora aquele momento da sua saída…. inolvidable, eu não esqueço mais nunca. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
'Ela ouviu as instruções?!' 😄😘
Foi mesmo, um começo atrapalhado, mas depois deu certo…rsrs.