Qual moeda levar para a Argentina e Uruguay?

0
46

Este é o primeiro post de uma série sobre o planejamento de viagem para a Argentina e o Uruguay. Aqui vou mencionar alguns pontos sobre qual moeda levar para a Argentina e Uruguay e como foi minha experiência ao utilizar cartões pré-pago, de crédito e dinheiro em espécie na moeda local.

Hoje, observamos como as mudanças políticas impactam a economia e consequentemente afetam nossas viagens.

Turismo na Argentina e Uruguay

O primeiro ponto a ser considerado, por exemplo, é a escolha do destino. Segundo levantamento da YouGov no primeiro semestre de 2023, os cinco países mais visitados pelos brasileiros foram: Portugal, Argentina, Paraguai, Estados Unidos e Uruguai. Ou seja, três são da América do Sul.

A mudança política na Argentina provocou câmbios na economia do país e mais especificamente na moeda local (pesos argentinos). Houve uma grande desvalorização do peso, em que mil pesos chegou a equivaler a 1 dólar. No entanto, a Argentina continua sendo interessante e com um preço acessível para os brasileiros.

Segundo o Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur), até setembro de 2023, a Argentina recebeu 5,3 milhões de turistas, sendo que 1.025, 854 foram brasileiros. Talvez, nem precisasse de uma pesquisa desse tipo, visto que, basta estar em Buenos Aires e ouvir por todos os lados sotaques de norte a sul do Brasil.

Já o Uruguay, segundo o ministério do turismo, recebeu, de julho a setembro de 2023, cerca de 150 mil brasileiros, sendo um novo recorde para o trimestre. Para Tabaré Vieira, ministro do Turismo do Uruguay, “acho que o brasileiro ainda não conhece [o Uruguay]. O Rio Grande do Sul conhece o Uruguai. Mas lá para cima [Norte do Brasil], recém estão conhecendo o que oferece esse país, com muita diversidade.”

E essas pesquisas não mentem, em janeiro de 2024, escolhi Uruguay e Argentina como destinos de férias e encontrei muitos, mas muitos brasileiros nos dois países e no Uruguay a maioria era sulista.

Bom, agora vamos falar de qual moeda levar para a Argentina e Uruguay, ok?

Após algumas pesquisas optei pelo seguinte.

Cartão pré-pago

Fiz gratuitamente o cartão pré-pago da Wise e solicitei o envio do cartão físico (não esqueça de solicitar quanto antes da sua viagem). É de uso prático, sendo aceito em vários lugares. Ele só não é aceito na máquina da Payway (na Argentina, por exemplo).

Antes e durante a viagem, você pode carregar com real e converter, no próprio aplicativo, para a moeda local. É recomendável usar o cartão na moeda local. Mas para a Argentina, não encontrei o peso argentino e por isso utilizei em dólar.

A cotação da moeda na Wise é mais vantajosa para o turista que a cotação nas casas de câmbio para compra de moeda em espécie. Além disso, ao utilizar o cartão Wise, você obtém desconto de imposto em compras em locais turísticos tanto na Argentina como no Uruguay. Portanto, recomendo a Wise como uma boa opção para cartão pré-pago.

Qual moeda levar para a Argentina e Uruguay – Dólar

Troquei alguns reais por dólar aqui em Salvador pensando na possibilidade de trocá-los por peso lá na Argentina. E assim fiz. Na Argentina, troquei alguns dólares por pesos para uso em locais que aceitassem apenas dinheiro espécie (efectivo).

O mesmo ocorreu no Uruguay. Troquei, gradualmente, o dólar por pesos uruguaios para uso em situações específicas (recarga do cartão de transporte, por exemplo).

Então, até aqui mencionei a praticidade do uso do cartão pré-pago Wise e a importância de levar um pouco de dólar para trocar pela moeda local.

Cartão de crédito

Agora, relatarei minha experiência com o uso do cartão de crédito da bandeira Visa emitido pelo Banco do Brasil, o que possuo faz mais de 12 anos.

Em locais nos quais o cartão Wise não passava, utilizei o cartão de crédito. E no Uruguay, sem sombras de dúvida, o cartão de crédito e o pré-pago da Wise são as melhores opções, pois você terá abatimento de imposto que farão muita diferença no total da compra (ver foto abaixo). Sim, no Uruguay use e abuse do cartão Wise ou do cartão de crédito.

qual moeda levar arg e uru
se você usa o cartão pré-pago ou de crédito, você terá abatimento do imposto automaticamente

A cotação do cartão de crédito será maior que a do Wise, mas ainda assim vale a pena utilizar. No Uruguai, o único lugar que não aceitou o cartão Visa foi na locadora de carro Punta a Car, pois eles preferem trabalhar com a MasterCard e não avisam aos clientes.

Onde fazer câmbio no Uruguay (Montevideo)?

Nas lojas Abitab (parecida com nossas lotéricas) espalhadas por toda cidade. Além de câmbio, você pode comprar o cartão de transporte e fazer a recarga (em espécie). É super prático!

Uma das lojas da Abitab. Essa fica no Mercado Agrícola

‘Quem converte, não se diverte’. Bom, esquece isso, pois o que eu mais vi foi o turista (e inclusive o cidadão do país) fazendo contas e mais contas na hora de comprar algo ou acessar um atrativo. Percebi que o valor do ingresso ao atrativo era uma questão discutida por todos. E aqui coloco como reflexão: quais atrativos vale realmente a pena serem visitados? Minha humilde sugestão: antes de ir, planeje, e quando estiver no destino, avalie.

Outra coisa que é importante destacar é o seguinte: se você vai primeiro para a Argentina e segue para o Uruguay, saiba que o custo de vida uruguaio é altíssimo. É difícil, mas precisamos aceitar: não compare Argentina e Uruguay. O que acontece na Argentina, fica na Argentina, rsrs. Entenda que ao entrar no Uruguay, o jogo vira, rsrs … esqueça a cotação que você fazia entre pesos argentinos e real. Maaaasss … isso não tira a beleza da viagem ao país de um litoral belíssimo, de uma cultura lindíssima e de pores do sol inesquecíveis!

Portanto, minha experiência foi: solicitei e fiz a recarga do cartão pré-pago da Wise e utilizei bastante. Troquei aos poucos o dólar pela moeda local e utilizei o cartão de crédito da bandeira Visa mais no Uruguay. Ah, não compre pesos (argentinos ou uruguaios) no Brasil.

Link úteis

Cartões pré-pago de viagem – Foco no Investidor

Qual moeda levar – Viaje na Viagem

Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: InstagramFacebook, PinterestYoutube

Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo .

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome