Home Rio de Janeiro Trilha do Pico da Tijuca

Trilha do Pico da Tijuca

Há várias trilhas para se fazer no Rio de Janeiro, mas uma que me chamou atenção foi a Trilha na Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro e que conta tudo pra gente é a Laíze Farias. A recompensa do esforço na trilha é uma vista belíssima do Rio de Janeiro.

Por que este foi o destino escolhido? 
O casal de amigos que nos hospedou falavam muito bem dessa trilha. Então já viajamos para o Rio de Janeiro programados para essa aventura !
Qual meio de transporte utilizado para chegar até o destino? 
Ficamos hospedados em Campo Grande e fomos de carro até a Floresta da Tijuca. Dá pra ir de transporte público também.
Para chegar lá basta pegar a estrada para o Alto da Boa Vista, seja saindo da Tijuca ou da Barra (a via funciona em mão dupla), e procurar a Praça Afonso Viseu. Ali está um dos acessos ao parque que é o mais perto para chegar ao destino em questão. Encontrará um portão de entrada, é permitida a entrada de carros e é possível seguir em automóvel até a base da trilha, no Bom Retiro, ponto final de uma estradinha dentro da Floresta. Se preferir caminhar desde a praça, soma-se quase uma hora.
O que não vale a pena fazer no destino escolhido? 
Se você for daqueles, como eu, que quer poupar energia somente para trilha, não vá caminhando até o ponto de partida que começa no largo do Bom Retiro. O caminho é bem movimentado e asfaltado, encontra-se pessoas fazendo este trajeto, mas gostei de subir logo de carro até o ponto que inicia a trilha.
Quais os passeios realizados? 
A entrada no parque é gratuita. Logo no início você encontra uma cachoeira, chamada cascatinha Taunay, linda!

Subindo um pouco mais de carro, ou a pé, se preferir chegamos ao Largo Bom Retiro, onde começa a trilha. O lugar é perfeito para um piquenique com amigos e família, cercado de árvores e canto dos pássaros. Um vigilante anota o nome dos visitantes.

Trilha da Floresta da Tijuca

Ela é relativamente fácil, bem sinalizada e protegida pela sombra das árvores. Ela começa em uma subida suave em ziguezague até a primeira bifurcação.





Na bifurcação que separa a trilha do Pico da Tijuca das trilhas para o Papagaio e Cocanha, basta seguir em frente por um longo caminho, uma ladeira mais puxada. A partir da bifurcação que leva à trilha do Tijuca-mirim, a subida se torna mais íngreme, aumentando a demanda física até chegar à escadaria. Subindo os degraus, você já está no Pico.


Em um trecho a mata cobriu e formou-se um pequeno túnel, por assim dizer. Aumenta a adrenalina! Rsrs. Um verdadeiro zigue-zague trilha a dentro da floresta conservada e alguns pontos escorregadios.

Quando a trilha abre já começa a aparecer a vista perfeita do Rio de Janeiro. Infelizmente o dia estava um pouco nublado, mas deu pra ver algumas partes.
Enfim, a temível escada!

A trilha já cansa um pouco, então, é bom parar um pouco para respirar porque essa escada é demais! São 117 degraus cavados na própria rocha, com proteção de um corrimão feito de correntes. Algumas partes faltam correntes devido ao tempo e ferrugem. Então, quem tem medo de altura é bom pensar duas vezes antes de subir!
Existem várias versões para a construção da escadaria, o que sabemos com certeza é que envolve a visita do Rei Alberto da Bélgica ao Brasil em 1920.O Rei apreciava o estilo de vida ao ar livre da cidade,buscava aproximar-se da natureza. Em um de seus muitos passeios ao ar livre, durante a estadia no Rio de Janeiro, o monarca fez um passeio até a Floresta da Tijuca, após um período de chuvas, e acabou por subir o Pico, para desespero da sedentária comitiva que o acompanhava. Dizem as lendas que, por ser montanhista, o Rei achou uma afronta a construção de uma escada e não a usou para chegar ao topo, deixando toda a elite local para trás, boquiaberta.

Do Pico da Tijuca, olhando para qualquer direção, você pode avistar os outros pontos turísticos famosos, é o ponto mais alto da Floresta da Tijuca e segundo mais alto da cidade do Rio de Janeiro, com 1.021m. Todo o Rio estará diante de seus olhos em 360º. É realmente maravilhosa e espetacular a vista!! INESQUECÍVEL !!!

Quais as recomendações para quem quer conhecer este destino?

Fizemos aproximadamente em 4h ida e volta incluindo as paradas para fotos. Carregue água e lanches leves, como barras de cereais. Um bom tênis e roupas confortáveis é essencial !

O que você trás de bom desta viagem para sua vida?

Como é bom estar viva e aproveitar as maravilhas da criação de Deus! O respeito pela vida aumenta, quando você percebe o quão pequeno é diante de um lugar tão grande e tão alto como esse.

Parque Nacional da Tijuca
Estrada da Cascatinha, 850 | Alto da Boa Vista | Rio de Janeiro | RJ | CEP: 20.531-590
Tels: (21) 2491-1700/ 2492-2252 / 2492-2253 | Fax: (21) 2492-2252 | Fiscalização: (21) 2491-1700
E-mail: parnatijuca@icmbio.gov.br

Agradeço imensamente a colaboração da Laíze com este belo relato que vai inspirar a viagem de muita gente.

Confira outros relatos dos leitores do Blog:
Puerto Madryn na Argentina por Cristiane e Fabio Giuliano
Conde, Litoral Norte da Bahia por Evinha e Osmar santos
Chapada Diamantina por Fabiana Brenda
Abrolhos na Bahia por Fernanda Cerqueira

Gostou do passeio? Curta, comente e compartilhe!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

3,540FansLike
688FollowersFollow
523FollowersFollow
109SubscribersSubscribe

MAIS VISTOS

Camping no Diogo Linha Verde Bahia – uma experiência divertida!

A Vila do Diogo é uma ótima opção para quem busca onde acampar no Litoral Norte da Bahia com segurança e quer aproveitar o...

Patrimônios da Humanidade em Portugal: Sintra e Porto

E o blog aqui vai para mais uma Blogagem Coletiva #PatrimoniosUnesco, visitando diversos Patrimônios da Humanidade neste mês de Agosto em que se comemorou...

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é...

Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião

Boipeba é um dos paraísos baianos mais cobiçados do Brasil, mas muitos desistem de colocar no roteiro pois acham complicado o trajeto até lá....


ROTEIROS DE CARRO

Roteiro Ilha de Itaparica na Bahia – 4 dias

Agora sim! Depois de apresentar cada lugarzinho lindo da Ilha, vamos ao nosso roteiro pela Ilha de Itaparica. Mas lembre-se que não é necessário...

Itaparica na Bahia – atrativos culturais e naturais

A Ilha de Itaparica na Bahia, fica pertinho de Salvador e é famosa por suas belezas histórica e natural.  Além disso, é possível fazer...

Roteiro alternativo pelo Vale do São Francisco: praia, lago, uvas e bode!

Se você deseja muito conhecer o Vale do São Francisco e aproveitar o melhor que a região oferece e gastar pouco, este post é...

Aracaju – O que fazer em 2 dias

Aracaju tem a fama de possui a orla mais bonita do Brasil, a orla de Atalaia. E não  é propaganda enganosa não. De fato,...