INÍCIO Bahia Passeio pelo Centro Histórico de Salvador: Rua Chile, Pelourinho e mais

Passeio pelo Centro Histórico de Salvador: Rua Chile, Pelourinho e mais

Este passeio pelo Centro Histórico de Salvador contempla os principais pontos da nossa capital desde a Ladeira de São Bento até o Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Assim, prepare-se para 3:30h de aula e diversão pelas ruas do Centro Histórico de Salvador percebendo detalhes das construções e como estas se comunicam com a sociedade até os nossos dias.

 

PRAÇA MUNICIPAL 

 

Este é o começo do nosso passeio e da formação da cidade. Por aqui, destaca-se a estátua de Tomé de Sousa que trouxe de Portugal, em 1549, a planta da cidade, portanto Salvador foi a primeira cidade planejada do Brasil

A configuração da Praça Municipal, segue o traçado português com edificações características: a Casa de Câmara e Cadeia (hoje Câmara dos Vereadores) e o Palácio do Governo ( hoje Palácio Rio Branco). No entanto, as construções que vemos hoje são totalmente diferentes das primeiras.

LEIA MAIS – Visita guiada ao Palácio Rio Branco em Salvador

passeio pelo centro historico de salvador

 

PASSEIO PELO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR –RUA CHILE

 

Até ser chamada de Rua Chile, a primeira rua do Brasil, recebeu outros nome, tais como, Rua Direita de Santa Luzia, depois, Rua da Porta de São Bento, Rua Direita dos Mercadores, Rua do Palácio e por fim, Rua Chile. 

Mas por que Rua Chile? Bom, a esquadra chilena esteve em Salvador para levar os corpos dos integrantes do Ministério Exterior do Chile que aqui morreram em razão de uma peste que assolava o país. Assim, nomear a rua com o nome do país andino foi um ato de solidariedade.

passeio pelo centro historico de salvador rua chile
Rua Chile

Curiosas descobertas na Rua Chile são:

O Cinema Glauber Rocha primeiramente era o antigo Cine Guarany e depois tornou-se o Cine Unibanco e atualmente recebe o nome do cineasta baiano, nascido em Vitória da Conquista.

Logo atrás do Cinema, vemos a Igreja da Barroquinha onde funcionou, anexo a Igreja, um terreiro de candomblé.

O Prédio do Jornal A Tarde foi recentemente transformado no luxuoso Hotel Fasano e, diga-se de passagem, este prédio foi a primeira construção em concreto armado de Salvador e o seu plano de restauração respeitou a conservação de suas características originais.

passeio pelo centro historico de salvador

Do outro lado da rua, observamos o prédio da Federação de Esportes que antes era o Teatro São João e, logo a frente, a famosa Praça Castro Alves que antes abrigava a Estátua de Colombo e era chamada de Praça do Teatro.

passeio pelo centro historico de salvador

Mas não deixe passar por alto uma das obras de Carybé chamada Colonização e que tá bem ali na parede do Edifício Bráulio Xavier.

obras de carybe em salvador
Colonização, obra de Carybé

Por fim, temos o novíssimo e luxuoso Hotel Fera Palace em lugar do antigo Hotel Palace.

fera palace salvador rua chile

 

MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Subindo a Ladeira de São Bento, nos posicionamos em frente ao primeiro mosteiro beneditino das Américas e que resistiu ao processo de alargamento e modernização da Avenida Sete de Setembro.

Mas o que me chamou atenção foi saber que as igrejas de Salvador possuem túneis que se comunicam entre si, porém não sabemos se ainda funcionam.

mosteiro de sao bento salvador

 

PRAÇA DA CRUZ CAÍDA

Para a passagem dos trilhos do bonde a Catedral da Sé teve que ser demolida, por isso o monumento da Praça da Cruz Caída. Tal demolição é considerada pelos historiadores como um atentado ao patrimônio público e este fato foi financiado pela companhia inglesa dos bondes. Assim, refletimos sobre a promoção do tal progresso a qualquer custo.

Por isso vemos uma escultura de uma cruz caída, obra de Mário Cravo, bem como, os restos da edificação que era da Catedral da Sé e hoje estão de certa forma protegida por um gradil.

Ao lado da Praça da Cruz Caída há uma outra atração que merece sua visita com mais calma, é o Museu da Misericórdia. Recentemente escrevi sobre ele.

LEIA MAIS – Museu da Misericórdia no Pelourinho

praça da cruz caida salvador

 

PASSEIO PELO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR – TERREIRO DE JESUS

 

CATEDRAL BASÍLICA PRIMACIAL SÃO SALVADOR

Esta igreja é a mãe de todas as igrejas na circunscrição eclesiástica de São Salvador da Bahia. Bem como, o local da cátedra do arcebispo metropolitano e primaz do Brasil. Além disso, chama-se de Catedral Primacial por se tratar da catedral da primeira arquidiocese do Brasil e era o antigo colégio dos jesuítas. 

E aqui vai outro aprendizado neste passeio. O que significa Sé? É uma abreviatura de Sedes Episcopalis (Sé episcopal), uma estrutura de poder da Igreja Católica e costuma estar associada à principal igreja de uma região ou sua catedral.

catedral da se sao salvador terreiro de jesus

 

CHAFARIZ DO TERREIRO DE JESUS

E olha que coisa interessante. Este monumento faz parte do primeiro sistema de água encanada do Brasil e representa a deusa Ceres (deusa da fertilidade e das plantas) que ali estar sustentada pelos quatro maiores rios da Bahia, são eles, o Rio Paraguaçu, Rio São Francisco, Rio Pardo e o Rio Jequitinhonha.

Em seguida, vemos a primeira Faculdade de Medicina do Brasil que abriga o Museu Afro da Bahia, e por fim, nos direcionamos ao Largo do Cruzeiro do São Francisco.

 

IGREJA DE SÃO FRANCISCO

Sentados, no Largo do Cruzeiro, ouvimos a explicação sobre a origem da Igreja de São Francisco. Tal história, remonta a adoração de São Francisco de Assis na cidade de Assis, Itália.

Além disso, observamos os detalhes arquitetônicos da Igreja da Ordem Primeira de São Francisco, que se contrapõe com a fachada da Igreja da Ordem Terceira que fica bem ao lado.

igreja sao francisco salvador
Ordem primeira de São Francisco

 

PASSEIO PELO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR – SANTO ANTÔNIO 

Bom, o passeio segue em direção ao Largo  do Santo Antônio, mas tive que ficar no Largo do Pelourinho devido ao meu horário. Mas tenho posts sobre o bairro.

LEIA MAIS – O que ver no Santo Antônio Além do Carmo

Por tanto, deixo meu incentivo para que você faça este passeio promovido pelo Louti Bahia ao lado do guia de turismo Ivson. Louti possui um projeto Amo a História de Salvador, é formado em Publicidade e Marketing e pós graduado em Desenvolvimento Urbano. Tenho certeza que após este passeio, você verá a cidade com outros olhos.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Amo a História de Salvador (@amoahistoriadesalvador) em

Valor do passeio: a partir de R$35

Dias: sexta, sábado e domingo

Duração: 3:30h

Para mais informações, entre em contato:  071 98841.7704 ( Louti Bahia)

 

VEJA TAMBÉM:

City Tour Histórico no Pelourinho

Onde Comer no Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo

Onde se hospedar em Salvador – melhores bairros

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome

3,555FansLike
688SeguidoresSiga-me
526SeguidoresSiga-me
115InscritosInscreva-se

MAIS VISTOS

Dunas do Velho Chico, uma praia em Casa Nova Bahia

Dunas do Velho Chico fica na cidade de Casa Nova, região do Vale do Rio São Francisco, na Bahia. Anteriormente, a cidade de Casa...

Praia das Neves em Ilha de Maré – venha conhecer!

A Praia das Neves em Ilha de Maré é uma boa opção para quem quer passar o dia numa praia com águas claríssima e...

Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião

Boipeba é um dos paraísos baianos mais cobiçados do Brasil, mas muitos desistem de colocar no roteiro pois acham complicado o trajeto até lá....

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é...


ROTEIROS DE CARRO

Roteiro Ilha de Itaparica na Bahia – 4 dias

Agora sim! Depois de apresentar cada lugarzinho lindo da Ilha, vamos ao nosso roteiro pela Ilha de Itaparica. Mas lembre-se que não é necessário...

Itaparica na Bahia – atrativos culturais e naturais

A Ilha de Itaparica na Bahia, fica pertinho de Salvador e é famosa por suas belezas histórica e natural.  Além disso, é possível fazer...

Roteiro alternativo pelo Vale do São Francisco: praia, lago, uvas e bode!

Se você deseja muito conhecer o Vale do São Francisco e aproveitar o melhor que a região oferece e gastar pouco, este post é...

Aracaju – O que fazer em 2 dias

Aracaju tem a fama de possui a orla mais bonita do Brasil, a orla de Atalaia. E não  é propaganda enganosa não. De fato,...