Quem olha o prédio que abriga o Museu de Arte da Bahia, não imagina quanta história ele carrega além das obras expostas. Ele já foi até um palácio. Vejamos.
Escada principal, acesso ao primeiro andar Foto: Sérgio Benutti |
Neste local existia o Palácio Cerqueira Lima do comerciante José Cerqueira Lima, um dos homens mais ricos daquela época. Depois, em 1858, foi vendido ao professor Jose de Almeida Sebrão e tornou-se o Colégio São José. Em 1880 foi adquirido pelo governo e funcionou como residência dos presidentes de Província e a partir de 1891 foi o Palácio dos Governadores.
No governo de Góes Calmon o prédio é demolido e se constrói um novo edifício de concreto e estilo neocolonial para abrigar a Secretaria de Educação, inaugurada em 1927.
O edifício já foi a Secretaria de Saúde |
Cada detalhe do prédio revela a antiga Salvador. São restos de demolições de outros solares baianos.
Porta de jacarandá– datada de 1674, proveniente do Solar João de Aguiar, na Ladeira da Praça, demolido em virtude do alargamento da rua.
Observe os detalhes |
Corrimão da escada– proveniente do Convento de Santo Antônio do Paraguassú, em Santiago do Iguape, no Recôncavo Baiano. Com figuras entalhadas em jacarandá, atestam a arte barroca na marcenaria do século XVIII.
Estátuas de mármore– localizadas na varanda ao fundo do Museu. Provenientes da entrada do Elevador Lacerda que após reforma, teve suas estátuas transportadas para o museu que ficava no bairro de Nazaré e era conhecido como “Museu do Estado”.
Se você que conhecer um pouco mais do acervo do Museu leia este texto aqui.
Museu de Arte da Bahia
Horário: terça a sexta, das 13h às 19h.
Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória. Telefone: (71) 3117-6902/08
O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com as empresas ou serviços citados no texto.