Cemitério La Recoleta em Buenos Aires

0
108
cemiterio la recoleta em buenos aires

Cemitério La Recoleta em Buenos Aires foi construído em 1822 pelo engenheiro francês Próspero Catelin como o primeiro cemitério público da cidade.

Está localizado no bairro “La Recoleta”, assim chamado pelo convento dos monges recoletos. Esta congregação petencia à Basílica “Nuestra Señora del Pilar” e na antiga horta da Basílica foi construído o cemitério.

cemiterio la recoleta em buenos aires

Nos seus cinco hectares (50.000 m²) de superfície, se destacam imponentes tumbas e mausoléus pertencentes à muitos protagonistas da história argentina.

cemiterio la recoleta em buenos aires

O Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, é famoso por seus mausoléus impressionantes e pela quantidade de personalidades históricas da Argentina, que estão enterradas lá.

Alguns dos principais mausoléus e as personalidades associadas a eles incluem:

Eva Perón (Evita): O mausoléu de Eva Perón é um dos mais visitados e emblemáticos do cemitério. Eva Perón foi uma figura política e socialmente influente na Argentina, esposa do presidente Juan Domingo Perón. Ela desempenhou um papel significativo na política e na luta pelos direitos das mulheres e dos trabalhadores.

cemiterio la recoleta em buenos aires

Presidentes Argentinos: Vários ex-presidentes argentinos estão enterrados no Cemitério da Recoleta, incluindo Domingo Faustino Sarmiento, Bartolomé Mitre, Hipólito Yrigoyen e Raúl Alfonsín (ver foto abaixo). Cada um desses presidentes desempenhou um papel importante na história política e social da Argentina.

cemiterio la recoleta em buenos aires
Presidente Raul Alfonsin

Personalidades Culturais: O cemitério abriga os túmulos de muitas personalidades culturais argentinas proeminentes, como o escritor Adolfo Bioy Casares, o poeta Jorge Luis Borges e a atriz Libertad Lamarque. Esses indivíduos contribuíram significativamente para a cultura argentina em suas respectivas áreas.

cemiterio la recoleta em buenos aires
sepultura de Federico Leloir, prêmio nobel em química

Federico Leloir foi um renomado bioquímico argentino que desempenhou um papel fundamental na pesquisa científica e na história da Argentina. Nascido em Paris em 1906, Leloir mudou-se para a Argentina quando criança e dedicou sua vida ao estudo da bioquímica.

Federico Leloir foi agraciado com o Prêmio Nobel de Química em 1970, tornando-se o primeiro argentino a receber esse prestigioso prêmio.

Figuras Históricas: Além das figuras mencionadas, o Cemitério da Recoleta é o local de descanso final de muitas outras figuras históricas da Argentina, incluindo militares, artistas, intelectuais e membros da alta sociedade.

cemiterio la recoleta em buenos aires
Aramburu

Durante seu governo, Aramburu ordenou a exumação e transferência dos restos mortais de Juan Domingo Perón e de sua esposa, Eva Perón, em uma tentativa de apagar os símbolos do peronismo do país. Os restos mortais de Eva Perón foram mantidos em segredo por muitos anos.

Decoradas com mármores e esculturas, as construções que integram o conjunto patrimonial de La Recoleta são obras de destacados arquitetos e artistas. Mais de 90 bóvedas foram declaradas Monumento Histórico Nacional.

Portanto, recomendo fortemente a visita guiada ao Cemitério La Recoleta em Buenos Aires, que está inclusa no valor do ingresso que custa 5 mil pesos (valor em jan/24). Dê preferência ao primeiro horário, às 9h. A narrativa que o guia apresenta é muito legal!

Posts da série dessa viagem pela Argentina e Uruguay:

Qual moeda levar para Argentina e Uruguay
Livraria Grand Splendid El Ateneo
Museu de Arte Popular José Hernandez
Museu de Arte Latino-Americana MALBA
Rosedal de Palermo em Buenos Aires

Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: InstagramFacebook, PinterestYoutube

Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo .

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome