Castelo Garcia d’Ávila em Praia do Forte: história e arquitetura

2
6071
castelo garcia d'avila praia do forte

Quanta beleza e história tem a nossa Bahia e o Castelo Garcia d’Ávila em Praia do Forte faz parte deste arcabouço cultural. Assim, se você planeja conhecer o Litoral Norte da Bahia, a antiga vila de pescadores não pode ficar de fora.

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte

 

CASTELO GARCIA D’ÁVILA – HISTÓRIA

Esta foi a primeira construção portuguesa no Brasil com arquitetura residencial militar. Porém, a expressão casa  refere se a um termo antigo que sugere: casa forte, castelo ou torre. Sim, esta edificação tem outras denominações: Torre de Garcia D’Avila, Torre de Tatuapara, Solar da Torre, Solar de Tatuapara, Casa da Torre de Garcia D’Avila, ou simplesmente, Casa da Torre.

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte
Capela

 

QUEM FOI GARCIA D’ÁVILA

Alguns historiadores supõe que Garcia d’Ávila era filho de Tomé de Sousa, primeiro governador geral do Brasil. Daí então, nomeado como almoxarife da cidade de Salvador, sendo o protegido do governador. Naquela época, um almoxarife não recebia  “salário”, o que significava viver ao sabor das aventuras e agruras dos afazeres.

Pelo visto Garcia D´Ávila levava jeito pro negócio. Pois chegou à Bahia em 1549 e em 1557 já era o homem mais poderoso do estado. Possuía o maior latifúndio do Brasil, terras que iam da Bahia até o Maranhão, o equivalente ao território de vários países europeus juntos.

Naquela época Praia do Forte era chamada de Tatuapara, um pequeno porto cinquenta metros sobre o nível do mar.

LEIA MAIS: Como chegar em Praia do Forte

ESTILO ARQUITETÔNICO DO CASTELO GARCIA D’ÁVILA

Então, vamos falar um pouco sobre esta edificação singular?

O Castelo Garcia d’Àvila começou a ser construído em 1551 e concluído em 1624 (73 anos depois) por Francisco Dias D´Ávila, neto de Garcia d’Àvila. O último morador foi o Visconde da Torre de Garcia D´Ávila.

Primeiro, observe a Capela Nossa Senhora da Conceição que ainda é utilizada pela população todo dia 1º de Novembro, dia de Todos os Santos.

Ela faz parte da primeira etapa de construção do Castelo. Suas paredes de tijolos sustentam uma capela sextavada e abobadada.

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte
abóbada da Capela

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte

Já na segunda etapa, a construção em alvenaria de pedra se desenvolve simetricamente em torno de um pátio de honra, em estilo renascentista, onde talvez os visitantes eram recebidos.

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte
Por fim,  na terceira fase da construção, datada do início do século XVIII, ocorre a ampliação do Castelo. Daí, percebemos as  arcadas que remetem ao estilo medieval e são características de fortificação feudal. Por isso, o Castelo Garcia d’Ávila é o único de estilo medieval construído na América.

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte

A mão de obra veio de Portugal. Vieram com o melhor currículo, rsrs. Pois bem, eram ladrões e indivíduos de má índole que após o trabalho eram colocados em porões com pouca ventilação.

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte

Desta fortificação os sentinelas vigiavam o mar e alertavam da aproximação de navios, por isso a praia ficou conhecida como Praia do Forte.

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte

IMPORTÂNCIA DO CASTELO GARCIA D’ÁVILA

A Casa da Torre foi pioneira e grande empreendedora da conquista dos sertões nordestinos, o que é chamado pelos historiadores como bandeirismo nordestino e baiano em particular. Portanto, ampliação das fronteiras da colônia

Ao trazer o gado nelore e pés de coco-da-baía, Garcia d’Ávila foi responsável pela integração econômica deste vasto território. Além disso, o estudo da trajetória da família Ávila revela como estes fatores estão ligados ao poder patriarcal da família tradicional daquela época.

Contudo, além da ampliação de fronteiras, integração econômica e reafirmação do poder patriarcal, o Castelo Garcia d’Àvila, teve papel fundamental na defesa de terras e expulsão dos invasores estrangeiros na luta pela independência do Brasil.

Portanto, em 1938 o Castelo Garcia d’Àvila foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e hoje é administrado pela Fundação Garcia d’Ávila que tem o objetivo de preservar o Castelo e incentivar pesquisas arqueológicas no entorno do monumento.

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte

Não há registro escrito da arquitetura real deste monumento. Por isso, a maquete que vemos é uma representação aproximada do que poderia ser o castelo na época.

Castelo Garcia d'Ávila em praia do forte

Sendo assim, ao visitar o Castelo Garcia d’Ávila em Praia do Forte, reflita sobre a questão do poder privado, da influência dos grandes proprietários rurais, do coronelismo, do nepotismo, do mandonismo, entre outras práticas que permeiam a vida política brasileira até os nossos dias.

HORÁRIOS E VALORES

Quarta a Domingo, das 10-16:30h
Inteira: R$30
Como o espaço é usado para eventos, poderá estar fechado, por isso ligue antes: 71 98791-5170
Email: agendamento@fgd.org.br

COMO CHEGAR

Siga pela Estrada do Coco ( BA 099) e entre em Praia do Forte,  então siga as placas indicativas. Mas atenção que a estrada é de terra.

 

Texto escrito em 04/07/2014

Este post não é publieditorial, nem parceria, nem patrocinado.

 

VEJA TAMBÉM:

Piscinas naturais da Praia do Lord em Praia do Forte

Lagosta na brasa no Point do Folha

Bate volta econômico à Praia do Forte

Reserva Sapiranga – ecoturismo em Praia do Forte

All inclusive do Iberostar Praia do Forte

[adrotate banner=”3″]

2 COMENTÁRIOS

  1. A 35 minuto de Salvador ,colada a reserva Sapiranga ,em uma grande area verde preservada ,o Hotel fazenda Agua da Prata oferece , ar limpo, puro , ligero , otimo para respirar bem , oxigenar o seo pulmão , par criança , o idoso com alergias ,che necesita de descansar ,o ar ,o cheiro da grande floresta tropical se mistura com a brisa do mar ,250 metro a cima do niveo do mar , da para formar um microclima ideal , sempre ventilado , a noite da para perceber o fresco da natureza
    Otmo restaurante com prato tipico regional , a melhõr galina caipira de todo o litoral , café d.m. com produto da fazenda mesmo ,bem naturais , organico , sobremesa Italiana deliciosa
    Lazer : passeio ate a lagoa da sereia , cun guia da fazenda ,da pra tomar banhõ no frescor da natureza ,cavalo , wolley , animais , otima piscina , parquino infantil , passeio de charrete
    E sempre bom reservar com antecedencia , otimo desconto para estadia prolongada de idoso , o criança com necessidade ,reserva Tel.71.36262727 – 71.31302728 -71.999220835

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome