Nos dias 29,30 de Agosto conferir este festival super bacana que valoriza a cultura e costumes do Japão e que comemorava 120 anos da amizade entre este país e o Brasil. Além de comidas, músicas, artesanato, curtimos os famosos cosplay que foram belamente fotografado pela Antonyevans Fotografia . Confira:
Minha parceira desta vez foi a Nanda Tootys. Saímos com o objetivo de conhecer o festival e fotografar. O evento ocorreu no parque de exposição de Salvador, na Avenida Paralela, em
frente a Estação Mussurunga. Fomos a tarde, no primeiro dia. Para estacionar, pagamos 10 reais e colocamos o carro logo na frente do parque. Fácil e seguro. Pagamos 9 reais no ingresso antecipado, pois no dia do evento ele custava 20 reais.
frente a Estação Mussurunga. Fomos a tarde, no primeiro dia. Para estacionar, pagamos 10 reais e colocamos o carro logo na frente do parque. Fácil e seguro. Pagamos 9 reais no ingresso antecipado, pois no dia do evento ele custava 20 reais.
Encontramos muitas crianças e famílias aproveitando o dia. Logo que chegamos ouvimos um som de percussão e quem era? Olodum!
Conheci o Juray Castro que é administrador do grupo Saídas Fotográficas em Salvador no facebook e tem vários projetos ligados a fotografia. Ele foi super gentil conosco, pois tínhamos uma dúvida acerca do uso da câmera fotográfica da minha amiga e ele parou pra explicar.
O festival valoriza a cultura japonesa e como o tema era a celebração da amizade entre Brasil e Japão, conhecemos algumas colônias japonesas aqui na Bahia: em Barreiras, Teixeira de Freitas , Juazeiro, Mata de São João ( Colônia JK). Em cada colônia, os japoneses cultivam produtos agrícolas como rambutã, grãos, chocolate e outros.
Teve também exposição do cultivo de flores, bonsai e outras plantas. Massagens terapêuticas e atividades para terceira idade.
Uma ampla área foi destinada a gastronomia japonesa. Uma praça de alimentação com um cardápio variado: rolinho primavera, hot holls, peixe com tapioca, sakêroska, tantas outras coisas que não me lembro rsrsr. Escolhi o pão chinês, mas não gostei. Me arrependi de não ter pedido o tempurá que acho uma delícia.
Várias bandas japonesas se apresentaram, mas vi só uma de longe. Foram tantas coisas para fazer que perdemos algumas apresentações.
O que mais me chamou atenção foram os cosplay. Explico o que é baseado no Google: é a abreviação de costume play ou ainda de costume que pode traduzir-se por “representação de personagem a caráter”, “disfarce” ou “fantasia. Eu tive vergonha de fotografar o pessoal com as fantasias, mas encontrei uma fanpage (Antonyevans Fotografia) com fotos simplesmente maravilhosas. Confiram:
Cosplayer: Ana Ana Lu Simas Personagem: Cruela Devil – 101 Dalmatas |
Cosplayer: Dea Chaves Personagem: Nike – Soredemo wa Utsukushii |
lindas moças da ElFairy Cosplay |
Cosplayer: Gabi Kuchiki Personagem: Shiemi – Ao no Exorcist Pagina da Cosplayer: Hiru Cosplay — com Gabi Kuchiki e Hiru Cosplay. |
Cosplayer: Rafael Esteves Personagem: Kick Ass |
Cosplayer: Larissa Almeida Personagem: Okumura Rin – Ao No Exorcist Pagina da Cosplayer: Scarlet Cosplay |
Bon Odori 2015 Cosplayers: Ygor Gabriel Amaral e Tainá Kido Personagens: Seiya e Saori Kido — com Ygor Gabriel Amaral e Tainá Kido. |
Cosplayer: Olivia Caldas Personagem: Miss Fortune – League of Legends |
Cosplayer: Moabi Arthur Personagem: Buzz Lightyear – Toy Story Pagina do Cosplayer: Moabo Cosplay |
As crianças sempre pediam para tirar fotos ao lado de seus personagens favoritos.
Não podia faltar os boxes com produtos da arte, decoração e entretenimento japonês: vídeos, livros, porcelanas, roupas, camisetas, canecas, tudo ligado ao universo japonês.
Gostei muito de uma exposição logo na entrada do festival que apresentava os principais elementos da cultura japonesa como o origami (arte de dobrar papel), kirigami (arte de cortar papel), o costume de tomar chá, os pontos turísticos mais visitados e considerados patrimônio da humanidade e o destaque vai para os templos japoneses bem ornamentados com cerejeiras e belas árvores, todos expostos em maquetes, claro!
Gostei muito do evento e quem sabe no próximo estarei lá!
Começo do Festival… |
terminando com a super lua! |