O que fazer em 1 dia em Lençóis e que seja pertinho da cidade? Bom, vamos ao nosso terceiro e último dia em Lençóis e veja o que pode ser planejado. Nosso guia é o Márcio Ribeiro e se você gostar do roteiro, ao final do post tem o contato dele.
1 DIA EM LENÇÓIS – PELA MANHÃ
Saímos para este roteiro um pouco mais tarde que nos outros dias, lá pelas 9h, visto que os atrativos estão perto da cidade. O local que vamos visitar é o Parque Municipal da Muritiba e contempla os seguintes atrativos:
Piscinas do Rio Serrano
São as famosas piscinas sorrisal, pois o efeito do rio nestes poços é como um comprimido efervescente na água. Mas o nível do rio estava baixo, então seguimos para o próximo atrativo, porém, antes apreciamos a vista de Lençóis.
Salão de Areias
Lugar muito interessante. A passagem entre as rochas nos transporta a outro mundo e quando olhamos os exemplares de areias encontradas no local, percebemos que a diversidade da natureza surpreende.
As rochas sofrem o intemperismo o que resulta em formas e texturas incríveis.
Poço Harley
Por que o nome do poço é Harley? Porque dizem que o cometa Harley foi visto daqui. Bom, mais ou menos isso, mas pergunte ao guia. Este é um lugar muito agradável para banho e tem uma mini queda d’água maravilhosa (confira no vídeo ao final do post).
Cachoeira da Primavera
Esta cachoeira tem uma queda centralizada (a depender da época de chuva/seca) e é bem forte, mas super gostosa. Como estávamos visitando a região no feriado, havia fila para tomar banho.
Mirante de Lençóis
Este é o ponto mais alto próximo a Lençóis e que permite uma vista total da cidade. Daqui pude perceber que Lençóis é pequena e encontra-se abraçada pelas montanhas.
Cachoeirinha
Voltando para Lençóis, fizemos esta última parada. Não tomamos banho pois a queda d’água estava bem pouca, assim contemplamos e seguimos para cidade.
1 DIA EM LENÇÓIS – PELA TARDE
Onde almoçar em Lençóis
O guia nos deixou a vontade para almoçar e depois nos encontraríamos as 15h para vermos o pôr do sol no Morro do Pai Inácio. Portanto almoçamos no lugar de sempre, no Restaurante Paladar, num larguinho próximo ao Café Mistura. Este restaurante é bom e barato, inclusive para jantar e além de almoço serve crepes, pizza, carnes e hambúrgueres. O almoço é a quilo e custa 39 reais.
Após almoço, uma parte foi à Pousada trocar de roupa e outra parte do grupo descansou no passeio em frente ao Banco do Brasil.
Morro do Pai Inácio
Este é o cartão postal da Chapada Diamantina e fica a uns 20 minutos de Lençóis, às margens da BR 242. Assim, este foi o único momento do dia em que utilizamos carro ( o guia Márcio tem carro). Cobra-se 12 reais por pessoa para subir o Morro e o trajeto até o topo sofreu uma “melhoria” com a instalação de escadas de madeira. É uma subida tranquila e fácil e quando estamos lá no alto, é só admiração.
Há um senhor que a cada hora conta a história que deu nome ao Morro e a apresentação inclui uma encenação que eu acho engraçada.
Enfim, considero o Morro do Pai Inácio o local ideal para você terminar seu roteiro e assim confraternizar com a família e amigos.
Guia Márcio Ribeiro – 075 99829.6370 (Whatsapp)
Confira o vídeo deste roteiro:
Veja também:
Trilha da Cachoeira do Sossego
Pantanal Marimbus e piscinas do Rio Roncador
Trilha da Cachoeira da Fumacinha