Para vermos baleias jubartes precisamos ir até Abrolhos, Sul da Bahia, certo? Errado! Aqui pertinho de Salvador, na Praia do Forte, você pode ter uma experiência incrível. As baleias jubarte dão um show e emocionam  a qualquer visitante. Neste post conto como foi o safári realizado com a única empresa autorizada a realizar este serviço em Praia do Forte.


Há muitos anos sempre tive vontade de ver as baleias bem de perto, daí planejei ir a Caravelas, Extremo Sul da Bahia, de onde partem os passeios em catamarã para o Arquipélago de Abrolhos, onde de fato, se concentra a maior quantidade de baleias jubartes, é o berçário delas (sim, as baleias jubartes são baianas, rsrs). Mas pesquisando um pouco mais , descobri que em Praia do Forte a agência Portomar, a única autorizada a realizar a observação em alto mar, realiza este passeio. Entrei em contato e tudo certo .
Recepção da Portomar
Na primeira tentativa, o tempo não colaborou. Remarcamos e a expectativa era essa:
Domingo ensolarado, ihuuuuu
Alegria, alegria! Lá vamos nós! O passeio começa no Instituto Baleia Jubarte

Instituto Baleia Jubarte Praia do Forte

Instituto Baleia Jubarte foi criado em 1988, no Extremo Sul da Bahia, e em 2000 chegou em Praia do Forte e tem se espalhado ao longo da Costa brasileira levando a conscientização ambiental de que as baleias não são recursos e sim, patrimônio ambiental, por isso, merecem nosso respeito. E a observação de baleias é uma atividade que ajuda na divulgação deste projeto, tanto que somos acompanhados de ambientalistas e biólogos, que fazem pesquisa de campo durante todo o passeio e estão a disposição para responder perguntas e esclarecer dúvidas. 
Esqueleto de mais de 13 metros de uma jubarte encontrada no Extremo Sul da Bahia em 2002.

No Instituto, tivemos uma excelente explanação sobre estes mamíferos que pesam o equivalente a 13 ônibus, fazem um processo migratório do Pólo Sul até a Costa da Bahia durante o inverno e vem procriar nas águas quentinhas da Bahia. Tá vendo aí, até as baleias vem curtir uma temporada na Bahia e você ainda não veio?! 
“dentes” da baleia

As baleias quase chegaram a ser extintas (restaram apenas uma estimativa de 500 exemplares) por causa da caça predatória e depois de esforços organizacionais exitosos, em 2014, as baleias foram tiradas da lista de animais ameaçados de extinção, porém há países, como o Japão, que buscam a legalização da caça da baleia e alguns deles realizam isto de forma cruel.

Depois de toda explicação, seguimos para o embarque na praia de Portinho de Baixo, em frente ao Tivoli, e durante o trajeto admiramos a paisagem com a maré baixíssima, e a água de um azul maravilhoso. Nunca tinha visto assim!

as piscinas que se formam … são lindas!

Olha o barco que levou nós… é o maior viu gente! rsrs

E esse mar … e esse azul … Jesuisss!!!
Haviam cerca de cinquenta pessoas para realizar o passeio, entre elas, idosos e várias famílias com crianças. Fomos apresentados à tripulação e seguimos em alto mar, em busca das baleias. Como íamos contra o vento, a escuna balançava muito, para mim, era diversão. Para quem enjoa, tem o Dramin, que é oferecido antes de se embarcar. Dizem que, quem toma Dramin, ver mais baleias que os outros, rsrsrs.

E fomos nos distanciando da costa, levamos mais ou menos duas horas até conseguir ver no horizonte uns borrifos. Sim, eram elas! E o barco vai na direção delas, mas nunca por trás (elas se sentem perseguidas) ou de frente ( elas se sentem ameaçadas), eles sempre vão ao lado, paralelo. E daí, temos um espetáculos que nada que eu escreva aqui vai conseguir traduzir a beleza, a graciosidade, a enormidade da criação de Deus. É simplesmente perfeito! Senta que lá vem foootosss…rsrs.
um borrifo

a cauda

percebeu o tamanho?

eram duas, uma cauda branca e outra negra …

Caso você consiga realizar alguma foto da caudal, encaminhe a foto ao Instituto Baleia Jubarte para que eles possam catalogar no sistema.

elas são muita rápidas, então pra fotografar tem que ter habilidade, uma coisa que eu não tenho, kkkkk

e a torcida vai a loucuuuura!!! rsrs

é muito graciosidade
Como o tempo de permanência é limitado, voltamos para Praia do Forte. Agora, mais tranquilos, a favor do vento. E logicamente, bate o sono. É um passeio, não é uma maratona, então aproveite seu dia e tire um cochilo gostoso. E trabalhando de segunda a sexta, acordando cedo, dormir era tudo que eu precisava. E o tempo de navegação foi entorno de 2:30 pra voltar. Quanto a alimentação, eles oferecem frutas e água, coisas leves, por isso, não coma nada pesado. Você pode enjoar e o resultado não será nada agradável. Desembarcamos na mesma praia, a de Portinho de Baixo, tiramos algumas fotos e seguimos pra Vila.

Praia do Portinho de Baixo

INFORMAÇÕES SOBRE O PASSEIO

  • Temporada: de Julho a Novembro.
  • Idade: Mínima 05 anos e máxima 70 anos.
  • Aconselhável levar: Filtro solar, roupas leves, de banho e troca, toalha, máquina fotográfica e/ou filmadora. É recomendável levar agasalho para frio.
  • Observações: O embarque/desembarque na escuna é feito em uma embarcação de fibra e a depender da maré pode-se molhar até a altura da cintura.
  • Serviços oferecidos: Guia poliglota, buffet de frutas, água mineral, biscoito e pílula para enjoo (DRAMIN).
  • Pagamento: cartões de crédito e/ou débito, parcelamento. Há bancos próximos da agência Portomar.
  • Passeio proibido para os seguintes passageiros: Cirurgia cardíaca, Próteses, Marca passo, Gravidez, Alergia a insetos, Diabetes tipo 1, Asmáticos, Epilépticos, Dificuldades de Locomoção, Visual e Obesidade.
Embora a probabilidade de avistamento ultrapasse 90%, em caso de não serem avistadas baleias não será reembolsado o valor pago – será oferecida a possibilidade de uma nova saída, desde que haja vagas disponíveis. 
Ou seja, quem manda no passeio são as baleias. Estamos indo vê-las em seu habitat natural. Não é um espetáculo armado para o turista ver. Podemos encontrar baleias em 30 minutos de passeio, como também, podemos encontrá-las depois de horas, como em nosso caso. Então, tenha uma expectativa equilibrada…
Rua da Aurora 1, 
Praia do Forte – Bahia, Brasil
Tel:71 3676-0101 | contato@portomar.com.br 
Confira outras opções de lazer em Praia do Forte e arredores:
Imbassaí
Siga o Vaneza com Z em: 
O blog Vaneza com Z possui parceria/ convênio com a empresa e/ou serviço citados no texto.

Comments

  1. Lindo passeio!!!!!!! Delirei ao ler, sabia? Em julho, fizemos um passeio nesse estilo em Monterey, na California e vimos baleias jubarte (lá eles chamam de Humpback) e Finwhale. Emoção demais, né?
    Vou linkar seu post quando eu publicar sobre o meu passeio! Beijocas!!!

    1. Oi Liliane!

      Mulher, q bacana saber que em Monterey tem passeio pra ver baleias. Em 2017, será meu destino. Aguardando ansiosa teus relatos e fico feliz que você vai linkar este post.
      A galera no barco dah pulos e gritos de emoção quando veh as baleias é muito massa!

      Beijão querida!

    1. Ah, venha mesmo conhecer a Praia do Forte. É a melhor praia com infraestrutura para atender os turistas. Além das opções de passeios ao redor como Imbassaí, Diogo, etc. Mas a observação de baleias é por temporada, então temos que aproveitar que elas estão aqui, rsrs.

      Abraços Aline!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *