Cemitério Bizantino (Santa Izabel) em Mucugê na Chapada Diamantina

0
602
dav

Em uma de nossas viagens à Chapada Diamantina tivemos a oportunidade de conhecer o Cemitério Bizantino de Mucugê que é um atrativo gratuito e muito interessante. Seu nome oficial é Cemitério Santa Izabel e fica a beira da rodovia na saída de Mucugê pra Ibicoara.

Confira a localização no Google Maps e os comentários:

Cemitério Bizantino de Mucugê – história

“A construção do Cemitério de Santa Isabel foi definida pela Câmara Municipal da então Santa Isabel do Paraguaçu em 1º. de outubro de 1855, em função da terrível epidemia de Cólera Morbus que assolava o Estado da Bahia, conforme citamos acima. O município criou uma comissão para definir o local ideal para se construir o cemitério público, que foi composta pelo médico Francisco de Paula Soares, pelo delegado e pelo vigário da cidade. Nesta escolha, fica claro a importância e a premência de se construir um cemitério secularizado. O lugar escolhido teria que ser “fora da cidade, longe de fontes d’áqua, em terrenos altos e arejados, onde os ventos não soprassem sobre a cidade”, seguindo assim, as normas higienistas implantadas no século XIX. “

cemiterio bizantino de mucuge bahia

Na parte inferior do Cemitério Bizantino de Mucugê encontramos covas rasas e simples. No entanto, nas encostas da Serra do Sincorá, há jazigos de tijolos revestidos de reboco e caiados de branco, ornamentados com elementos arquitetônicos clássicos e medievais, designados pela população local de “bizantino”. A origem dessa denominação é desconhecida, e é assim que o cemitério consta no processo de tombamento do IPHAN.

cemiterio bizantino de mucuge bahia

Fonte : Arte Funerária por Maria Elizia Borges

cemiterio bizantino de mucuge bahia

cemiterio bizantino de mucuge bahia

Portanto, caso esteja apenas de passagem por Mucugê, é possível conhecer num único dia este atrativo e o Projeto Sempre Viva. O acesso aos dois atrativos é fácil e sinalizado.

Por fim, confira no vídeo abaixo como é o Cemitério Bizantino de Mucugê:


VEJA TAMBÉM:

Projeto Sempre Viva em Mucugê

Um dia em Lençóis: Cachoeira Primavera, Salão de Areias coloridas, Morro do Pai Inácio e mais

Onde Comer e onde ficar na Chapada Diamantina

Trilha da Cachoeira do Sossego

Vale do Pati em 3 dias

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome