Início > Bahia > Como chegar na Península de Maraú/ Bahia
Como chegar na Península de Maraú/ Bahia
Escrito por Vaneza Narciso | Atualizado em:
Neste post, escrevo sobre 4 opções de como chegar na Península de Maraú, na região da Costa do Dendê. E como você pode aproveitar cada uma delas. Não é só destino que é interessante, mas o caminho também.
Península de Maraú- Um arco-íris nos dá as boas vindas…
OPÇÃO 1 FERRY+ CARRO OU ÔNIBUS+ LANCHA
Este é o trajeto mais comum e se estiver de carro, poderá visitar algumas cidades ao longo da BA-001
Esta é a opção mais usada. Você pode comprar a passagem do ferry na hora ou pelo site da Internacional Travessias. Esta opção tem um acréscimo de 30% no total da compra. É interessante comprar com bastante antecedência a hora marcada (são 20 vagas) em época de feriadões. Não sabíamos deste detalhe, e minhas férias começaram na véspera do feriado e 15 dias antes não havia vagas para hora marcada. Outro detalhe: ao preencher o cadastro no site do ferry, ative a tecla Caps Lock para digitar o município. Para quem vai pegar ônibus, atravessa de ferry e no terminal de Bom Despacho (Ilha de Itaparica) tem os guichês das empresas Águia Branca, Cidade Sol . Os horários dos ônibus estão vinculados a chegada do ferry assim, há várias opções. Se for feriado, garanta sua passagem pela internet. A travessia do ferry é linda com a paisagem de Salvador e da Baía de Todos os Santos.
Um dos ferries e ao fundo, a vista para Salvador
O trajeto é interessante pela BA-001, cortando várias cidades importantes para a história e a cultura da Bahia, uma delas é Maragogipinho, que eu recomendo e muito a visita. Logo depois de Nazaré das Farinhas, você verá uma placa sinalizando a entrada deste povoado. Pergunte no posto de combustível e siga as instruções. Esta cidade é a maior produtora de cerâmica da Bahia. Muito do artesanato de barro que você ver na Feira de São Joaquim, no Mercado Modelo e no Pelourinho é feita em Maragogipinho e o melhor, você ver a cerâmica sendo feita ao vivo e compra bem mais barato. Vale a pena conferir se você estiver de carro indo pra Camamu. Confira aqui como foi nossa visita.
OPÇÃO 2 BR-324+ BR-101+ BA-001+ LANCHA
Se for feriado e você não comprou hora marcada, melhor ir pela BR. E se você sair cedo de Salvador, dá pra visitar Maragogipinho.
Saindo de Salvador, siga pela BR-324 sentido Feira de Santana. Após as praças de pedágio de Simões Filho e Amélia Rodrigues, entre na BR-101 onde a sinalização indica Rio de Janeiro, Espírito Santo. Siga pela BR-101 até o entroncamento para Nazaré das Farinhas e depois siga a BA-001 até Camamu. Tudo devidamente sinalizado. Fique atento.
Parece uma peregrinação, mas já estamos tão acostumados com este trajeto para esta região que para nós, passa rápido.
OPÇÃO 3 FERRY+ BA-001+ BR-030
De carro, sem lancha e sem estacionamento, quanto custa?
Este trajeto é o melhor, porém precisamos do tempo bom e sem chuva durante alguns dias, para dirigir na BR-030. Embora seja uma estrada federal, não tem asfalto. É terra pura e cascalho e tem trechos com aquelas famosas “costela de vaca”. Treme o carro todo, rsrs. Mas tem trecho em que colocamos mais de 60km/h. Há muita sinalização. Fomos num feriadão e a movimentação era intensa. De Camamu até Taipu de Fora/Barra Grande, gasta-se 1:30h. Você passa por Camamu, desce até a rotatória que indica Maraú e depois sobe pela BR-030.
OPÇÃO 4 BR-324 + BR-101 + BA-001+ BR-030
De carro, sem ferry, sem estacionamento, sem lancha e liberdade para conhecer povoados ao longo da BA-001 e para conhecer quase toda Península de Maraú, quanto custa?
Esta opção é pra quem vai de carro, principalmente em família ou grupo de amigos. Foi este trajeto que fizemos. Terá liberdade total e uma viagem maravilhosa. E gastará bem menos. Abasteça o carro em Camamu e divirta-se!
Dicas:
se você tiver dúvidas sobre o estado da estrada em Maraú, pague um dia de estacionamento em Camamu, curta um dia em Barra Grande, pergunte aos locais se dá para trafegar de carro e daí você decide buscar o carro. Foi isso que nós fizemos e não nos arrependemos;
não sei se eu já falei, mas em Maraú só tem 1 posto de combustível na BR 030 e só vende gasolina que é uma fortuna, portanto encha o tanque em Camamu;
temos vários motivos para não pegar o ferry: é caro, o serviço não é bom, hora marcada significa uma espera terrível e nem sempre há pontualidade. Mas isso é uma questão familiar, rsrs…;
se você está de carro, deixe de pressa, conheça um dos povoados ao longo da Ba 001. Há vários restaurantes de comida regional, experimente conhecer um;
e por falar em pressa, ao passar pela Ba 001, observe as cidades, as pontes, os rios. A estrada está relativamente boa, pode ir tranquilo e cuidado com as curvas;
deslocamento nesta região e para as ilhas não é rápido, considere sempre 1 dia pra chegar e outro para sair;
a partir de Barra Grande, você pode ir de táxi, jardineira, transfer ou até andando para sua pousada.
existe uma pista de pouso privativa do Kiaroa Resorts para pequenas aeronaves.
outra alternativa é chegar pelo Aeroporto de Ilhéus e pegar um transfer ou táxi até Barra Grande.
Rio Una cortando a cidade de Valença. À direita, barcos e lanchas que partem para Morro de São Paulo
Porto da Graciosa de onde partem as lanchas para Boipeba
e o menino ribeirinho se diverte e se joga
Rio das Almas atravessando o município de Nilo Peçanha
Rio Sirinhaém cortando a cidade de Ituberá
ESTCIONAMENTO EM CAMAMU
Uma coisa que nos chamou atenção em Camamu e em Valença (para quem vai pra Morro de São Paulo), foi a questão do estacionamento. Logo na entrada das cidades, os mototáxis, ficam te parando e assediando para oferecer o serviço. Em Camamu, paramos e perguntamos quanto era. Daí, o mototáxi nos levou até o cais de onde saem as lanchas e negociamos o valor. No início, ele cobrou 30 reais a diária e como ficaríamos 4 dias, fechamos em 85 reais. Pagamento só no retorno de Barra Grande. O estacionamento foi do Neném, tem uma barraquinha próxima do cais, é só perguntar. Aliás, é capaz dele te achar, antes de você achar ele, rsrs. O que eu pensava que era complicado, conseguir estacionamento, na verdade é simples e fácil, mas tem que negociar.
Pra você que chega de ônibus, estacionamento não é problema, basta ir pro cais e pegar a lancha que custa 15 reais, mas eles cobram até 40. Negocie, chore.
Cais de Camamu de onde partem as lanchas para Barra Grande
Perguntamos sobre o barco que faz a travessia em mais tempo (1:30), porém mais barato (R$6). Nos informaram que só há este trajeto ao meio dia de segunda a sexta. Assim, esperamos a lancha completar a lotação e seguimos para Barra Grande. Este transporte é usado por todos, inclusive a população que mora nas ilhas e trabalha em Camamu. Um trajeto simplesmente ma-ra-vi-lho-so. Fizemos duas vezes. A Baía de Camamu é a segunda maior do Brasil. E tivemos sorte de que ao longo do trajeto, houve várias paradas assim, conhecemos outros lugares da Baía. Gastamos 40 minutos (normalmente são 25 min) para chegar em Barra Grande e as boas vindas foi fantástica.
A segunda maior baía da Brasil
Transporte escolar
Arrasamos no arco-íris..rsrs
Cais de Barra Grande
A depender do horário e do trajeto, só terá você e o motorista da lancha que é morador e conhecedor da região. E se for um cara simpático, interaja, converse, pergunte. Ele vai te dar dicas e explicações maravilhosas sobre a localidade.
Chegada em Barra Grande, chão de areia
Um belo pôr do sol, assim que chegamos em Barra Grande
No outro dia voltamos para pegar o carro em Camamu e seguimos pela estrada de terra até Taipu de Fora.
BR-030 em tempo bom e próprio pra pegar estrada
Um trecho com algumas poças d’água, após uma chuva fina e rápida
De Maio a Setembro as chuvas são mais frequentes, assim sugiro que você acompanhe a previsão do tempo e entre em contato com sua pousada. Ou, se quiser, como aconteceu conosco, deixa o carro em Camamu e se a BR-030 estiver em condiçoes de trafegar, vocês retornam para pegar o carro em Camamu.
Espero ter ajudado e obrigada pela visita! Boa viagem!
De carro : BR 101 até Santo Antônio de Jesus passando por z feira de santana , depois BA 046 até Nazaré das farinhas . Seguir pela BA 001 até Camamu.
É um trajeto de mais ou menos 16h. Caso você não queira passar em Salvador é este. Se for passar, é melhor na volta e daí Seguir pra Recife pela BA 099 (linha verde) e depois a BR 101.
Ah, se for deixar o carro em Camamu, ok. Se quiser conhecer a península de carro, continua pela BR 030.
vou de carro, o melhor trajeto é pela br 324 ? sendo que vou de 4×4 é melhor deixar o carro no estacionamento sugerido, ou continuar de carro?
obrigado. muito legal, e proveitosa as dicas para quem nunca foi para esse lado.
5 comentários em “Como chegar na Península de Maraú/ Bahia”
Bom dia! Estou indo para barra grande em maio e vamos de carro saindo de Bh, vc acha que consigo chegar até lá sem problemas?
Obrigada!
Olá Marina!
De Maio a Setembro as chuvas são mais frequentes, assim sugiro que você acompanhe a previsão do tempo e entre em contato com sua pousada. Ou, se quiser, como aconteceu conosco, deixa o carro em Camamu e se a BR-030 estiver em condiçoes de trafegar, vocês retornam para pegar o carro em Camamu.
Espero ter ajudado e obrigada pela visita!
Boa viagem!
Fiquei encantada com o passeio de vocês.Pretendo conhecer em breve, gostaria de saber saindo de Recife/PE. qual seria melhor percurso?
Olá,
De carro : BR 101 até Santo Antônio de Jesus passando por z feira de santana , depois BA 046 até Nazaré das farinhas . Seguir pela BA 001 até Camamu.
É um trajeto de mais ou menos 16h. Caso você não queira passar em Salvador é este. Se for passar, é melhor na volta e daí Seguir pra Recife pela BA 099 (linha verde) e depois a BR 101.
Ah, se for deixar o carro em Camamu, ok. Se quiser conhecer a península de carro, continua pela BR 030.
Boa viagem!
vou de carro, o melhor trajeto é pela br 324 ? sendo que vou de 4×4 é melhor deixar o carro no estacionamento sugerido, ou continuar de carro?
obrigado. muito legal, e proveitosa as dicas para quem nunca foi para esse lado.