INÍCIO Bahia Independência da Bahia - Forte São Lourenço Itaparica

Independência da Bahia – Forte São Lourenço Itaparica

No Memorial da Independência do Brasil conhecemos mais a história da Independência da Bahia. O Memorial foi inaugurado este ano e funciona no Forte São Lourenço que esteve fechado ao público por 45 anos.  Por isso, vale muito visitá-lo!

Você já sabe como chegar em Ilha de Itaparica? Caso não, confira aqui.

independência da bahia
recepção

Independência da Bahia – o Forte

 

Estudos apontam que na Ponta da Baleia, havia uma fortificação erguida pelos holandeses em 1631. No entanto, esta  edificação foi destruída por eles quando retiraram-se para Recife em 1647, expulsos pelos portugueses. Assim, em 1710, o mestre de campo Miguel Pereira da Costa, faz um relatório a Portugal, mencionando a importância de se proteger a Ponta da Ilha.

Em seguida, em 1711, sob pressão de uma possível invasão francesa, se menciona a construção do Forte. No entanto, esta obra foi da inciativa privada custeada pelo benfeitor Antônio Gonçalves da Rocha que por muitos anos foi o comandante do Forte.

independência da bahia
O Forte, canhões, a Praia e o desmagnetizador de navios

Embora a Independência do Brasil ocorra em 7 de Setembro de 1822,  as tropas portuguesas resistiam na Bahia até 1823. Neste ano, o Forte foi retomado pelas forças independentes sob comando do Capitão Antônio de Souza Lima.

Por este feito, o General Pedro Labatut presenteou o Forte com uma bandeira do Brasil. Em seguida, destituiu o coronel Felisberto Gomes Caldeira e nomeou  José Joaquim de Lima e Silva para comandar as forças independentes. Porém, uma conspiração encabeçada por Felisberto levou a prisão de Labatut em Maio de 1823.

Em 1859 quando Dom Pedro II visitou o Forte, o mesmo encontrava-se destruído e assim ficou ao longo dos tempos. Porém, em 1974 a Marinha do Brasil, proprietária do imóvel, começou a fazer reformas na edificação e hoje, em parceria com a Prefeitura de Itaparica, mantém o Memorial da Independência do Brasil que foi inaugurado em 7 de Janeiro de 2019.

independencia da bahia
Forte São Lourenço

Independência da Bahia – batalhas

 

Locais de Itaparica como a Ponte do Funil, o Largo da Quitanda, a Fonte da Bica, além das praias de Amoreiras e Mocambo foram palco das batalhas.

29 de Julho de 1822 – Batalha do Funil

independência da bahia
como foi a Batalha do Funil?

7-9 de Janeiro de 1823 – Batalha de Itaparica

Nesta data, os itaparicanos repeliram a esquadra portuguesa do Almirante João Félix Pereira de Campos que veio com 42 embarcações e muitos soldados. O Exército brasileiro teve apoio da população que lutou em diversos pontos do litoral. Assim, não podemos deixar de mencionar a  participação de Maria Felipa, filha de Itaparica. Bem como, segundo relatos, apoio divino através da Virgem da Piedade que se tornou a padroeira de Itaparica.

Portanto, no duelo entre portugueses e itaparicanos, o Brasil saiu vitorioso sob o comando de Antônio de Sousa Lima, nomeado por Labatu. Esta vitória valeu à vila de Itaparica o título de Intrépida (ou denodada) concedido pelo Imperador Pedro I.

Memorial da Independência do Brasil em Itaparica

 

No dia 7 de janeiro de 2019, foi inaugurado o Memorial da Independência do Brasil na Bahia, no Forte de São Lourenço, Ilha de Itaparica-BA, uma parceria entre a Base Naval de Aratu e Prefeitura Municipal de Itaparica.

Primeiro, fomos recebidos por um guia local que deu uma breve explicação sobre a edificação e a sua importância histórica. Depois, ficamos livres para conhecer o Memorial, bem como a sala sobre o desmagnetizador de navios .

O Forte abre das 14-18h todos os dias. É gratuito e vale ser visitado. Por isso, leve seus filhos para conhecer a história da Independência da Bahia.

Telefone: 71 3631-2362

independência da bahia
sala do Memorial da Independência do Brasil

 

independência da bahia
carro do desfile do 7 de Janeiro em Itaparica e meus primos de 8 anos

2 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome

3,553FansLike
688SeguidoresSiga-me
526SeguidoresSiga-me
115InscritosInscreva-se

MAIS VISTOS

Dunas do Velho Chico, uma praia em Casa Nova Bahia

Dunas do Velho Chico fica na cidade de Casa Nova, região do Vale do Rio São Francisco, na Bahia. Anteriormente, a cidade de Casa...

Praia das Neves em Ilha de Maré – venha conhecer!

A Praia das Neves em Ilha de Maré é uma boa opção para quem quer passar o dia numa praia com águas claríssima e...

Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião

Boipeba é um dos paraísos baianos mais cobiçados do Brasil, mas muitos desistem de colocar no roteiro pois acham complicado o trajeto até lá....

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é...


ROTEIROS DE CARRO

Roteiro Ilha de Itaparica na Bahia – 4 dias

Agora sim! Depois de apresentar cada lugarzinho lindo da Ilha, vamos ao nosso roteiro pela Ilha de Itaparica. Mas lembre-se que não é necessário...

Itaparica na Bahia – atrativos culturais e naturais

A Ilha de Itaparica na Bahia, fica pertinho de Salvador e é famosa por suas belezas histórica e natural.  Além disso, é possível fazer...

Roteiro alternativo pelo Vale do São Francisco: praia, lago, uvas e bode!

Se você deseja muito conhecer o Vale do São Francisco e aproveitar o melhor que a região oferece e gastar pouco, este post é...

Aracaju – O que fazer em 2 dias

Aracaju tem a fama de possui a orla mais bonita do Brasil, a orla de Atalaia. E não  é propaganda enganosa não. De fato,...