INÍCIO Salvador Conheça a Praça do Campo Grande em Salvador

Conheça a Praça do Campo Grande em Salvador

Resolvi fazer o post quando ia pro Museu de Arte da Bahia e passei pela Praça do Campo Grande e observei sua beleza e importância. Pesquisando, descobrir fatos interessantes e coisas bacanas desta Praça e compartilho com você, morador e turista.

Em volta
do Campo da Vitória, estão contudo, casas graciosas e claras, com
encantadores jardinzinhos. (…) Aqui no mundo vegetal tudo é vida
verdadeira, tudo é uma alegria exuberante
.” Isso foi o que o Príncipe Maximiliano de Habsburgo escreveu em 1860, confundindo o Campo Grande de São Pedro com o Campo da Vitória. Vejamos como foi a transformação deste local até nossos dias.

Flores enfeitam a Praça…
História

Esta é a maior praça de Salvador e possui 36.200 metros quadrados. Mas nem tudo era plano no largo do Campo Grande. Antes, havia desníveis e os jesuítas construíram no ponto mais alto do terreno a capela de São Pedro e depois foi erguida uma torre denominada Forte de São Pedro. O Reverendo George Edward Parker, capelão da colônia americana edificou sua casa no local e cultivou suas plantas neste terreno. Isso aconteceu lá em 1839.
Campo Grande no Século XIX
Foto: Fundação Gregório de Matos
Daí, o presidente da província, Francisco Gonçalves Martins, em 1852, observou que o Vale do Canela, “o profundo vale”, representava uma ameaça para o local. Assim, utilizou os escravos para fazer vários aterros no que seria o Campo Grande de São Pedro. A Praça foi inaugurada em 1856 como o nome de Praça Duque de Caxias.
Inauguração do Monumento em 1895
Foto: Fundação Gregório de Matos
Em 2 de Julho de 1985 é inaugurado o Monumento 2 de Julho, data da Independência da Bahia, assistida por pessoas de todas as classes. O monumento é obra do artista italiano Carlo Nicoli, custou 390.000 francos e foi realizado em Gênova na Itália. Homenageia as lutas pela independência na Bahia. As alegorias representam batalhas campais, nomes dos heróis da Independência e os principais rios da Bahia: São Francisco, Paraguassú e Cachoeira de Paulo Afonso. O monumento é popularmente conhecido como “Estátua do Cabloco”.
Estátua de 25,86 mt de altura, trabalho em bronze e mármore carrara.
 Inaugurado em 1895.
Os princípios do iluminismo Francês postos em prática no Rio de Janeiro, por Glaziou, são refletidos na praça inaugurada em 2 de Julho. A sua composição em forma de cruz cujo eixo é marcado pelo “maior monumento da América do Sul ”. Dois espelhos de água ladeavam a entrada principal, com fontes, e o retângulo, cercado por grades, foi minuciosamente planejado para esta data.

O povo escolheu o Campo do Barbalho para colocação do Monumento, mas a comissão formada para implantação do mesmo resolveu colocá-lo na Praça Duque de Caxias ( Campo Grande).

No alto o índio, o famoso Cabloco, com uma arco e flecha tenta matar a serpente embaixo do seus pés. O índio representa o Brasil e a serpente representa a metrópole.

Candelabros e luminárias redondas
Em 2003 a Praça foi reinaugurada, após uma grande reforma que incluiu a colocação de um charmoso gradil de ferro galvanizado, baseado nos desenhos do artista argentino Carybé e executado pelo arquiteto Daniel Colina . È uma obra que me fascina. Não dá para passar no Largo e não ficar viajando naqueles desenhos de plantas e animais incorporados nas formas. As estátuas em mármore são destaques na parte que fica próxima do Corredor da Vitória. Se estima mais de 250 plantas e árvores nesta praça.

Gradis de Daniel Colina, baseado nos desenhos do argentino Carybé

As belas estátuas 

A Praça era ponto de encontro  e de lazer da sociedade baiana. Hoje, é um espaço ocupado pelos moradores da redondeza, turistas que eventualmente passam por ali e estudantes das escolas ao redor do Largo.

O movimento na Praça é interessante. Pela manhã, moradores fazendo suas caminhadas. Mais tarde, babás e bebês. Aos finais de semana,  crianças e pais que aproveitam as atrações locais para se divertirem em família. Bem como, há sempre eventos e exposições que atraem pessoas de outros bairros.

Durante o Carnaval a prefeitura arma uma arquibancada para o público assistir ao desfile dos blocos a preços populares. E no dia 2 de Julho a população pode assistir ao desfile cívico em comemoração a Independência da Bahia.

Quanto a segurança, há um posto móvel da Guarda Municipal no local.
Posto móvel da Guarda Municipal

Horário de funcionamento: 6h as 22h.

Portanto, coloque a Praça do Campo Grande na sua lista de coisas para conhecer em Salvador. Principalmente se você for para estes locais:


Observação: boa parte da informação no texto é baseado numa excelente dissertação de mestrado da Adslane Pereira de Souza, do curso de Engenharia Ambiental Urbana da UFBA. Você pode conferir a dissertação clicando aqui.

Siga o Vaneza com Z em:


O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com as empresas ou serviços citados no texto.


2 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome

3,604FansLike
688SeguidoresSiga-me
569SeguidoresSiga-me
119InscritosInscreva-se

MAIS VISTOS

Praia das Neves em Ilha de Maré – venha conhecer!

A Praia das Neves em Ilha de Maré é uma boa opção para quem quer passar o dia numa praia com águas claríssima e...

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é...

Dunas do Velho Chico, uma praia em Casa Nova Bahia

Dunas do Velho Chico fica na cidade de Casa Nova, região do Vale do Rio São Francisco, na Bahia. Anteriormente, a cidade de Casa...

Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião

Boipeba é um dos paraísos baianos mais cobiçados do Brasil, mas muitos desistem de colocar no roteiro pois acham complicado o trajeto até lá....


ROTEIROS DE CARRO

Roteiro 5 dias Chapada Diamantina – Ibicoara e Lençóis

Se você quer fugir de aglomeração e desfrutar do melhor da Chapada Diamantina junto com sua família, então este roteiro de 5 dias Chapada...

O que fazer na Cidade Baixa de Salvador – restaurantes e pôr do sol

Uma região de Salvador que é abraçada pelas águas da Baía de Todos os Santos e forma a Península de Itapagipe, sem dúvida, nos...

Praia de Elafonisi na Ilha de Creta Grécia – como chegar e onde comer

Em suas pesquisas você talvez percebeu que a Ilha de Creta possui as praias mais lindas da Grécia. Assim, ficamos encantadas com a beleza...

Praia Balos (Balos Lagoon) na Ilha de Creta Grécia

No primeiro dia da nossa viagem na Ilha de Creta, conhecemos as praias ao sul da Ilha, ou seja, as praias de Plakiás. Neste...