Esta cidade faz parte de rotas e circuitos há muito tempo. Dom Pedro II passou por aqui em 1859 num roteiro que é chamado de Caminhos do Imperador. Naquela época, Dom Pedro disse que o local era muito bonito e deveria ser a capital da província. Hoje, a cidade de Penedo faz parte do roteiro Caminhos do São Francisco que inclui outras cidades às margens do Rios São Francisco. O passeio pelo Centro de Penedo é rápido em algumas horas conhecemos a parte histórica e arquitetura da cidade.
praça barao de penedo

Como Chegar em Penedo

Visto que Penedo é a base para conhecer a foz do Rio São Francisco, então é o mesmo caminho para Piaçabuçu. Nós saímos de Piranhas num trajeto de 4h tranquilo e rápido. Chegamos por volta do meio dia e fomos ao passeio à foz do Rio São Francisco que sai do Restaurante Encantos do Velho Chico. Assim, conhecemos o Centro Histórico de Penedo no outro dia pela manhã e em seguida, partimos para Aracaju. 
travessia de balsa alagoas sergipe
travessia de balsa entre Alagoas e Sergipe. Travessia para carros e pedestres

O que ver em Penedo

mapa centro historico penedo

Nosso passeio começa numa Praça onde tem a Igreja de São Gonçalo próximo ao Mercado Municipal. Dá para fazer tudo a pé, numa manhã ou tarde. No final do post deixo um mapa para que você possa baixar e fazer seu roteiro.

igreja sao goncalo homens pardos
Igreja de São Gonçalo

Theatro Sete de Setembro

Em 1878 foi lançada a pedra fundamental e em 1884 foi inaugurado com toda pompa. O estilo é o neoclássico e possui quatro estátuas que ficam bem no alto e representam as Deusas da Música, da Poesia, da Pintura e da Dança.

O Theatro Sete de Setembro foi o primeiro a ser construído na Província (Estado) de Alagoas. Palco de grandes companhias europeias de teatro e centro de arte e cultura de toda a região.

No ano de 1888, pouco antes da promulgação da Lei Áurea, o Palco das Artes recebeu o ilustre Quintino Bocaiuva (Jornalista, Senador (RJ) e Ministro das Relações Exteriores), o qual fez conferência abolicionista no local. Atualmente, é administrado pela Prefeitura Municipal de Penedo.

theatro sete setembro
mercado municipal de penedo
Mercado Municipal . A feira ocorre logo atrás dele

Igreja Nossa Senhora da Corrente

Sua fachada colonial é de 1729. Em seu interior, apresenta um conjunto de azulejos lusitanos, piso de mosaico inglês e forro de linha ilusionista.

igreja da corrente
à esquerda, Paço Municipal. À direita, Igreja da Corrente

igreja da corrente
interior da Igreja da Corrente que se vê da porta mesmo

centro historico penedo
Rua Damazo do Monte em direção a Praça Barão de Penedo



Casa de Aposentadoria

A Casa de Aposentadoria Velha foi construída para servir de hospedagem aos Ouvidores ( juízes postos pelos donatários), mas não serviu ao objetivo e nela se instalou o Paço Municipal e foi feito um sobrado ao lado em que funciona a atual Prefeitura. A Casa da Aposentadoria fica na Praça Barão de Penedo.

casa de aposentadoria
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, (Catedral Diocesana)
Nesta mesma Praça, temos a Igreja do Rosário que foi construída no terreno da antiga Capela de Santo Antônio e voltada para a Rocheira, ponto inicial da fundação de Penedo. Fica na Praça Barão de Penedo ( antiga Praça do Pelourinho).
                           igreja do rosario

prefeitura de penedo
Prefeitura de Penedo
Mirante da Rocheira
Considerado o ponto inicial da povoação de Penedo. Ao lado esquerdo, temo a rua da Banheiro onde funcionava um banheiro público com horário para uso dos homens e das mulheres. Ao lado direito, o bairro do Santo Antônio que abrigou os malês, negros da elite maometana.
mirante da rocheira
Rio São Francisco
Em 1615 havia nas imediações deste terreno a primeira capela paroquial que tinha Santo Antônio como padroeiro. Em 1637 a Capela fica sitiada dentro do Forte de Nassau na época das invasões holandesas. Em 1690 começa a edificação da Igreja Matriz em lugar da Capela, que tem como padroeira Nossa Senhora do Rosário.
praça barao de penedo
Praça Barão de Penedo

Oratório dos condenados ( Oratório da forca)
Sua construção foi com o objetivo de nele, os prisioneiros da Cadeia que ficava em frente, recitar orações, cantos e ouvirem missas. Inclusive os que eram condenados a forca que o faziam antes de serem executados, o que leva a erroneamente chamarem este lugar de Casa da forca, visto que aqui ninguém foi enforcado. O executor das sentenças era chamado de Pinica-Pau.
oratorio da forca
Oratório dos condenados
                      
Rua Damazo do Monte em direção ao Rio
                     
centro historico penedo
Centro Histórico de Penedo
Cruzeiro do Convento e Convento Nossa Senhora dos Anjos
Em 1942, no processo de alargamento e ornamentação desta praça, os frades impediram a demolição do cruzeiro de pedra maciça. Porém 3 meses antes da inauguração, o cruzeiro amanheceu no chão. O frei Libório mandou reconstruir e a família Guimarães doou o pé do cruzeiro que pertencia a grande Cruz da Capela Paroquial de Penedo.
                    cruzeiro convento franciscano dos anjos

Convento Franciscano Santa Maria dos Anjos

Iniciado em 1660. Centro de música sacro-erudita foi o núcleo fundamental da maior importância na educação das letras e da cultura alagoana. Com entalhes banhados a ouro, seu interior é em estilo barroco e rococó.A torre recuada caracteriza a Escola Franciscana do Nordeste.

convento maria dos anjos
Rua Sábino Romariz em direção a feira da cidade

Paço Imperial e Memorial Raimundo Marinho
O imponente sobrado, em estilo colonial, propriedade da família Lemos Araújo, foi construído em fins do século XVIII. Em 14 de Outubro de 1859, foi transformado em “Paço Imperial” para acolher, sua Majestade, o Imperador do Brasil, D. Pedro II, o qual vindo da Bahia com destino a Cidade de Paulo Afonso, desembarcou e hospedou-se na Cidade de Penedo.                   

                 paço imperial
Segue mapa do percurso pelo Centro Histórico de Penedo. É só baixar no celular:


Onde ficar em Penedo

Há poucas opções de pousadas e hotéis em Penedo e como nosso estilo de viagem é econômico, optamos por uma casa no Condomínio Eduardo Morais que reservamos pelo Booking. Uma hospedagem excelente e que super recomendo. Quem nos recebeu foi a Cristiane que deixa tudo muito prático pro visitante: tem uma lista de canais da tv a cabo, um mapa do centro histórico, contato do restaurante que oferece o passeio de barco à foz do Rio São Francisco, indica restaurantes em Penedo e facilita tudo.
A hospedagem é grande, limpa e cabem umas 8 pessoas. Tem garagem coberta e o local aparenta ser seguro.
Geralmente quem vai a Penedo é para conhecer a foz do Rio São Francisco, assim apenas um pernoite é suficiente. E como o Centro Histórico é pequeno e fazemos tudo a pé, em uma manhã ou tarde já conhecemos tudo (ou quase).

Pesquise mais opções de hospedagem em Penedo:


Booking.com

Fontes de dados históricos: SIPEAL Penedo

  • de Salvador até Caraíva de carro: Itacaré, Canavieiras, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda.
  • de Salvador até Recife descendo pelo Litoral de carro: Maragogi, Barra do Santo Antônio, Maceió, Aracaju.
  • de Salvador até Sertão Baiano de carro: Caldas do Jorro, Euclides da Cunha, Canudos
  • de Salvador à Chapada Diamantina de carro: Ibicoara . Lençóis, Palmeiras, Mucugê, etc.
  • de Salvador ao Oeste da Bahia: Ibotirama, Barra, Xique Xique e Morro do Chapéu
  • de Salvador à Foz do Rio São Francisco: Paulo Afonso, Piranhas, Penedo, Piaçabuçu e Aracaju;

  • Siga o Vaneza com Z em:
    O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *