O Museu do Recolhimento dos Humildes em Santo Amaro da Purificação é um espaço que conta a produção da arte sacra e a educação feminina nos séculos XVIII e XIX.
Museu do Recolhimento – onde fica
O museu fica em Santo Amaro da Purificação, Bahia, Recôncavo Baiano. São 80km de Salvador até lá e gasta se 1:10h de carro. Mas você pode ir de ônibus com as empresas Cidade Sol e Jauá.
Ao chegar em Santo Amaro observe a sinalização da Rota de Pedestre que inclui o Museu do Recolhimento que fica ao lado do Convento dos Humildes.
Santo Amaro da Purificação foi a primeira cidade do Brasil a ter um Recolhimento.
Museu do Recolhimento – acervo
Mas antes de se tornar um museu , o espaço era um convento onde meninas órfãs, escravas, viúvas e filhas de senhores de engenho ficavam Sob a guarda do clérigo.
Em 1808 o padre Inácio solicitou aprovação do Recolhimento, o que só foi aceito por dom João vi em 1817. Então, em junho de 1980, o convento passou a abrigar o Museu do Recolhimento dos Humildes.
Tudo que as reclusas produziam faz parte do acervo do Museu, a saber, baús, imagens, pratarias, opalinas e etc.
Todo esse saber, de origem portuguesa, era transmitido as educandas. Além do artesanato, havia a produção de doces e sequilhos, que eram a fonte de renda da congregação e ate hoje são vendidos ao lado do Museu.
Em seu Recolhimento, as feiras faziam as maquinetas que são representações religiosas em papel, mas originalmente una atividade masculina.
Assim, o que é um Recolhimento?
Os conventos e recolhimentos caracterizavam-se como dois tipos de instituições católicas para a educação feminina presentes no período colonial brasileiro.
Quais os 4 tipos de Recolhimentos?
1- “para meninas”, que recebiam índias, órfãs ou aquelas separadas da família por algum motivo, até a idade do casamento;
2- “para moças ou mulheres decaídas”, aquelas rejeitadas pela sociedade e arrependidas, também chamadas de “madalenas”;
3- “para mulheres desejosas de uma vida na oração e na penitencia”, viúvas ou abandonadas pelos maridos que não portavam hábito religioso, nem seguiam regra ou clausura;
4- finalmente, as “mulheres destinadas à vida monástica”, que se organizavam nos moldes conventuais, com clausura, hábito religioso e seguiam uma determinada regra
Fonte: (AZZI; RESENDE, 1983, p. 30-31).
Arquitetura
Uma das características mais marcantes do museu é o uso de azulejos portugueses, inseridos por volta do ano de 1841. Presença marcante também da arte mourisca, encontrada no adro com o uso de seixos, nos dois claustros, no altar de Santo Antonio, com fragmentos de azulejos e porcelanas, formando um mosaico, e nos
coruchéus até a torre sineira.
O que se percebe no funcionamento dos Recolhimentos?
“o controle da Igreja com relação à educação feminina … Tal controle passa tanto pelas mãos do mundo masculino, aquele que domina a Igreja como especialmente pela noção de educação que se quer para essas mulheres. ”
Confira no canal Vaneza com Z no YouTube, detalhes do Museu:
VEJA TAMBÉM
Artigo – Dos Conventos e Recolhimentos aos Colégios de Freiras, de Ana Cristina Lage
Museu de Castro Alves no Parque Histórico de Cabaceiras
Cachoeira Escada do Sino em Sao Francisco do Paraguacu
Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube
Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo .